dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE)

Informações

Goiânia sediará, no período de 14 a 18 de setembro, o 25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE). São esperadas 2,5 mil pessoas, entre pesquisadores, professores e estudantes, para apresentar estudos sobre a convivência com insetos (nocivos e benéficos) nas áreas: vegetal, animal e humana. O evento é voltado à comunidade científica, mas, nesta edição, possui uma série de iniciativas envolvendo escolas de ensino fundamental e minicursos técnicos, destinados a um público mais amplo.


Com o tema "Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável", a programação do 25º CBE consta de apresentações, na forma de palestras, simpósios e mesas redondas, acerca das descobertas mais recentes para o manejo das principais pragas que atacam as lavouras, como a lagarta helicoverpa e a mosca- branca; em sanidade animal, abordando o controle de insetos de importância econômica, como carrapatos e a mosca do chifre; e, no campo da medicina, as medidas para lidar com vetores transmissores de doenças, como a malária, a dengue e Chagas, dentre outros.


Em relação aos minicursos, serão apresentados temas de importância, como por exemplo, técnicas de manejo de insetos prejudiciais à jardinagem, de macrofotografia de insetos e de controle de pragas urbanas, entre outros. Os interessados poderão se inscrever somente nesses minicursos, se desejarem.


Outra atividade que será conduzida no evento é a visitação gratuita para escolas de ensino fundamental a um espaço especial, o "Planeta inseto", coordenado pelo Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura de São Paulo. No local, haverá a exposição de exemplares vivos de insetos, onde serão mostradas como as lagartas do bicho-da-seda produzem linha, como se dá a produção de mel pelas abelhas e o "baratódromo", onde são realizadas corridas de baratas. Essa exposição voltada às escolas busca inspirar novos pesquisadores e informar ao publico estudantil sobre a importância dos insetos.


Durante o 25º CBE, acontecerá ainda, pela primeira vez, uma reunião da Seção Internacional da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), para o estabelecimento de parcerias junto à Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), que é a instituição organizadora do evento a ser realizado em Goiânia. De acordo com a presidente do 25º CBE, a pesquisadora da Embrapa, Eliane Quintela, esse encontro poderá trazer maior interação para o desenvolvimento de ações conjuntas de investigação científica e de proteção de produtos de origem animal e vegetal em âmbito nacional e internacional.        


Em relação à organização do Congresso de Entomologia em Goiânia, Eliane Quintela afirmou também que o evento é o segundo maior do gênero no mundo e contará com 170 palestrantes, sendo 30 deles de fora do país. "Trata-se de uma excelente oportunidade para o intercâmbio e atualização de conhecimentos. Além disso, buscamos construir um evento inovador, levando em conta os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos e demais interessados", disse Quintela.

Data
14/09/2014 a 18/09/2014

Horário
08h30 às 20h

Local
Centro de Convenções

Endereço
Goiânia - GO

Contato
(62) 3241-3939

Email
eventos.go4@wineventos.com.br

Website
www.cbe2014.com.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada