dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Café      
Técnica da desbrota é simples, barata e eficaz
Retirada do excesso de ramos jovens, que roubam nutrientes que serviriam para nutrir grãos em enchimento, aumenta qualidade e produtividade
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
13/09/2010

A eliminação do excesso de brotos no cafezal é uma técnica simples e de baixo investimento que promove o aumento da qualidade e da produtividade de grãos. A prática, conhecida como desbrota, é um tipo especial de poda que pode ser adotado durante todo o ano, sob diferentes condições de plantio e em qualquer região do País. O objetivo é evitar os prejuízos gerados pelos ramos que não geram frutos e competem por água e nutrientes com os demais ramos.

A desbrota pode ser feita por qualquer produtor. Basta que ele utilize uma luva para retirar os brotos quando eles chegam a cerca de 20 a 30 centímetros, tamanho em que começam a consumir os nutrientes que serviriam para nutrir o grão em processo de enchimento. A prática deve ser feita continuamente, com maior frequência no período de chuvas intensas, quando a planta vegeta mais.

— Se você deixar o café com a quantidade de broto que a planta emite, você vai ter um café com pouca produção e muita parte vegetativa. Por isso a desbrota deve ser feita de acordo com a necessidade da planta. Em Rondônia a gente costuma usar de quatro a oito hastes por planta no café conilon, Robusta. Se você tem um espaçamento menor, você diminui o número de hastes e se você aumenta o espaçamento, as hastes devem aumentar em número também — explica João Maria Diocleciano, supervisor do Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste.

Diocleciano alerta para o fato de que o emprego da desbrota não substitui os cuidados normais de poda. Embora seja num tipo especial de poda, a desbrota deve ser acompanhada dos tratos culturais. Enquanto na poda corta-se os ramos, na desbrota são retirados os excessos de brotação.

—São duas técnicas distintas que devem ser usadas em conjunto, porque no momento que você tem dois ou três anos de produção em um ramo, ele esgota. Aí é necessário fazer a renovação do ramo. Você deixa um broto dessa brotação do café, em substituição àquele ramo antigo, num ponto estratégico da planta para que ele tenha novas produções — diz.

Outras orientações sobre as técnicas de poda e desbrota do cafeeiro podem ser encontradas em publicações disponíveis no site da Embrapa Rondônia, através do seguinte link: http://www.cpafro.embrapa.br/portal/publicacoes/.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Eduardo
15/09/2010 - 16:23
A desbrota nÒo Ú tÒo simples. Demanda conhecimento para identificar ramos considerados ladr§es. TambÚm a forma para retirß-los, quebrando ou cortando, nunca lascando o caule. Dentre outras, como por exemplo usar EPI (¾culos principalmente)
Agora, que a desbrota Ú barata. Meu Deus. + uma das operaþ§es, manual, mais caras realizadas na cultura. O rendimento Ú muito baixo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada