dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
VI Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças

Informações

Brasil recebe simpósio internacional sobre sementes e mudas de hortaliças


O Brasil sedia, pela primeira vez, o VI Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças, considerado um dos mais importantes eventos com foco nessa temática. O simpósio, que ocorre a cada três anos, acontece no período de 01 a 05 de julho, em Brasília/DF, sendo que a escolha do País como sede nesta edição ocorreu durante o último evento, realizado na Espanha, em 2009.
O pesquisador Warley Nascimento, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, participa do evento desde 1995 e foi o proponente da candidatura. Ele avalia que a sua realização no Brasil proporciona ao setor mundial de produção de sementes olerícolas uma grande oportunidade para debater a produção de sementes de hortaliças em um ecossistema de clima tropical, quente e úmido - condição realçada pelo fato de o País ser líder mundial em agricultura tropical. Na opinião do pesquisador, num evento desse porte o País assume a responsabilidade de mostrar ao mundo como tem enfrentado desafios e superados problemas com a sua horticultura tropical.
"Trata-se do primeiro simpósio com essa característica promovido no Hemisfério Sul e representa uma rara chance de discutir esse tema a partir de nossas experiências de produção de sementes de hortaliças sob condições tropicais", enfatiza. E complementa: "Os participantes irão conhecer in loco o ecossistema do Cerrado brasileiro, principal fronteira agrícola no Brasil, durante as visitas técnicas a campos de produção de sementes, viveiro de mudas e a produtores rurais do Distrito Federal e do Entorno".


Temáticas
Melhoramento genético, fisiologia, genética e biotecnologia, produção e tecnologia de sementes, produção de mudas, produção orgânica de sementes e mudas, enxertia, estabelecimento em campo (medidas para evitar que as sementes sofram contaminação) e tecnologias integradas (robótica, mecanização, etc.) serão os temas abordados e sobre os quais serão apresentados trabalhos em forma de resumos e pôsteres.
Além da inscrição nos anais do simpósio, os trabalhos selecionados serão incluídos na revista Acta Horticulturae, editada pela ISHS (International Society for Horticultural Science), o que abre a oportunidade para os latino-americanos divulgarem seus trabalhos numa publicação de alcance internacional.
Além de pesquisadores brasileiros, professores estrangeiros endossam a lista de palestrantes confirmados, entre eles: Steven P. C. Groot, da Universidade de Wageningen (Holanda); Samuel Contreras, da Pontifícia Universidad Católica do Chile; Daniel J. Cantliffe, da Universidade da Florida (EUA); Zhilong Bie, da Huazhong Agricultural Uninversity (China) e; Mark Alan Bennett, da Ohio State University (EUA).


Alcance econômico
A importância de um evento desse porte no Brasil pode ser medida pelo fato de que a produção de hortaliças no País ocupa 800 mil hectares (oito bilhões de metros quadrados), e que movimenta cerca de R$ 20 bilhões/ano. O destaque também inclui a geração de empregos - constituindo o setor agrícola com maior número: quatro milhões de empregos diretos e aproximadamente 10 milhões indiretos, dentro da cadeia produtiva. Nesse contexto, apenas as sementes respondem por R$ 365 milhões/ano.
O coordenador Warley Nascimento ressalta a importância das parcerias para a consecução de um evento desse porte, e que possibilitaram a sua realização no Brasil, pela primeira vez desde sua criação. "Temos dividido os trabalhos referentes à organização do simpósio com parceiros como a Frente Parlamentar Mista em defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), capitaneada pelo deputado federal Junji Abe, a Universidade de Brasília, a Emater-DF, a ABH - Associação Brasileira de Horticultura, a Abrates - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, e a ABCSem - Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas".
O VI Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças será uma oportunidade de intercambiar conhecimentos, informações e tecnologias com pesquisadores e instituições do mundo inteiro para que se possa, conjuntamente, oferecer, cada vez mais, hortaliças em profusão, com alta qualidade e custos acessíveis à população.

Data
01/07/2012 a 05/07/2012

Endereço
Brasília - DF

Website
www.sest2012.com

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada