É comum alguns pecuaristas antecipar o plantio, para aproveitarem o pasto por um período maior (melhor custo benefício). Esta ação pode prejudicar a formação da pastagem, pois as sementes recém semeadas irão encontrar uma dificuldade para germinar, devido ao déficit hídrico, foto período curto e temperaturas ainda baixas, e por mais que algumas chuvas ocasionais ocorram, em seguida pode acontecer veranicos que poderão causar a perda do plantio. Plantas concorrentes, que estejam como banco de sementes no solo, podem se beneficiar desta citação e se apresentam mais vigorosas abafando a germinação mais lenta das sementes da pastagem.
O plantio em superfície é o mais utilizado, seja Manual ou Mecanizado. Algumas vezes, dependendo do equipamento empregado, faz se necessário a utilização de um veículo para melhor regulagem do implemento. Adubos fosfatados, são amplamente utilizados, por sua dupla função e baixo poder de reação à semente, na qual deve ser evitada sua mistura a adubos com formula composta, principalmente nitrogênio e potássio. Quando não se fizer necessário a adubação fosfatada, outros veículos como palha de arroz, areia, pó de serra, esterco de curral seco e curtido, são exemplos de veículos a serem utilizados.
O plantio em superfície, proporciona melhores resultados, se após o semeio for realizado a incorporação das sementes, com o rolo compactador. O plantio em superfície não deve ser realizado em áreas de queimadas que ocorram chuvas anteriores ao plantio, sendo que nesta situação deve ser utilizado o plantio com enterrio das sementes.
Quando o método de plantio empregado for o de enterrio das sementes (plantadeira e/ou matraca), o principal cuidado a ser tomado é não aprofundar as sementes excessivamente, o que ira provocar deficiências de emergência da plantula, culminando em baixo “stand” de plantas.
O deposito de sementes da semeadeira, deve permanecer sempre cheio. Pois ao contrario, as sementes pesadas, de melhor qualidade, tenderão a ser plantadas primeiro e as mais leves ficam para o fim. Este problema ocorre devido a trepidação da máquina em movimento, e pode resultar em grande desuniformidade no estabelecimento da pastagem.
As condições de plantio, junto ao Valor Cultural (VC) da semente, determinam a Taxa de Semeadura, que é a quantidade de semente a ser plantada. O valor cultural representa a quantidade de sementes em percentagem, que germinará em 1 Kg, em condições normais de umidade, temperatura e oxigênio. Ou seja, quanto maior o valor cultural, melhor a qualidade da semente e menor a taxa de semeadura, o que diminui o volume de semente a ser semeada. E com um menor volume de sementes à serem semeadas, maior a pureza do material, diminuindo a incidência de sementes nocivas presentes na mistura, melhorando a qualidade da pastagem.
|