dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Cana-de-açúcar    
Cana-de-açúcar resistente ao frio para a Região Sul
Universidade Federal do Paraná e Embrapa Clima Temperado vão lançar variedades para o Rio Grande do Sul em até 4 anos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
27/07/2010

Com períodos de frio intenso e até geada, o Rio Grande do Sul não cultiva a cana-de-açúcar, que é uma cultura sensível ao clima temperado. No entanto, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e da Embrapa Clima Temperado estão desenvolvendo estudos para criar cultivares de cana que se adaptem ao Estado. A exemplo de outros lugares no mundo como os Estados Unidos, a Austrália e a África do Sul, dentro de quatro anos os pesquisadores brasileiros pretendem lançar a cana-de-açúcar com resistência ao frio.

Uma das principais características da variedade cultivada no frio do Sul deve ser o ciclo muito mais curto do que o normal, já que a cana tem grande dificuldade de crescer durante o inverno. Uma maneira de se adequar a isto seria reduzir o tempo de crescimento da planta ao longo do ano. O pesquisador João Carlos Despalhok Filho, professor da Universidade Federal do Paraná, será um dos palestrantes do Simpósio Estadual de Agroenergia, que acontece em Pelotas, no Rio Grande do Sul, de 10 a 12 de agosto.

— A UFPR já tem um programa de 20 anos com cana-de-açúcar juntamente com outras universidades federais e a gente está dispensando esforços para conseguir esta equipe de variedades porque isto pode trazer aos agricultores uma nova alternativa rentável. Estamos buscando manter a produtividade que se consegue em outros locais. Ela deve ficar entre 80 a 100 toneladas hectare ao ano com uma boa quantidade de açúcar. Uma coisa boa das regiões mais frias é que, por conta do estresse, existe um maior acúmulo do açúcar e isso é uma coisa muito positiva — explica Despalhok.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Herberto Hentschel
26/11/2010 - 14:20
Como nada se cria, nada se perde e tudo se transforma (calor e luz), como Ú que vai ficar a competitividade com as regi§es tradicionais produtoras. Quem viver verß. AlguÚm em outros tempos ja pensou em inventar esta roda!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada