dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Bovinos Leiteiros      
Falta de cálcio no sangue pode matar vacas no pós-parto
Controle da hipocalcemia é feito através da ingestão de sal aniônico nos 20 últimos dias da prenhez; se a doença não for tratada, 70% dos animais têm chance de morrer
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
17/07/2012

A hipocalcemia é uma doença metabólica muito séria que pode levar a vaca à morte. Essa doença, muito comum no pós-parto, provoca uma queda no teor de cálcio no sangue e faz com que o animal apresente um quadro de depressão, que pode provocar grandes alterações na concentração muscular e de uma série de órgãos, segundo o médico veterinário Enrico Lippi Ortolani, professor do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O grande problema é que a incidência da doença é muito alta nos rebanhos brasileiros. Ortolani diz que, em muitas propriedades, uma a cada três vacas apresentam hipocalcemia até o terceiro dia após o parto. 

Os produtores de leite precisam ficar muito atentos porque os números que o especialista apresenta são assustadores. Se a vaca não for devidamente tratada, 70% delas têm chance de morrer. Quando a hipocalcemia ocorre logo após o parto a vaca tem um risco quatro vezes maior de ter retenção de placenta e até seis vezes maior de apresentar um quadro de deslocamento do abomaso, assim como desenvolver a mastite. Animais com o quadro de hipocalcemia têm um risco 24 vezes maior de apresentar cetose, que é outra enfermidade metabólica importante e também deve ser seriamente combatida.

— Como o ponto central da doença é o baixo teor de cálcio no sangue, o que o produtor tem que fazer é um tratamento imediato com quantidades de cálcio no sangue. Você aplica doses de cálcio na veia do animal e é importante ter um veterinário para saber quanto deve ser usado e em que momento você deve parar porque se você também der muito cálcio você pode levar o animal à morte. Em propriedades que têm alta frequência desta enfermidade podem fazer uma prevenção com determinados tipos de sais minerais, o chamado sal aniônico, em que você oferece nos 20 últimos dias pré-parto, o que reduz bastante a chance do animal ter esta enfermidade. O custo-benefício é muito grande porque você gasta pouco em termos de prevenção e evita ter um prejuízo muito grande se o animal ficar doente. 

Ortolani diz que a dose ideal de sal aniônico a ser oferecido às vacas depende um pouco da fórmula dos três produtos disponíveis no mercado brasileiro. Mas, de uma forma geral, o produtor deve dar 180g do sal até o dia do parto. Ele chama atenção para a suspensão que deve ser feita no dia do parto, quando o sal não deve ser oferecido. Outro cuidado de manejo muito importante segundo o médico-veterinário e professor da USP é o descarte de vacas velhas, acima de 9 lactações, porque elas têm mais dificuldade de manter um bom teor de cálcio no sangue. Segundo ele, estas vacas tem risco muito maior de apresentarem hipocalcemia, além da queda na produção leiteira.

O médico-veterinário Enrico Lippi Ortolani será um dos palestrantes do III Encontro de Produtores de leite do Norte de Minas Gerais, que acontece dia 10 de setembro, na cidade de Montes Claros e vai discutir, de forma mais aprofundada em sua palestra, as doenças metabólicas nutricionais no peri-parto de vacas leiteiras. 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
izaura castro
29/05/2013 - 14:53
qual a doença pos parto mais frequente, ja perdi duas vacas leiteira e o veterinário medicou mas nao soube diagnosticar, depois do parto, aparentemente estão limpas, ela afinam e vai até morrer,

susane blanke
19/06/2013 - 14:18
o q devo fazer se a vaca pariu eo leite esta com sangue o q devo dar p o animal

Gilvan
13/04/2018 - 17:57
Minha vaca ela deu o parto mas no outro dia ela tava otima. mas no outro dia ela deitou e nao levanta mais qui eu fasso

Eline
17/05/2018 - 10:04
Bom dia tenho 3 vacas parida de leite uma e mais velha e ela não tá comendo dereito elas pariu mais não dei remédio algum a elas qual é o cálcio que devo dar a elas obrigada pela atenção espero resposta

Joao Alziano
01/06/2018 - 21:27
Quanto tempo dura esse problema?

Ademir Gomes de Magalhães
11/12/2018 - 09:56
Meu problema é o mesmo da Izaura. A vaca pariu,limpou. Se alimentou bem, porém após 3 a 4 dias Los parto ela está só se debilitando. Já fiz cálcio (Soro). Porém sem sucesso. O que devo fazer?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
6 comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada