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Morango    
Nova embalagem para transporte de morangos aumenta competitividade no mercado
Desenvolvidas pela Sebrae, a nova embalagem segue os critérios de acondicionamento, transporte, rotulagem e cada produtor tem um selo de identificação padrão do produto
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Margareth Santos
24/09/2009

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) teve a ideia de tornar os produtores da Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo e Adjacências (Amorango), na região Serrana do Rio de Janeiro, mais competitivos no mercado. Para tal, associou-se à Embrapa Agroindústria de Alimentos e à Associação Brasileira de Embalagens (Abre) na criação de uma nova embalagem para transporte e comercialização de morangos.

— Realizamos pesquisa de avaliação para o desenvolvimento de embalagem e logomarca a fim de que a Amorango tivesse um produto diferenciado no mercado. Observando embalagens de produtos comercializados na América Latina, nos baseamos nesse padrão e desenvolvemos um produto viável e com custo acessível ao produtores — destaca a gestora de agronegócios Márcia Moreira.

As novas caixas irão aumentar o ganho dos produtores, que deixarão de perder preço nas vendas, em virtude das perdas provocadas pelas caixas de madeira, como abrasão, compressão e corte. São caixas de papelão específicas para os frutos e paletizáveis, ou seja, que podem ser empilhadas sem danificar os morangos. Isso contribuirá com a valorização regional dos produtos, tornando-os mais competitivos no ponto de venda.

Embalagem criada
para o melhor transporte
das frutas

— Uma empresa especializada na área foi contratada exclusivamente para criar as embalagens de transporte e comercialização do fruto, mediante estudo do que é funcional. Os produtores entraram com a contra-partida de 30%, o Sebrae custeou os outros 70% desse investimento, e o valor final foi dez por cento maior que o da embalagem anterior, onde não se tinham identificação e padronização — explica a gestora.

As novas embalagens seguem os critérios de acondicionamento, transporte e rotulagem, e cada produtor tem um selo de identificação padrão do seu produto. A produtividade e a rentabilidade aumentaram, com redução da perda e incentivo no crescimento. O projeto está sendo ampliado para a produção de caqui e a floricultura. O trabalho contou com o apoio técnico da Embrapa Agroindústria de Alimentos, coordenado pelo pesquisador Marcos José de Oliveira Fonseca, e a participação da Embrapa Agrobiologia.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Portal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
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tadeu dias bicalho
06/03/2012 - 11:54
acho que estou vendo um plagio da embalagem que coloque no mercado , qdo pesquizei que a dona de casa nao levava quatro cumbucas de um kgs aproximadamente para sua residencia por causa das embalagens de madeira , e mais diluimos o peso da embalagem plastica para quinhetas gramas aproximada assim e que comeþou as embalagens com padrao para o mercado e as embalagens com tampas tambem etc....

LUCIA MAAS
21/06/2013 - 23:56
Como consigi=o adquirir?

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2 comentários

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