dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    

No último artigo falamos sobre a saúde do solo e a sustentabilidade dos agroecossistemas, tema que dá título a essa coluna. Hoje vamos falar sobre os microrganismos do solo (bactérias, fungos, algas, líquens, vírus) e de sua importância para os sistemas agrícolas.

Uma frase famosa de Louis Pasteur diz que “a importância dos infinitamente pequenos é infinitamente grande”. Vejamos o exemplo da matéria orgânica, principal componente de fertilidade dos solos tropicais. Se considerarmos, por exemplo, que um solo de cerrado possui, em média, apenas 3% de matéria orgânica, somente 5% dessa já pequena quantidade é formada por seres vivos, sendo que, desse total, os microrganismos representam 70% (o restante é formado pelas raízes das plantas e pela macro, meso e micro fauna do solo: insetos, protozoários, etc). Ou seja, a parte viva e mais ativa da matéria orgânica do solo é constituída em sua maioria pelos microrganismos e são eles os responsáveis pelo funcionamento do solo. Sem a presença dessa parte viva, o solo seria simplesmente uma mistura de areia, silte e argila. O que faz o solo ser o solo propriamente dito é a vida que há nele.

Talvez esteja no reconhecimento crescente da importância dos microrganismos para o funcionamento dos agroecossistemas, a razão de a microbiologia do solo ter se desenvolvido tanto e tão rapidamente nos últimos anos. É enorme a lista de processos (ou serviços ambientais) em que os microrganismos do solo atuam. Alguns deles são tão importantes, que seria impossível pensar em vida no Planeta Terra caso eles não existissem. A própria formação do solo a partir das rochas é um processo que conta com a participação dos microrganismos. Da mesma forma, todos os processos de decomposição de resíduos orgânicos, que resultam na ciclagem dos nutrientes (ciclos biogeoquímicos) e na formação da matéria orgânica com conseqüente sequestro de carbono também são mediados por microrganismos. Somem-se a estes a biorremediação de poluentes, a degradação de agrotóxicos, a formação das associações micorrizicas entre fungos e plantas e a fixação biológica do nitrogênio (FBN) por bactérias, entre outros. 

Valorar esses serviços ambientais é praticamente impossível. Mas em alguns casos podemos fazer algumas inferências e a partir daí ter uma dimensão mais clara da importância dos processos microbiológicos para a sustentabilidade dos agroecossistemas. A FBN é um bom exemplo, justamente por ser possível de mensuração em cifras. Bactérias coletivamente chamadas de rizobio, ao fixarem biologicamente o nitrogênio, retiram esse elemento da atmosfera transferindo-o para plantas leguminosas como o feijão, a ervilha e, principalmente, a soja, dispensando assim a necessidade do uso de adubos nitrogenados. Apenas no caso da soja, a economia anual, no Brasil, gerada pelo processo de FBN, é da ordem de US$ 6,0 bilhões. O processo de inoculação com rizóbios serve para economizar os recursos que deveriam ser utilizados para a compra de adubos nitrogenados. Sem o rizóbio, a soja brasileira, toda ela cultivada com inoculação, teria seu custo de produção muito elevado, afetando sua competitividade no mercado mundial. Note que não é considerado nesse cálculo o fato de que o uso do rizóbio, diferentemente do uso do adubo nitrogenado, não causa nenhum tipo de poluição ambiental!!

Este é apenas um exemplo do que a microbiologia é capaz. Muito pouco, todavia, se sabe sobre a relação dos microrganismos e da micro, meso e macrofauna do solo com os sistemas produtivos. Para se ter uma idéia, estima-se que menos de 10% da vida existente no solo seja conhecida. Isso para não falar do desconhecimento do que essa vida já identificada é capaz de fazer. Trata-se, de fato, de um universo paralelo. Um único grama de solo possui mais de 10 mil espécies diferentes de microrganismos, cerca de 1 bilhão de bactérias, 1 milhão de actinomicetos e 100 mil fungos. Por essa razão, não é exagero enxergar o solo como um verdadeiro supermercado de genes.

A participação dos microrganismos em todos os processos citados anteriormente justifica a inclusão de indicadores microbiológicos, ou bioindicadores, nos estudos que avaliam a qualidade/saúde do solo, assim como, a necessidade de pesquisas visando selecionar quais destes bioindicadores seriam os mais apropriados para este fim. Como o estabelecimento de diferentes agroecossistemas influencia diretamente a biota do solo e os processos realizados por ela, o uso de indicadores microbiológicos emerge como um componente importante dos estudos envolvendo a avaliação da qualidade/saúde dos solos agrícolas. Vale destacar sua sensibilidade para detectar, em etapa anterior em comparação a outros atributos físicos e químicos, alterações que ocorrem nesse ambiente em função do seu uso e manejo, seja ele mantenedor, melhorador ou degradador da qualidade.

O uso dos microrganismos como biondicadores para avaliar a qualidade dos nossos solos agrícolas será o próximo tema dessa coluna.

Artigo originalmente publicado em 14/01/2010

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
dara julia
07/11/2011 - 17:06
nossa gostei d+ de seu rabalho pois me ajudou em um trabalho e me ajudou a entender quem participa dos proesos da compostagem !

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Saúde do Solo e Sustentabilidade - Artigos já Publicados

Microrganismos e seu uso como bioindicadores em sistemas de Plantio Direto e convencional - Parte I
29/10/2013

Microbiologia e qualidade do solo em sistemas de cultivo orgânico
02/07/2013

Reinoculação e adubação nitrogenada na soja: dois temas recorrentes
09/04/2012

Fixação biológica de nitrogênio na soja: bom para a qualidade do solo, para o bolso do agricultor e para o Brasil
08/11/2010

A diversidade microbiana e a qualidade dos solos agrícolas
05/10/2010

É possível quantificar a qualidade do solo?
25/08/2010

Microrganismos do solo e sustentabilidade agrícola
08/07/2010

Microrganismos e seu uso como bioindicadores em sistemas de Plantio Direto e convencional - Parte II
09/04/2010

O uso dos microorganismos como bioindicadores para avaliar qualidade dos solos agrícolas
10/02/2010

A saúde do solo e a sustentabilidade dos agroecossistemas
17/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada