dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Bovinos  
Controle dos piolhos em bovinos
Embora não relacionados entre os principais ectoparasitas, os piolhos podem comprometer a saúde e o bem-estar dos animais, afetando também a produção
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Redação
01/09/2009

Embora não relacionados entre os principais ectoparasitas, os piolhos podem comprometer a saúde e o bem-estar dos animais, afetando também a produção. As infestações podem acarretar prejuízos, seja pela ação irritante, seja pela anemia.
 
Estudo da Embrapa Pecuária Sul, relaciona dois tipos desses insetos como problemas: o piolho mastigador, Damalinia bovis, e o piolho sugador, Linognathus vituli.
 
O primeiro encontra-se na superfície cutânea, especialmente do pescoço, cernelha e base da cauda. São vistos normalmente movimentando-se sobre o corpo dos bovinos. Já o Linognathus vituli aparece com maior frequência nas áreas protegidas da pele: parte lateral do pescoço, focinho, peito, dorso, cabeça e entre os membros.
 
Conforme a Embrapa Pecuária Sul, a ocorrência desses ectoparasitas restringe-se basicamente aos meses de inverno no Rio Grande do Sul, declinando consideravelmente a partir do início da primavera.
 
Para o controle do piolho mastigador (Damalinia bovis), recomenda-se no momento do banho dos animais para controle carrapaticida com piretróide um tratamento adicional à base de organofosforado mais piretróide "pour-on" e endectocida "pour-on". Isso se deve ao fato de que os piretróides não são piolhicidas por excelência.
 
Da mesma forma, naquelas propriedades que utilizam o Amitraz, o controle dos piolhos ocorrerá simultâneamente por ocasião dos banhos carrapaticidas. Os produtos à base de Amitraz têm ação nos piolhos sugador e mastigador.
 
Além disso, os endectocidas injetáveis são altamente eficazes no controle do piolho sugador e auxiliam no controle do piolho mastigador. Já com relação aos endectocidas "pour-on", esses são eficazes no controle do D. bovis e L. vituli.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária de Corte
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada