dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     31/07/2014            
 
 
    
Uva    
Agosto é o mês ideal para a poda em videiras
Prática renova e equilibra a brotação, melhora o rendimento do produtor, mas requer alguns cuidados
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
03/08/2010

Os produtores de uva acabaram de entrar na época ideal da poda seca nas videiras. Até setembro, milhares de produtores vão adotar a prática para equilibrar a brotação, renovar os parreiras e melhorar a produção. No entanto, a poda é uma técnica sensível que exige habilidade e muitos cuidados por parte dos produtores. O engenheiro agrônomo Ênio Angelo Todeschini, assistente regional de fruticultura da Emater do Rio Grande do Sul, diz que o ideal é ter de 60 a 100 mil gemas por hectare, renovar de quatro a dez varas por esporões e não esperar até novembro para fazer a poda verde. Mas ele diz que muitos destes cuidados são desrespeitados pelos agricultores por falta de opção, porque a atividade carece de mão-de-obra qualificada.

— Os meses ideais para a poda da parreira, poda seca ou poda de inverno são julho e agosto, principalmente agosto em ano como este, onde tivemos oscilações bastante bruscas de temperaturas (como a última semana que passou com calor de verão), que expõe a planta a um risco maior de brotação antecipada. Brotando antes, ela corre o risco de sofrer danos com geadas um pouco mais tardias. A poda de inverno é de extrema importância para a produção e renovação da planta. O mês de agosto é o mais indicado, só que como a prática da poda é preciso ter bastante conhecimento da prática, falta mão-de-obra. Então tem produtores que já vêm podando desde o início de junho e vão até setembro podando para vencer essa demanda — diz Todeschini.

A viticultura da Serra Gaúcha agrega 14 mil famílias em 36 mil hectares plantados, praticamente de agricultura familiar, segundo Ênio. Ele diz que, como falta trabalho qualificado, a poda de inverno é feita do início de junho até o fim de setembro, o que acaba prejudicando a qualidade das uvas colhidas. Além de profissionais especializados, o clima também pode atrapalhar favorecendo a poda fora de hora. Este ano, ele diz que o clima foi de alternâncias bruscas de temperatura, com a última semana de julho com clima muito quente, o que pode favorecer a brotação tardia da planta e evitar a poda antecipada.

A prática da poda é extremamente importante para a renovação da safra e o equilíbrio da parte vegetativa com a parte produtiva. Sem ela, a planta pode crescer muito, produzindo só na ponta, o que é ruim para o produtor porque a vinha começa a acumular muito material e madeira velha, segundo Todeschini, o que gera muita energia da planta, fazendo com que ela perca material produtivo. Além disso, a poda mantém a qualidade dos frutos, pois elimina o excesso e permite que os frutos que sobraram na planta recebam boa quantidade de nutrientes, já que estão com baixa competição. A poda incorreta pode, inclusive, gerar problemas como doenças por favorecer o surgimento de fungos.

— Os principais descuidos na Serra Gaúcha ainda são os excesso de gema por hectare. Estas uvas americanas e híbridas, chamadas de comuns, têm que ter entre 60 a 100 mil gemas por hectare. O produtor sabendo de todos os riscos climáticos, fora as dificuldades de contenção por doenças, trabalha com o dobro disto, no mínimo, e depois costuma fazer uma poda verde, em novembro. Ou seja, retira um excesso de brotação. Mas aí nós temos uma copada muito fechada e com facilidade de instalação do míldio, que é a principal doença da parreira na Serra Gaúcha — explica o engenheiro agrônomo.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Portal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
benção
06/08/2011 - 13:24
muito obrigado pela informaþÒo pois nÒo tinhamos serteza sobre alguns itens ajudou-nos e muito, que DEUS abenþoe mais e mais.

jose sirilo moura
28/08/2011 - 22:26
fiquei muito grato pela informaþao pois cada materia e unha nova experiencia que enriquece nossosconhecimentos

jose donizette p lima
21/05/2014 - 22:00
ola boa noite esta materia sobre a poda das parreiras para mim foi uma aula muito boa agradeço

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
29/07/2014
Seminário Regional de Formação de uma Rede de Multiplicadores em Desenvolvimento Rural Sustentável e Adequação Ambiental das Propriedades Rurais da Agricultura Familiar
Belo Horizonte - MG
29/07/2014
40ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul e o Seminário Técnico de Soja
Pelotas - RS
30/07/2014
V Simpósio de Resistência a Produtos Fitossanitarios
Rio Verde - GO
01/08/2014
AGRIFAM 2014 - Feira da Agricultura Familiar
Lençóis Paulista - SP
04/08/2014
13º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA)
São Paulo - SP
05/08/2014
1º AGROSudeste - Encontro Regional de Engenheiros Agrônomos do Sudeste
Rio de Janeiro - RJ
12/08/2014
14° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Bonito - MS
12/08/2014
VI Congresso Brasileiro de Mamona
Fortaleza - CE
17/08/2014
47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Londrina - PR
19/08/2014
Simpósio Latino Americano de Canola - SLAC
Passo Fundo - RS
26/08/2014
12º CICAM - Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais
São Paulo - SP
07/10/2014
IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno
Brasília - DF
04/11/2014
XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste
Natal - RN
24/11/2014
V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Belo Horizonte - MG
05/05/2015
IV SIGERA - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Rio de Janeiro - RJ

31/07/2014
3º Curso Intensivo sobre Gramados Esportivos
Rio de Janeiro - RJ
12/08/2014
Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas
Londrina - PR
14/08/2014
IV Workshop Controle de Carrapatos
Nova Odessa - SP
30/08/2014
Curso teórico e demonstrativo em Agricultura Orgânica - Módulo II
Indaiatuba e Serra Negra - SP
27/09/2014
Curso teórico e demonstrativo em Agricultura Orgânica - Módulo III
Indaiatuba e Serra Negra - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada