Informações
INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA
CURSOS DE EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO - IEA
Título: Turismo Rural: Estratégias de Desenvolvimento
Objetivos:
A Organização Mundial do Turismo estima que o Turismo Rural é um segmento turístico com grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para este segmento. A mesma fonte ainda, indica que o turismo rural apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%, o que denota uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados. No Brasil, detecta-se um percentual muito maior de crescimento, tanto no número de empreendimentos quanto ao de consumidores, e também prevê-se, que o número de produtos ofertados aos turistas aumentará notadamente, nos próximos anos e em destinos ainda não reconhecidos. Atualmente, a realidade do Turismo Rural no Brasil nos aponta que o segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo uma vez que além de valorizar os produtos e serviços rurais, agrega importância à economia regional pelo estabelecimento de micros e pequenos negócios; diversifica a oferta turística; gera novas oportunidades de trabalho e agrega valor ao produto primário por meio da verticalização da produção, além de possibilitar um crescimento social pelas propostas de capacitação profissional para empresários e comunidade. Diante deste universo apresentado, é fundamental o estímulo ao setor, através de mecanismos eficazes para o fortalecimento e desenvolvimento da atividade. Reconhecendo tal realidade o Curso Turismo Rural: Estratégias de Desenvolvimento surge como atividade pertinente graças a seu diferencial fundamental para formação de profissionais, diferencialmente aptos ao reconhecimento dos elementos ambientais culturais, sociais políticos entre outros, graças a distintas linhas de pensamento e áreas de formação apresentadas nas disciplinas ofertadas, o que potencializará uma interpretação sistêmica da realidade, elemento diferencial da condução da atividade. Graças a este diferencial proposto, o profissional estará apto: investigar fatos e dados, produzir resultados pertinentes ao mercado do turismo rural; lidar com situações novas, desconhecidas e inesperadas; avaliar criticamente padrões e práticas vigentes na atividade ; elaborar projetos na área de turismo no espaço rural; reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
Avenida Miguel Stéfano, 3.900 -04301-903 -São Paulo/SP -Fone: (11) 5067-0000 Fax: (11) 5073-4062 -Home Page: http://www.iea.sp.gov.br -e-mail: iea@iea.sp.gov.br
INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA
Datas: 09 e 15 agosto (das 9 às 13 horas)
Carga horária: 8 horas Público-Alvo: Este curso destina-se à graduandos e graduados de qualquer área; também a profissionais que atuem ou desejem ingressar no segmento de Turismo no ambiente rural. Pré-requisitos: Idade: A partir de 18 anos Escolaridade: Ensino Médio completo
Esse curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
-Criar modelos de desenvolvimento e gestão do turismo em ambiente rural, por meio da interpretação do espaço rural e da articulação dos processos turísticos a fim de oferecer produtos viáveis e sustentáveis que propiciem vivências.
-Está organizado com base nas etapas do processo de desenvolvimento e gestão do turismo em ambiente rural, envolvendo as seguintes ações:
-Reconhecer a ruralidade como elemento constitutivo do produto turístico, identificando, analisando e implementando o seu potencial, a fim de conceber produtos coerentes, com identidade.
-Gerir o produto turístico rural, articulando as práticas gerenciais próprias do segmento a fim de potencializar sua funcionalidade.
Tópicos do programa:
-Conceitos fundamentais -Interpretação do ambiente rural: ambiental social, econômico e
político -Concepção de produtos turísticos rurais -Gestão de produtos turísticos rurais -Marketing e Comercialização no turismo rural
Professora : Andreia Roque
Professora, Doutoranda na área de Turismo e Meio Ambiente. Preside a ONG -Instituto de Desenvolvimento do Turismo, objetivando interligar ações empresariais embasadas em construções sociais. Sócia da Operadora Brasil Rural. Concebeu desde sua formação, roteiros diferenciados de turismo de experiência rural, natural, equestre e cultural.
Avenida Miguel Stéfano, 3.900 -04301-903 -São Paulo/SP -Fone: (11) 5067-0000 Fax: (11) 5073-4062 -Home Page: http://www.iea.sp.gov.br -e-mail: iea@iea.sp.gov.br
INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA
Número de vagas: 25 Certificação: pelo Instituto de Economia Agrícola-APTA (Agência de Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Taxa de inscrição: R$ 360,00 Inscrições: Até o dia 03 de agosto
Informações:
Instituto de Economia Agrícola -IEA Cursos de Extensão e Atualização - Pesquisadora Dra. Geni Satiko SatoAv. Miguel Estefano 3900, Água Funda, São Paulo-SP +55 (11) 5067 0466/0460/ 0455/ 0526 -Fax: +55 (11) 5073 4062 E-mail: sato@iea.sp.gov.br Site: www.iea.sp.gov.br
O curso será realizado com mínimo de 10 alunos. Na ocorrência de não realização, será prorrogada a data ou a devolução de 100% do pagamento.
No caso de desistência, até 15 dias antes do início do curso, será cobrada taxa de 10% do valor do curso. Após esta data, será cobrado 50% do valor do curso.
Avenida Miguel Stéfano, 3.900 -04301-903 -São Paulo/SP -Fone: (11) 5067-0000 Fax: (11) 5073-4062 -Home Page: http://www.iea.sp.gov.br -e-mail: iea@iea.sp.gov.br
Data
09/08/2012 a 15/08/2012
Organização
INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA
Endereço
São Paulo - SP
Website
www.iea.sp.gov.br
|