dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Aplicação de amicarbazone para controle eficiente da Brachiaria decumbens
Pesquisas demonstram que este produto é totalmente eficaz a diferentes espécies de plantas daninhas em concentrações baixas disponíveis no solo para as plantas.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Arysta
13/04/2010

Conhecida de longa data pelos produtores de cana, a Brachiaria decumbens dificulta o bom desenvolvimento do canavial, atrasando o seu crescimento e até comprometendo a produção. Ela é perene, vigorosa e agressiva, com crescimento que pode alcançar um metro de altura. As plantas produzem grande número de colmos semi-decumbentes com nós radicantes, de onde brotam touceiras que encobrem a superfície do solo.

Outra característica da B. decumbens: não é alvo preferencial das formigas cortadeiras de folhas, além de ser tolerante a fogo e sombreamento. Seu alto poder de resistência também se deve à capacidade de suportar períodos sem água e em regiões com temperaturas elevadas, como as de clima tropical, embora não se adapte bem a solos mal drenados. Por sua alta adaptabilidade, esta é a espécie mais comum de todas as Brachiarias, sendo encontrada em todas as regiões brasileiras.

No que diz respeito, especificamente, ao controle de Brachiaria decumbens e de outros tipos de espécies de capim Brachiaria – como brizantha, humidicola, entre outras –, existem diferentes períodos críticos de controle que, se não respeitados, poderão iniciar uma competição com a cana-de-açúcar e, consequentemente, apresentar perdas de produtividade devido à interferência destas espécies de plantas daninhas com cultura em questão.

Primeiramente, há estudos que mostram a total relação entre período crítico de controle e o espaçamento da cultura adotada. Os resultados desses trabalhos demonstram que o momento crucial para controle da Brachiaria decumbens, associado a outras espécies, é compreendido entre 74 e 127 dias (Kuva, 1995), para espaçamento de 1,35m entre sulcos em cana planta, em ensaio realizado na região de São João da Boa Vista (SP). Entretanto, este valor pode ser totalmente modificado quando se trabalha em sistemas em que são adotados espaçamentos que variam de 1,40m e 1,50m, este último mais comum na região Centro Sul do Brasil.

Um dos caminhos possíveis para um melhor controle é o pré-plantio incorporado (PPI), técnica que permite diminuir o banco de sementes de B. decumbens no preparo do solo. O objetivo é aumentar a eficácia do tratamento herbicida que será adotado posteriormente no manejo em pós-plantio, em que é possível trabalhar com inúmeras moléculas isoladas ou em associações, verificando a relação dose, textura de solo e clima (precipitação).

Neste sentido, a Arysta LifeScience vem desenvolvendo este posicionamento em aplicações PPI com o herbicida amicarbazone, buscando um efeito agregado aos tratamentos posteriores em pós-plantio.

Um outro ponto a ser destacado nesta batalha é o benefício que a colheita mecanizada pode trazer ao controle de plantas daninhas em cana soca, pois não exige a queimada da palha. Embora parte da Brachiaria consiga crescer por meio da palha, a praga encontra mais dificuldade nessas condições. Mesmo com o efeito herbicida proporcionado pela palha, a adoção do uso de herbicidas sobre áreas colhidas mecanicamente é indispensável para se obter a eficácia máxima desejada. Vale lembrar que, mesmo com grandes quantidades de palha depositada por hectare, é indispensável o uso de herbicidas de alta performance, capazes de se manter estáveis sobre a palha nos períodos secos e com grande potencial de atravessá-la com pequenas quantidades de precipitação. E, claro, possuir ação de controle tanto em espécies de Brachiarias como também em espécies de plantas daninhas de folhas largas (ipomeas e merremias), que estão conjuntamente presentes em áreas de altas infestações de Brachiarias.

Com o objetivo de oferecer soluções que possibilitem maior rentabilidade e contribuam com o aumento da vida útil das plantações, a Arysta LifeScience desenvolveu o amicarbazone (Dinamic®), um produto inovador que compõe a extensa linha de herbicidas da empresa. Destinado ao combate de plantas daninhas da cana planta, cana soca queimada e cana soca crua, Dinamic apresenta excelentes resultados quando aplicado em qualquer estação do ano, com destaque no manejo em época de seca. O produto apresenta o maior residual comprovado do mercado, pois permanece ativo no solo por mais tempo e reduz o custo por dia de tratamento.

A amicarbazone (Dinamic®) pode ser uma grande ferramenta para obtenção de controle em capim Brachiaria , agregando também, com total garantia de eficácia, o controle de espécies específicas e em constante presença após o advento da colheita mecanizada, como as Ipomeas, Merremias e outras espécies de dicotiledôneas (mamona, mucuna e melão de São Caetano), em fase de desenvolvimento.

Além disso, inúmeras outras moléculas podem encaixar-se no manejo de capim Brachiaria e outras ervas – entre elas, destacam-se o hexazinone + diuron (DIZONE®), tebutiuron (LAVA®), ametrina, entre outras. Com o complexo de ervas que se encontram associadas ao capim Brachiaria nos sistemas de produção de cana-de-açúcar, se torna indispensável o uso de moléculas com maior nível tecnológico e totalmente adaptada às aplicações em todas as épocas de manejo – semi-seca, seca, semi-úmida e úmida. Essas moléculas devem ser providas de características de alta performance (residual) e seletividade à cultura em pós-emergência, pois, o excesso de chuva prejudica a entrada dos maquinários para realização da aplicação em pré-emergência.

Pesquisas evidenciam ainda a eficácia da molécula amicarbazone (Dinamic®) para o controle de diversas outras variedades de Brachiaria, com 100% de controle no uso do produto em doses convencionais. Os prejuízos causados aos produtores por essas outras variedades da Brachiaria assemelham-se aos da Brachiaria decumbens.

Além disso, o conceito da Redução Gradativa de Dose (RGD) pode e vem sendo adotado por nossos clientes, onde recomendamos o uso de Dinamic® isolado e reduzindo gradativamente as doses com o excesso de chuva, considerando a maior velocidade de fechamento da cultura e timing de aplicação na época úmida. Ressalta-se que, muitos herbicidas quando são deduzidas suas doses, podem não obter o controle eficaz e induzir a resistência das espécies de plantas daninhas.

No caso do amicarbazone, trabalhos realizados por instituições de pesquisa como Faculdade de Ciências Agrárias da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), demonstram que este produto é totalmente eficaz a diferentes espécies de plantas daninhas em concentrações baixas disponíveis no solo para as plantas. Com isso, a implantação do conceito RGD pode ser utilizada com tota

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
WELERSON ROMANIELLO
04/02/2016 - 19:49
Materia de muito boa qualidade. Pergunto ao autor se seria viavel aplicar o Dinamic para combater a brachiaria nas ruas e debaixo dos pés de minha plantação de Urucum

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Sanidade Vegetal - Artigos já Publicados

Fernanda Cristina Juliatti
Mofo branco em soja: danos causados e alternativas para o manejo da doença
07/05/2012

BASF
Multiplicando grãos dourados
26/01/2012

Ihara
Controle da mancha de ramulária (Ramularia areola) do algodoeiro
19/01/2012

Bayer CropScience
Período de estiagem: alerta para a infestação de ácaros nas lavouras de soja
12/01/2012

Bayer CropScience
Novos desafios para o manejo de lagartas na cultura de soja
15/12/2011

Ihara
Mofo Branco: plantio de soja merece atenção ao avanço do patógeno
08/12/2011

BASF
Agricultura 2.0
10/11/2011

Bayer CropScience
Umidade e temperaturas baixas: sinal de alerta para o produtor de batatas
18/10/2011

IHARA
Utilização de maturadores na cultura da cana-de-açúcar em final de ciclo
11/10/2011

Ihara
Desequilíbrio de ácaros do cafeeiro
22/09/2011

BASF
Quebra de dormência em macieira
15/09/2011

Bayer CropScience
Efeito ‘Força Anti-Stress’ na safra verão
25/08/2011

IHARA
Spodoptera no tomate industrial
16/08/2011

BASF
Manejo de doenças do trigo e lançamentos BASF
28/07/2011

Ihara
Patógenos: um desafio à qualidade sanitária da semente
21/07/2011

Bayer CropScience
Nematóides no milho safrinha
14/07/2011

Bayer CropScience
Trigo com produtividade e qualidade
09/06/2011

AgroPlan-UFV
Controle alternativo de pulgões
07/06/2011

Bayer CropScience
Controle do greening: manejos regional e local
17/05/2011

BASF
Inovações tecnológicas: Sistema de Produção Clearfield ® Arroz
12/05/2011

Bayer CropScience
Citricultura: controle do ácaro da falsa ferrugem
05/04/2011

BASF
Produtos biológicos complementam o manejo de pragas e doenças
25/03/2011

AgroPlan-UFV
Reforma no Código Florestal ameaça nossas florestas
10/03/2011

Bayer CropScience
Manejo de lagartas na cultura da soja
03/03/2011

BASF
Mercado legal de sementes é aliado para aumento de produtividade
17/02/2011

BAYER
Manejo de doenças na cultura da soja
27/01/2011

AgroPlan - UFV
Controle de pragas com biopesticidas
27/12/2010

Syngenta
Cana alimenta o modelo energético do futuro
23/12/2010

BASF
Barter garante tranquilidade para o cafeicultor
21/12/2010

Bayer CropScience
Manejo e controle de cigarrinhas das raízes na cana-de-açúcar
20/12/2010

Basf
Tratamento industrial de sementes
17/11/2010

Bayer CropScience
Manejo de doenças no milho
16/11/2010

Basf
Setor sucroenergético se mobiliza em prol da sustentabilidade
20/10/2010

Bayer CropScience
Nematóide em soja
15/10/2010

Bayer CropScience
Controle da cochonilha-da-roseta no café Conilon
29/09/2010

Bayer CropScience
Manejo de doenças em cereais de inverno
13/09/2010

Syngenta
Pulgão provoca alerta nas lavouras de milho no planalto do Parecis
04/08/2010

Bayer CropScience
Plantas daninhas resistentes no Brasil
02/08/2010

Bayer CropScience
Manejo de plantas daninhas na cultura do milho
09/07/2010

Syngenta
A agricultura e as mudanças climáticas
05/07/2010

Bayer CropScience
Manejo de plantas daninhas no sistema inverno/verão
30/06/2010

Arysta
Clima chuvoso e quente favorece surgimento de Greening nos pomares paulistas
10/06/2010

Bayer CropScience
Controle de requeima na cultura tomateira
04/06/2010

Syngenta
Para uma safra mais produtiva
25/05/2010

Bayer CropScience
Requeima (Phytophthora infestans) em batata e tomate
20/05/2010

Bayer CropScience
O uso de maturadores na cultura do café
20/04/2010

Syngenta
Percevejo ataca o milho no Sul de Minas Gerais
09/04/2010

Syngenta
Pulgão provoca alerta nas lavouras de milho no Planalto do Parecis
25/03/2010

Basf
Uso de fungicidas em arroz irrigado
18/03/2010

Bayer Cropscience
Manejo de Lagartas na Cultura da Soja
12/03/2010

Milenia Agrociências
Manejo correto pode reduzir os custos dos defensivos no plantio da soja em até 35%
05/03/2010

Arysta LifeScience
Alternativas à resistência de plantas daninhas a herbicidas
02/03/2010

Basf
Aplicações de Cabrio Top® e o aumento da concentração da arginina e do nitrogênio na videira
19/02/2010

Bayer CropScience
Florescimento deve trazer prejuízos para a cana-de-açúcar na safra 2010/2011
05/02/2010

Arysta LifeScience
Chuvas demandam aplicação mais efetiva de defensivos nas lavouras de hortaliças
27/01/2010

Milenia Agrociências
Peculiaridades da agricultura brasileira desafiam empresas de agroquímicos
25/01/2010

Basf
Requeima e Pinta Preta são batatas quentes na mão do produtor
21/01/2010

Bayer CropScience
Brasil pode sofrer forte epidemia da ferrugem da soja
21/12/2009

Basf
Yield Max e as aplicações de defensivos na soja
21/12/2009

Syngenta
Diagnóstico e soluções para a cercosporiose do milho
08/12/2009

Basf
Serviço Digilab dá suporte ao produtor e ambiente
17/11/2009

Milenia Agrociências
Sistema de trocas beneficia produtor
11/11/2009

Bayer CropScience
Manejo de buva resistente
05/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada