dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Workshop sobre Controle Pleno da Qualidade do Biodiesel e da Mistura com Diesel

Informações

Inscrições abertas para workshop sobre qualidade no biodiesel


Evento acontece na Embrapa Agroenergia, em 8 de agosto


Biodiesel de qualidade depende não só das usinas. Cuidados com o transporte e o armazenamento são também fundamentais para que o consumidor receba um produto de qualidade. A informação é do pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Bill Jorge Costa, que fará uma apresentação sobre a experiência da organização com o monitoramento desse biocombustível, no Workshop sobre Controle Pleno da Qualidade do Biodiesel e da Mistura com Diesel. Na palestra que fará no workshop, Costa apresentará dados gerados no trabalho que o Tecpar desenvolve desde 2008 com biocombustíveis. Promovido pela Embrapa Agroenergia, o evento acontece em 8 de agosto, na sede do centro de pesquisa, em Brasília/DF.
Atualmente, todo o óleo diesel vendido nos postos de combustíveis brasileiros contém 5% de biodiesel (B5). Em Curitiba (PR), desde 2009, parte da frota de ônibus circula com o B100, ou seja, utiliza apenas o biodiesel como combustível. O Tecpar participa desse projeto, monitorando a qualidade do biodiesel usado pelos ônibus. Costa conta que, nesse trabalho, o Instituto verificou que o produto saía das usinas de acordo as especificações de qualidade, mas, num segundo momento, começava a apresentar não-conformidades como contaminação e teor de água fora do estabelecido. Os técnicos do centro verificaram, então, que o problema decorria da manutenção e manuseio dos tanques de armazenamento das empresas de ônibus. Um treinamento oferecido para os operadores resolveu a questão.
Além do pesquisador do Tecpar, o evento contará com apresentações de Rodrigo Rodrigues (Casa Civil), Vinícius Skrobot (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP), Donato Aranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio), Fátima Bento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eduardo Cavalcanti (Instituto Nacional de Tecnologia) e Gizelle Bedendo (Sinc do Brasil).
A programação completa está disponível no site da Embrapa Agroenergia (www.embrapa.br/cnpae). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de acordo com as instruções disponíveis na página.

Data
08/08/2012

Organização
Embrapa Agroenergia

Patrocinadores
Sinc do Brasil

Endereço
Brasília - DF

Contato
(61) 3448-1581

Email
sac.cnpae@embrapa.br

Website
www.embrapa.br/cnpae

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada