dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Paricarana  
Ocorrência da Paricarana em três municípios de Roraima e sua relação com as características do solo
Paricarana é adaptada a solos pobres em nutrientes, normalmente secos, de baixa fertilidade e com textura arenosa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Rosália Silva
06/09/2009

Dispersa pelo Brasil, a paricarana (Bowdichia virgilioides), também conhecida como sucupira-preta ou sucupira-do-cerrado, é uma espécie típica do cerrado. A madeira dessa árvore serve para a construção civil, carpintaria, laminados e móveis. Além de ser importante para os programas de reflorestamento e na recuperação de áreas degradadas, pois é considerada pioneira, seletiva xerófita, adaptada a solos secos, de baixa fertilidade e com textura arenosa.

Em estudo realizado pela Embrapa Roraima, em três municípios roraimenses, as análises químicas do solo, à semelhança do que se conhece para solo de cerrado, indicam que as áreas amostradas são de baixa fertilidade natural e elevada acidez. As características físicas do solo apontaram também a predominância de textura arenosa para Boa Vista e Bonfim e média para o Taiano.

De posse desses resultados, os pesquisadores certificaram-se da adaptação da paricarana a solos pobres em nutrientes. Consultada a literatura sobre o tema, verifica-se que em solos de melhor fertilidade ocorreu o menor número de espécies de árvores.

Como característica física em Roraima, a Embrapa mostra que a paricarana ocorre em áreas com 76% a 78% de areia; 67% a 90% de silte e 14% a 15% de argila para Boa Vista e Bonfim. Para Alto Alegre (Vila do Taiano), as áreas apresentaram menor teor de areia (62%) e maior de silte (11,7%) e argila (26,2%). 

O estudo faz parte do projeto Silvicultura, manejo e tecnologia de madeira para sistemas de produção de florestas plantadas em áreas alteradas na Amazônia. Desde 2006, a Embrapa Roraima desenvolve pesquisas sobre procedências da paricarana com vista à formação de uma coleção de matrizes selecionadas para a produção de sementes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Arbóreas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada