dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Cana-de-açúcar    
Silagem de cana é solução para período da seca
Alternativa apresenta alto volume de massa e custo reduzido, além de poder ser colhida no início da seca, prevenindo problemas com déficit hídrico
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
24/09/2010

A produção de silagem a partir da cana-de-açúcar pode ser uma boa opção para os produtores enfrentarem períodos prolongados de seca. A alternativa está sendo incentivada pela secretaria de agricultura de Alta Floresta, em Mato Grosso, onde muitos rebanhos morrem nesse período com a falta de alimento. Por apresentar alto volume de massa, a cana permite a produção de uma grande quantidade de alimentos a custo reduzido. A tecnologia será tema de um dia de campo neste sábado, dia 25, na fazenda Matrinchã, na comunidade de Santa Rita.

Além da grande quantidade de massa, a cana tem a vantagem de poder ser colhida na época do início da seca. Isso permite que o produtor plante no início da chuva e faça o corte após cerca de oito a nove meses. De acordo com o secretário de agricultura de Alta Floresta, Chico Gamba, é uma ferramenta que pode ajudar o produtor a se prevenir dos problemas gerados pelo déficit hídrico.

— Os produtores não se prepararam para essa eventual seca que estamos passando e muitos rebanhos estão morrendo. O que queremos mostrar é que essa alternativa tem um custo mais baixo, produz grande quantidade de alimentos e não precisa ser colhida na época da chuva, que é dificultada pela quantidade de barro no solo e pela presença de maritacas na lavoura — explica o secretário.

A desvantagem que a cana-de-açúcar apresenta em relação ao milho, que é normalmente utilizado para a produção de silagem, é o valor nutricional. Para que a deficiência de proteínas seja corrigida, é necessário enriquecer o alimento com ureia ou ração.

O agricultor que já produz silagem não precisa fazer adaptações na sua propriedade para produzir a silagem com cana. A única diferença será a área de plantio, que pode ser reduzida, já que a cana rende mais. Para quem ainda não produz, os equipamentos necessários são uma ensiladeira e um trator com redutor. A partir daí, basta montar uma equipe para cortar, puxar e socar o silo.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
valdeci colombo
25/09/2010 - 09:27
gostaria de saber, uma hectare de cana trataria de quantas cabeþas de gado,por quanto tempo. e qual seria a melhor opiþao de cilagem de cana ou anapie ou capim elefante.

Pedro Zuazo - Editor do Portal Dia de Campo
27/09/2010 - 15:00
Valdeci, boa tarde!

A cana-de-aþ·car Ú capaz de produzir de 60 a 120 toneladas por hectare. Fazendo as contas com uma produþÒo mÚdia de 70 toneladas, a silagem poderia alimentar 80 cabeþas de gado por um mÛs ou cerca de 26 cabeþas por trÛs meses. Caso a produþÒo seja de 100 toneladas, por exemplo, os valores aumentam.

Quanto Ó opþÒo de silagem, culturas como o anapiÛ e o milho proporcionam uma nutriþÒo melhor do que a cana, mas o volume de massa produzido Ú bem inferior. No caso da cana, o volume Ú maior, mas Ú necessßrio corrigir a deficiÛncia de proteÝnas que ela apresenta. A opþÒo pela silagem mais adequada deve levar em conta fatores climßticos e econ¶micos regionais.

Atenciosamente,
Pedro Zuazo

Ivan R
18/03/2012 - 19:25
Gostaria de saber, quais sÒo os adivos utilizados na produþÒo de silagem de cana-de-aþucar.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada