dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sistemas Sustentáveis de Produção  
Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
A ILPF, associada ao SPD está proporcionado uma nova revolução na nossa agricultura, a "revolução azul", que pode ser atestada pelos benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados no campo.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ronaldo Trecenti
11/05/2010

O Brasil deu um grande salto na produção agropecuária, especialmente na produção de alimentos, entre a década de 1960, quando era grande importador, e o final da década de 1990, quando assumiu posição de destaque na exportação, graças à expansão da área cultivada e, principalmente, devido ao crescimento da produtividade.

Esta “revolução silenciosa no campo” não ocorreu por acaso. Ela foi alicerçada na geração de conhecimento para desenvolver o cultivo de alimentos em condições de clima tropical, a chamada Agricultura Tropical, através de significativos investimentos em ciência e tecnologia, principalmente com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o aperfeiçoamento do seu corpo de pesquisadores, por meio de pós-graduações, no exterior, o aperfeiçoamento dos professores dos cursos de Ciências Agrárias (Agronomia, Veterinária e Zootecnia) e a ampliação do número de universidades.

Outro pilar da revolução foi a criação das empresas estaduais de pesquisa e o fortalecimento da empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ematers), a quem coube a nobre tarefa de transferir as novas tecnologias geradas pela pesquisa, para os produtores rurais.

A geração e transferência de tecnologias como a correção e fertilização dos solos ácidos do Brasil Central e o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas à região tropical, aliados aos programas de incentivo à colonização do Cerrado, em especial o Programa de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER), coordenado pela Companhia de Promoção Agrícola (CAMPO), com apoio dos governos brasileiro e japonês e ao espírito desbravador dos nossos produtores, especialmente da região Sul do país, constituíram-se na mola propulsora que desencadeou o processo de transformação do Cerrado, “uma terra de fazer longe”, como diz o nosso querido Ex-ministro da Agricultura e baluarte desta façanha, Alysson Paolinelli, no celeiro do país e detentora da atual e futura responsabilidade de ajudar a alimentar os 9 bilhões de pessoas, que deverão habitar a terra, no ano 2050. 

Uma tecnologia que também deu, está dando e dará grande contribuição para o aumento da produtividade no campo é o sistema plantio direto (SPD), que se baseia no plantio sobre os resíduos vegetais da cultura anterior, sem o preparo do solo e teve a sua origem no ceio de produtores rurais do estado do Paraná, que viam a erosão causada pelas chuvas torrenciais de verão sangrar como artérias rompidas, aniquilando todos os seus esforços e as sua receitas e arrastando o seu maior patrimônio, o solo, para os rios e represas, inviabilizando a atividade.

Até então a nossa agricultura se baseava em práticas de manejo do solo, como aração e gradagem, desenvolvidas em países de clima temperado do hemisfério norte e trazidas com os nossos imigrantes vindos, principalmente, dos continentes europeu e asiático.

O SPD estancou a sangria do solo, trouxe economia para os produtores com a redução do uso de máquinas para o seu preparo do solo, deu a agilidade para a operação de plantio, permitindo a semeadura na época recomendada pela pesquisa, possibilitando a expressão do potencial genético das culturas e resultando no aumento da produtividade e da competitividade.

Também proporcionou a proteção da terra contra as intempéries (chuvas torrenciais, sol escaldante, ventos, estiagens), com a palhada mantida na superfície, permitindo a infiltração da água das chuvas e o seu armazenamento no solo, conferindo maior tolerância aos estresses hídricos e consequentemente estabilidade de produção e recarregando os aquíferos.

 Mais recentemente surgiu uma nova tecnologia tropical, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que consiste no desenvolvimento das atividades de agricultura, de pecuária e de silvicultura (floresta) na mesma propriedade, aproveitando-se as sinergias exis aproveitando-se as snergias exixtenteso das atividades de agricultura e de pecudo continente europeu e para os produtores ruratentes entre elas.

A ILPF, associada ao SPD está proporcionado uma nova revolução na nossa agricultura, a “revolução azul”, que pode ser atestada pelos benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados no campo.
Os ganhos econômicos são proporcionados pela melhoria das qualidades químicas, físicas e biológicas do solo, pela redução de pragas, doenças e plantas daninhas e podem ser percebidos pela redução dos custos de produção em função da menor demanda por insumos como corretivos, fertilizantes, herbicidas, inseticidas e fungicidas. Ocorre também uma melhoria da receita proporcionada pela diversificação de atividades na propriedade e pela redução dos riscos climáticos e de mercado.

Os benefícios ambientais podem ser mensurados pela redução da erosão, do assoreamento e contaminação das nascentes, rios e lagos e represas; da recarga dos aqüíferos; da redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), em função da diminuição do uso de combustíveis fósseis e de outros insumos que os utilizam na sua fabricação; do aumento da atividade biológica do solo; da recomposição da flora e da fauna; e do seqüestro de carbono pela palhada e pela floresta, auxiliando na redução do aquecimento global.

A contribuição social da ILPF e do SPD é atestada pela redução na sazonalidade da demanda por mão de obra, geração de novos empregos com maior qualificação, melhoria das condições de trabalho no campo, aumento na renda e na qualidade de vida dos produtores e dos colaboradores.

Para que estas tecnologias sejam amplamente adotadas faz-se necessário a sua transferência para os mais distantes rincões do nosso país, o que somente poderá ser conseguido com a revitalização das ATERs, através do estabelecimento de orçamento no plano plurianual (PPA),  para realização de concursos, para a capacitação dos funcionários, para a aquisição de veículos, para a modernização de equipamentos (computadores, GPS etc.), implantação de plano de cargos e salários e premiação por mérito.

Deverão ser elaborados e implantados programas de capacitação continuada de multiplicadores ou difusores, por meio da realização de cur

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sistemas Sustentáveis de Produção - Artigos já Publicados

Queimadas e incêndios florestais são ameaças permanentes ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa
11/02/2014

Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar
20/01/2014

Integração lavoura-indústria-pecuária contribui para agricultura de baixo carbono
18/09/2013

PD: efeito da palhada no manejo do mofo branco da soja e do feijão
03/09/2013

Aprovada Lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
20/04/2013

Florestas plantadas no Distrito Federal
26/03/2013

Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades
16/02/2013

O papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e agroenergia
07/12/2012

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro e o Código Florestal
03/12/2012

Florestas plantadas no Distrito Federal
31/10/2012

Importância da palhada no Plantio Direto: faça chuva ou faça sol
24/09/2012

Economia Verde e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
27/08/2012

A falta de Seguro Agrícola pode ameaçar o sucesso do Programa ABC
19/03/2012

Sistemas sustentáveis de produção
07/02/2012

Economia Verde e o Sistema Plantio Direto
05/12/2011

Novo Código Florestal brasileiro: 1ª batalha - vitória do bom senso e da democracia
10/06/2011

Código Florestal brasileiro: dois pesos e duas medidas
15/04/2011

Contribuição do Sistema Plantio Direto para a redução da incidência da soja louca II
28/02/2011

Contribuição do Plantio Direto para a melhoria da qualidade da água
24/01/2011

Prevenção e controle das queimadas
01/11/2010

Um inimigo cruel das áreas de Plantio Direto e de Integração Lavoura-Pecuária
01/10/2010

Desafios para a implementação do programa Agricultura de Baixo Carbono
03/09/2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono e o Sistema Plantio Direto
23/07/2010

Vazio Sanitário versus a produção de palhada para o Sistema Plantio Direto
09/07/2010

Plantio Direto de qualidade ganha incentivos
08/04/2010

Manejo de doenças e pragas no Sistema Plantio Direto
02/03/2010

Serviços ambientais gerados pelo Sistema Plantio Direto
30/01/2010

Sistema Plantio Direto
18/12/2009

Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola
04/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Plantio Direto
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada