dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Nutrição Animal    
Cana de açúcar: uma alternativa na alimentação de ovinos
Os ovinos aceitam muito bem a cana-de-açúcar e podemos utilizá-la para todas as categorias, mas alguns cuidados devem ser tomados antes da implantação do canavial.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tortuga
06/08/2010

Os ovinos são seres herbívoros e ruminantes, portanto aptos a  produzir em regime de pastagens, com suplementação mineral. Até aí, tudo bem. O problema é que as pastagens têm seus ciclos produtivos divididos em etapas: a vegetativa, a reprodutiva e o amadurecimento normal das plantas, sendo que, dificilmente, conseguimos o mesmo desempenho produtivo das forragens durante os 365 dias do ano.

 Todo produtor deve fixar o conceito de planejamento forrageiro, no qual se busca, como objetivo principal, a oferta constante e sempre acima da necessidade dos animais. Dessa forma, a produtividade e o desempenho genético do rebanho serão sempre maximizados.

 Com o conceito do planejamento forrageiro aceito pelos produtores abrimos opções para diversas situações importantes dentro de uma propriedade. Fazer um bom planejamento forrageiro significa produzir volumosos durante o ano todo para o rebanho, sendo na forma de pastagens, na forma de alimento conservado (silagens, fenos, pré-secados) ou em capineiras.

 Não defendemos uma ou outra variedade e sim a organização da propriedade e a oferta constante de comida.  Vamos falar da      cana-de-açúcar por ser uma planta produzida em praticamente todo o território nacional e que possui grande produtividade.

Os ovinos aceitam muito bem a cana-de-açúcar e podemos utilizá-la para todas as categorias, mas alguns cuidados devem ser tomados antes da implantação do canavial, sendo eles:

- Coleta e amostra de solo para análise.
- Calagem e adubação de acordo com a análise,
- Escolha da variedade da planta (são inúmeras as cultivares existentes, a observação é com relação à sanidade das mudas, devem ter a casca fina e alto teor de açúcar);
- A época de plantio, geralmente fica entre os meses setembro e dezembro;
- Adubação com nitrogênio é importante quando as plantas estiverem com 60 cm de altura e deve sempre ser aplicada com umidade no solo;
- Limpeza do canavial, ou seja, controle de plantas invasoras;
- Tempo para o corte de nove a doze meses, dependendo das chuvas.

Para fornecermos a cana-de-açúcar aos animais, devemos salientar algumas observações. A cana-de-açúcar é uma planta com alto teor de energia e com baixo teor de proteína. Portanto, é necessária a suplementação de proteína para que se possam atender as exigências dos animais.

Para simplificar a utilização, recomenda-se que a cana-de-açúcar in natura seja picada de 1 a 2 cm. Outro modo de fornecimento da cana-de-açúcar é sob a forma de silagem, sem qualquer mistura. A cana pode ser cortada no canavial 2 vezes por semana, porém deve ser picada diariamente.

 


Para se ajustar a proteína, recomendam-se suplementos minerais proteinados (OVINOFÓS SECA) fornecidos em cochos separados, com o que se consegue a manutenção de peso dos animais.  Já para se obter ganhos de peso mais expressivos recomenda-se uma ração com elevado teor de proteína (24 % de PB).

O grande segredo do fornecimento da cana-de-açúcar está no tamanho da partícula que deve ser de 10 a 20 milímetros. A cana nunca deve ser moída ou triturada; deve ser sempre picada. Dessa forma, consegue-se aumentar o consumo dos animais.

Um canavial bem manejado produz em média 100 toneladas por hectare, fornecendo volumoso para 200 ovelhas durante 100 dias. Com isso, é possível fazer um descanso das pastagens ou aumentar a lotação de animais por área. A cana-de-açúcar também pode ser utilizada como alimento volumoso único o ano todo, tanto para manutenção como em confinamento.

Sempre buscamos a melhoria dos plantéis e a organização do ciclo produtivo, portanto, além de a Tortuga ser uma parceira no fornecimento de insumos, procura orientar os produtores a melhorarem seus ganhos com a ovinocultura.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Artur Balmant
21/10/2013 - 14:49
Bom dia
qual seria o consumo diario de cana-de-açucar de uma ovelha de media 45 kg ?

erica rocha olimpio
26/03/2014 - 09:20
alem da cana de açúcar qual outro alimento posso oferecer

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Nutrição Animal - Artigos já Publicados

Tortuga
Minerais e qualidade do leite
22/12/2011

Tortuga
Fim da seca e início das águas: como proceder com a mineralização do rebanho bovino
20/10/2011

Tortuga
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho
13/09/2011

Tortuga
Como vencer os desafios de uma reposição valorizada?
28/06/2011

Tortuga
Pré-seca
12/04/2011

Tortuga
Fontes de fósforo para uso na alimentação animal: uma questão de produtividade e segurança alimentar
14/12/2010

Tortuga
Suplementação de biotina em vacas leiteiras
08/11/2010

Premix
Suplementação adequada é fundamental para recuperar os animais para período de monta
24/09/2010

Premix
Leite bom é alimento bem aproveitado
15/09/2010

Tortuga
Nutrição e o teor proteico do leite
15/04/2010

Tortuga
Nutrição Mineral em animais domésticos: Conceitos e novos avanços tecnológicos
04/03/2010

Premix
Período de Transição
25/02/2010

Premix
Uso racional de suplementos minerais e aditivos alimentares melhora eficiência reprodutiva do rebanho na Estação de Monta
06/01/2010

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada