dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sementes e Mudas    
Sistema de solução completa Pioneer
Sistema de Solução Completa está alicerçado em quatro pilares que representam a combinação ideal entre genética, biotecnologia e serviços: Sistema de Combinação de Híbridos, Genes Nativos, Tecnologia do Milho Bt e Tratamento de Sementes Industrial.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pioneer
26/07/2010


 

A Pioneer, empresa líder no mercado de sementes, busca, através do seu planejamento estratégico, desenvolver soluções integradas que, se caracterizam como sendo um conjunto de ferramentas que possam melhorar a eficiência dos processos produtivos.

Neste cenário, as sementes assumem papel importante diante do valor agregado e foco nas soluções como veículo de tecnologia, desempenhando importante papel dentro das propriedades, pois garante os investimentos, a produtividade e rentabilidade dos negócios.

Por essa razão, e, seguindo sua missão de melhor atender as necessidades do mercado, a Pioneer mais uma vez inova, trazendo para o mercado o seu Sistema de Solução Completa.
Entenda o que é o Sistema de Solução Completa.

O Sistema de Solução Completa está alicerçado em quatro pilares que representam a combinação ideal entre genética, biotecnologia e serviços: Sistema de Combinação de Híbridos, Genes Nativos, Tecnologia do Milho Bt e Tratamento de Sementes Industrial.

Genética:

1 - O Sistema de Combinação de Híbridos – SCH

Com base nos programas de melhoramento convencional e nos investimentos realizados em estações de Pesquisas alocadas estrategicamente em diferentes regiões do País, a Pioneer desenvolve e posiciona a melhor combinação entre potencial produtivo, precocidade e defensividade, características genéticas presentes com diferentes doses em cada híbrido, de acordo com as mais variadas necessidades das principais regiões produtoras de milho.

Portanto, o maior volume de um determinado híbrido é definido pelo seu perfil agronômico frente às características que ele pode encontrar naquele ambiente e na referida época de plantio. Pequenos ajustes nos volumes dos híbridos podem ser realizados em função de condições microrregionais, através de consulta ao Departamento de Produto e Tecnologia ou ao Representante de Vendas da Pioneer.

Dessa forma, o Sistema de Combinação de Híbridos é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de risco, pois, oferece maior segurança e estabilidade produtiva para os produtores.

2 - Genes Nativos

Preocupada com a evolução das doenças foliares, sobretudo a Helmintosporiose (Exserohilum turcicum), a Ferrugem Polissora (Puccinia polissora) e, Ferrugem Tropical (Physopella zeae) que, na safra passada afetou muitas lavouras em todo o País, a Pioneer desenvolveu marcadores moleculares que permitem identificar e selecionar com maior precisão genes nativos de milho para os programas de melhoramento. Com esta técnica é possível introduzir uma nova característica corrigindo uma deficiência do híbrido, sem afetar as demais.

Assim sendo, com o intuito de fortalecer e proteger o potencial produtivo de sua linha de produtos, a Pioneer disponibilizará para a safra 2010/2011, através do Sistema de Solução Completa, seus principais híbridos com a tecnologia de tolerância a Ferrugem Polissora e Tropical. Futuramente, a Pioneer deverá disponibilizar ao mercado, híbridos com a tecnologia de genes nativos para outras doenças de importância econômica da cultura do milho como a Phaeosphaeria e Cercospora.

3. Tecnologia do Milho Bt:

Para a safra 2010/2011, estima-se que cerca de 70% das lavouras de milho serão cultivadas com a tecnologia do milho Bt (Yieldgard® e Herculex® I ). A rápida adoção pode ser explicada, principalmente, pela facilidade e segurança no controle da lagarta do cartucho, considerada a principal praga das lavouras de milho do Brasil.

Contudo, para se explorar ao máximo os benefícios desta tecnologia, é importante considerar a utilização do milho Bt, quer seja Yieldgard® ou Herculex® I, como uma ferramenta dentro do MIP (Manejo Integrado de Pragas). Em outras palavras, significa que as lavouras devem ser monitoradas constantemente, já que lagartas remanescentes na palhada ou ocorrência de forte pressão destes insetos pode determinar aplicações complementares de inseticidas registrados para a praga-alvo em questão e finalidade de uso. Alerta-se que não deve ser usado inseticida a base de Bacillus thuringiensis.

Além disso, técnicos e produtores devem estar atentos em atender as orientações técnicas para plantio das áreas de Refúgio e respeitar as normas de Coexistência. Maiores detalhes sobre a Norma de Coexistência e implantação das áreas de Refúgio podem ser obtidos na área de biotecnologia do site www.pioneersementes.com.br

4. Tratamento de Sementes Industrial (TSI)

Com o objetivo de proteger as sementes e plântulas contra o ataque de pragas e doenças e, complementando o Sistema de Solução Completa da Pioneer, mais um serviço é disponibilizado aos seus clientes: o tratamento de sementes industrial.

Em função da adoção de novas tecnologias como o milho Bt, das pesquisas em novas moléculas, dos investimentos realizados em modernos tratadores e utilização de produtos comprovadamente eficientes e específicos para este fim, as principais características e benefícios do tratamento industrial são: considerar a entrada de novas tecnologias como o Bt e inserí-lo dentro do manejo integrado de pragas, assegurar a dose correta de ingrediente ativo por semente, melhor cobertura das mesmas e, reduzir ao máximo o dano às sementes garantindo qualidade por meio de um melhor estande inicial e uniformidade de plantas, o que pode maximizar os resultados da lavoura.

Contudo, a tecnologia de sementes industrial jamais deve ser considerada como única estratégia de controle de pragas. Portanto, é recomendado o monitoramento constante da lavoura para determinar eventual necessidade de aplicação complementar, principalmente em áreas com histórico de forte pressão de insetos.

Dessa forma, o uso do tratamento de sementes industrial de forma associada à tecnologia do milho Bt representa o que há de mais moderno em conveniência e comodidade uma vez que os produtores recebem as sementes prontas para plantar.

Finalmente, o Sistema de Solução Completa representa um marco dentro do mercado de sementes contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, da mesma forma que inúmeras outras tecnologias foram desenvolvidas pela Pioneer durante a sua história aqui no Brasil.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sementes e Mudas - Artigos já Publicados

Wolf Seeds
O que as pessoas sabem sobre agronegócio?
17/11/2011

Wolf Seeds
Manejo de pastagem: recuperar ou reformar
04/10/2011

Pioneer
Práticas agronômicas que interferem na produção de silagem de milho
01/09/2011

Wolf Seeds do Brasil S/A
Perspectivas para a safra 2010/2011
11/08/2011

Wolf Seeds
Stylosanthes spp cv Campo Grande
19/07/2011

Wolf Seeds do Brasil
Época de compra de sementes forrageiras
14/06/2011

Wolf Seeds
Integração Lavoura Pecuária (ILP)
31/05/2011

Pioneer Sementes
A evolução da produtividade do milho no Brasil
26/05/2011

Wolf Seeds
Utilização dos adubos verdes
14/04/2011

Wolf Seeds
Nova praga das pastagens e cultivos
15/03/2011

Wolf Seeds
Alimentação e suplementação de bovinos
07/02/2011

Pioneer
Avanços tecnológicos da cultura do milho no Brasil
26/01/2011

Wolf Seeds
A utilização de Brachiaria brizantha cv. Marandu como palhada
10/01/2011

Wolf Seeds
Fósforo é essencial para o capim
09/12/2010

Pioneer
Mudança de conjuntura torna mercado do milho atrativo
03/12/2010

Wolf Seeds
A braquiária de VC 36% e a lei
09/11/2010

Pioneer
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
19/10/2010

Wolf Seeds
Como melhorar a qualidade nutricional das forrageiras tropicais
11/10/2010

Wolf Seeds
A thithonia e o êxito com apoio da extensão
03/09/2010

Pioneer
Manejo da Soja com o gene Roundup Ready® no Brasil
09/08/2010

Wolf Seeds
Brachiaria Ruziziensis: uso e aplicações
07/07/2010

Wolf Seeds
A Hora da Pastagem
11/06/2010

Wolf Seeds
Época de compra de sementes forrageiras...
12/05/2010

Pioneer Sementes
Planejamento da soja precoce e milho safrinha no Brasil Central
29/03/2010

Wolf Seeds do Brasil S/A
Utilização de leguminosas nas práticas da adubação verde e rotação de culturas
16/03/2010

Pionner
Qualidade do Tratamento Industrial de Sementes Pioneer
03/03/2010

Wolf Seeds
Semente pirata pode sair caro...
11/02/2010

Pioneer Sementes
Pioneer disponibiliza Sistema de Solução Completa, para uma safrinha cheia de oportunidades
03/02/2010

Pioneer Sementes
Safrinha 2010, o que nos espera?
21/12/2009

Wolf Seeds
Utilização de forrageiras na Integração Lavoura-Pecuária
07/12/2009

Wolf Seeds
Plantio de sementes forrageiras
11/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada