dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Trigo  
Nova variedade de trigo com surpreendente desempenho agronômico
A IPR 144, com potencial produtivo de até cinco toneladas por hectare, fica pronta para colheita em 113 dias
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Margareth Santos
25/01/2010

Nova cultivar de trigo chega para melhorar o uso industrial e atender às exigências do mercado atual de farinhas. Lançada pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em parceria com a Fundação Meridional, a IPR 144 tem boas características agronômicas, elevada produtividade, ciclo precoce e moderada resistência às principais doenças da cultura, é o que afirma o pesquisador Luiz Alberto Campos.

— Nos últimos três anos de teste, em diferentes locais de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a cultivar mostrou os melhores rendimentos de grãos e apresentou uma excelente performance. Vale lembrar que as variedades respondem conforme o ambiente, sendo influenciadas pelo clima, irrigação, adubação, época de semeadura, ou seja, diversos fatores interferem nas produtividades — revela.

 A variedade de
 trigo tem grãos
 tipo duro e boa
 força de glúten

Segundo Campos, a IPR 144 tem porte baixo e demonstra moderada resistência a doenças como ferrugem da folha, oídio e manchas foliares, além de boa tolerância ao brusone. Ela fica pronta para colheita em cerca de 113 dias e o potencial produtivo pode chegar a cinco toneladas por hectare, nas melhores condições de plantio. No entanto, necessita de especial atenção devido à suscetibilidade à giberela, moléstia de difícil controle químico e genético.

— A IPR 144 é indicada para solos de média e alta fertilidade, deve ser cultiva em solos com saturação de alumínio inferior a 20% e com densidade de semeadura em torno de 300 a 350 sementes por metro quadrado. E, como toda variedade, necessita fazer tratamento das sementes, na pré-semeadura, para controle do percevejo de barriga verde, praga que ataca soja, milho e trigo — alerta o pesquisador.

 A nova cultivar é
 apropriada para
 a indústria 
 panificadora

 

A nova cultivar de trigo tem excelente qualidade panificadora, com valores médios de força de glúten (valor de W) próximos de 287. Hoje, o trigo é classificado em três classes: melhorador, com força acima de 300; pão, de 180 a 300; brando, destinado a biscoitos, até 180. Em alguns ambientes, a variedade pode se aproximar do trigo melhorador, apresentado a mesma qualidade dos importados.

— Essa variedade, que vem chamando a atenção dos agricultores, pode ser cultivada nas regiões um, dois e três do Paraná, regiões dois e três de São Paulo e região três do Mato Grosso do Sul. Para a próxima safra, o produtor já poderá encontrar a IPR 144 no mercado – comenta.

"A IPR 144 foi mais
 produtiva do que
 outras  cultivares,
 nas últimas safras"

 Luiz Alberto Campos,
 do IAPAR

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada