dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
I Workshop sobre Produção Sustentável de Alimentos

Informações

I Workshop sobre Produção Sustentável de Alimentos


Evento acontecerá Universidade Federal do Piauí, no Campus da cidade de Parnaíba, de 18 a 20 de setembro


Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaíba, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, acontece o I Workshop sobre Produção Sustentável de Alimentos. O o objetivo do evento é gerar reflexões a respeito da sustentabilidade na produção de alimentos nacional, discussões sobre metodologias e rumos das pesquisas e a elaboração de projetos para subsidiar a promoção da agricultura no Brasil, além de ser importante iniciativa no intercâmbio interinstitucional e na formação de recursos humanos.


A demanda pela produção de alimentos é crescente, e paralelamente ao movimento de expansão agrícola no Brasil, existe a tendência mundial de se produzir alimentos de forma a minimizar as agressões ao meio ambiente, minimizar os impactos à biodiversidade, atender à equidade social, assegurar viabilidade econômica ou segurança e soberania alimentar. Para tanto, torna-se imprescindível avançar no desenvolvimento de sistemas de produção que visem à integração dos componentes ambiental e social, atendendo as premissas da sustentabilidade. O termo sustentável, embora largamente empregado nos últimos tempos, tem sido negligenciado pela comunidade acadêmica no que se refere à sua mensuração. O termo geralmente aparece como citação teórica, e muitas vezes é empregado erroneamente.


Existe também o apelo pelo mercado consumidor, que vem crescentemente exigindo produtos diferenciados, como os de origem orgânica, os produzidos com respeito ao bem estar animal e os provenientes de comércio justo. No entanto, a agricultura brasileira ainda continua sendo praticada e expandindo-se sobre áreas naturais sob o manejo intensivo de alto impacto, como por exemplo, na região Meio-Norte do Brasil, que é caracterizada por sua diversidade de ecossistemas.


Sistemas de produção inadequados podem causar grandes impactos ambientais negativos, a curto e a longo prazo. Por outro lado, estimular a maior consciência ambiental teria efeito positivo e imediato. O sucesso desta consciência levaria ao uso sustentável dos recursos naturais com consequência a longo prazo.


Para mais informações e inscrições, acesse o site da Embrapa Meio Norte: www.cpamn.embrapa.br.

Data
18/09/2013 a 20/09/2013

Endereço
Parnaíba - PI

Email
ivana.aragao@embrapa.br

Website
www.cpamn.embrapa.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada