dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Mandioca  
Rendimento da mandioca ultrapassa 50 ton por hectare
Produtores precisam melhorar cuidados de manejo para sair da média de 12 toneladas por hectare e atingir potencial ideal, que chega a 70 toneladas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
27/09/2010

A produtividade média dos produtores de mandioca do São Francisco sergipano é muito baixa, entre 10 e 15 toneladas por hectare. No entanto, existem variedades disponíveis com potencial produtivo acima de 50 toneladas por hectare, chegando a até 70 toneladas. A grande diferença que existe entre o potencial das variedades e a média produtiva que os agricultores conseguem é consequência da falta de cuidado com o manejo adequado. Além de usar cultivares produtivas, é preciso prestar atenção para a idade da semente, escolher a área adequada, preparar o solo de forma correta e, principalmente, fazer a adubação de acordo com a análise de solo.

As principais variedades de mandioca que se adaptam bem ao Baixo São Francisco são as tapioqueiras, que passam os 70 mil quilos por hectare, a Verdinha, a Capiria, Jarina, Porte Branco, Mestiça, Tianguá e a Quiriri, que é a única variedade no Brasil que tolera a podridão de raízes. Para alcançar a melhor produtividade, os agricultores também devem respeitar a época de plantio adequada. Segundo o pesquisador Helio Wilson Lemos de Carvalho, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o ideal é plantar em maio para que a mandioca chegue no verão com porte mais alto, com seis meses de idade. Se a o plantio for realizado no final do inverno, no mês de agosto, a variedade vai passar por um período muito grande de seca no início, vai chegar ao verão muito pequena e, como consequência, terá a produtividade reduzida.

— Por que na pesquisa a produção atinge níveis tão elevados e o agricultor fica na faixa de 10 a 15 mil quilos por hectare? Existe uma distância grande entre o que a pesquisa consegue desenvolver e o que o produtor está atingindo. Isso se deve principalmente a pequenas mudanças no sistema de produção do produtor. Ele precisa pensar no tamanho da arte a ser plantada, a idade da semente, preparo do solo, escolha de área adequada e fazer adubação de acordo com a análise de solo. Estas pequenas modificações elevam bastante a produtividade. O produtor deve colocar o maior número possível de sementes por hectares. Normalmente, ele coloca em torno de 10 mil por hectare e estamos recomendando cerca de 16 mil covas por hectare — explica Carvalho.

A questão fitossanitária não é tão grave na região porque não há pragas que provoquem grandes danos e a principal doença é a podridão de raízes, que pode ser combatida com o plantio da variedade Quiriri. Carvalho diz que a melhor variedade de macaxeira para a região é a Jari, que tem a polpa amarela e é rica em betacaroteno. Por isso, ela é importante nas comunidades que não têm acesso a uma alimentação equilibrada.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
gutemberg de jesus queiroz
23/10/2012 - 20:16
estou levantando dados para ajudar um comunidade no interior de minas gerais a montagem de uma fabrica de farinha de mandioaca.
1) que tipo de mandioca deve ser plantada.
2)a industria sera dimencioanda para 10.000kgs mandioca dia processada que area deve ser cultivada para alcançarmos esta produção.

ronaldo ramalho de caldas
15/04/2014 - 17:40
gostaria de saber poso produzir mandioca com mogno africano.......

Antnio Carlos Guimaraes
13/05/2014 - 11:53
Como posso entrar m contato com o Sr. Carvalho meu e-mail acguimaraes@ig.com.br

MILTON PEREIRA MAGALHÃES
24/06/2014 - 20:35
Amigos, sou do estado de Goiás... Gostaria de saber se aqui no meu estado tem comercialização desta cultura, onde compro sementes de boa qualidade?
Abraço a todos!

paulo reinaldo
26/06/2014 - 23:04
Ola, tudo bem.
Gostaria de saber como faço para conseguir essas sementes de mandioca da amarela, e que gostaria de estar plantando delas aqui em santa catarina, aqui a produçao de mandioca e forte para farinha e para cozimento. fico no vosso aguardo, obgdo.

Clesivanio Alex da Silva
01/04/2018 - 12:00
Sou de alagoas, e gostaria de saber onde compro as sementes de macaxeira para grande produção?

genildo pereira da silva
30/09/2020 - 02:48
bom dia gostaria de saber como adquirir esta variedade sou de pirapozinho sp obrigado

Para comentar
esta matéria
clique aqui
7 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada