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Segurança em Operações com Maquinário  
Influência da Pressão de Inflação dos Pneus no Desempenho do trator
A pressão de inflação tem relação direta na Eficiência Trativa, bem como na compactação do solo
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Leonardo de Almeida Monteiro
24/02/2010

A seleção correta da pressão de inflação dos pneus é um fator decisivo no desempenho do trator agrícola, estudos realizados pelo NEMPA – Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agroflorestais, mostraram que a pressão de inflação tem relação direta na Eficiência Trativa, bem como na compactação do solo, além de reduzir o consumo de combustível e aumentar a força de tração do trator.

As Figuras 1, 2 e 3  mostram o consumo especifico de combustível em função da pressão de inflação nos pneus BPAF, Radial e Diagonal.


Como selecionar a pressão do pneu

 

Para seleção correta da pressão de inflação dos pneus devem ser seguidos os seguintes passos:

1) Obtenha a carga estática (peso) nos eixos frontal e traseiro do trator. Os catálogos de alguns fabricantes de tratores fornecem esses valores. A pesagem dos eixos dianteiros e traseiros, separadamente, fornece valores precisos.

2) Determine as cargas dinâmicas (pesos) mais prováveis que irão incidir nos rodados em função da transferência de peso do eixo frontal para o eixo traseiro, devido à ação da força de tração ou peso do equipamento no sistema de engate de 3 pontos do trator.

Obs: Caso não se consiga os valores para esses cálculos, adotar os valores de referência para a distribuição de cargas nos eixos do trator conforme a Tabela 1.

Tabela 1: Valores de referência para distribuição de cargas nos eixos do trator


Precauções importantes

1) Utilize sempre os pneus radiais com as menores pressões de inflação correspondentes às cargas no eixo recomendados pelo fabricante do pneu. Quando inflado corretamente, o flanco do pneu ficará visivelmente deformado, apresentando “bochechas” laterais conforme Figura 4, Isso é perfeitamente normal para pneus radiais. 

 

Figura 4– Bochechas formadas pela baixa/correta pressão de inflação

2) Para equipamentos montados no sistema de engate de 3 pontos do trator, a carga no eixo traseiro deve ser obtida com o equipamento totalmente levantado e, a carga no eixo dianteiro, com o equipamento abaixado no solo.
 


3) Verifique a pressão de inflação logo pela manhã, antes de iniciar os trabalhos de campo ou movimentar o trator. Isso deveria ser uma rotina diária, tal como verificar os níveis de água do radiador, de combustível e de óleo lubrificante do motor. Pelo menos uma vez por semana regule a pressão dos pneus do trator.

4) Para verificar a pressão dos pneus do trator utilize medidores de pressão precisos, preferivelmente com valores até 200 kPa (30 psi).

Figura 7 – Verificação da Pressão do Pneu

5) Os pneus radiais devem ser montados, preferencialmente sem câmaras de ar. Porém se estas forem utilizadas, devem ser de borracha natural.

6) Não utilize os pneus radiais com pressões acima do recomendado. Você estará perdendo tempo e dinheiro e a vida dos pneus não será maior.

7) Se o trator estiver equipado com pneus diagonais não utilize esse procedimento. Esses pneus requerem pressões bem maiores do que os radiais. Pneus diagonais com baixas pressões (pressões abaixo das recomendadas pelo fabricante do pneu), poderão sofrer sérios danos e diminuição na vida útil.

8) Caso seja necessário o uso de lastros, prefira os lastros sólidos (pesos) e, caso necessite usar lastro líquido, procure preencher todos os pneus com o mesmo nível de líquido.

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