dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Safra
Clima beneficia a cevada
O inverno relativamente seco e a primavera com baixa umidade e boa luminosidade estão favorecendo as lavouras de cevada no Brasil.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ascom Embrapa Trigo
04/10/2010

O inverno relativamente seco e a primavera com baixa umidade e boa luminosidade estão favorecendo as lavouras de cevada no Brasil. No total, o país conta com cerca de 80 mil hectares semeados, com a expectativa de altos rendimentos na cultura. A colheita já começou em São Paulo e deve iniciar em meados de outubro na Região Sul, onde está 97% da área.

A cevada, como os demais cereais de inverno, é dependente das condições climáticas, sendo a chuva na época da colheita o maior problema. Nas últimas três safras, a cevada brasileira atingiu bom rendimento, mas baixa qualidade, boa parte da safra não atingiu os padrões exigidos na indústria cervejeira. Em 2009, metade das 150 mil toneladas colhidas foi destinada à alimentação animal, com preços até 20% abaixo da cotação do milho.

Nesta safra, o clima está trazendo bons resultados na colheita paulista. O rendimento da cevada irrigada com a cultivar BRS Sampa está com média de 5 mil kg/ha. O rendimento e a qualidade supreendeu produtores de São Paulo que devem dobrar a área de 2 mil hectares para o próximo ano.

Na Região Sul, a colheita da cevada começa em meados de outubro e a expectativa é colher média de pelo menos 3 mil kg/ha. No Paraná, que conta com 45 mil hectares, a seca que atingiu a cevada em agosto, fase de formação do potencial de produção, pode comprometer um pouco o rendimento, além de problemas com doenças como ferrugem da folha e oídio, que exigiram, em alguns casos, três aplicações de fungicidas para o controle. No Rio Grande do Sul (30 mil ha) e em Santa Catarina (3 mil ha), o oídio apareceu cedo, resultado da abundância de orvalho, seguido de dia ensolarado. O oídio prejudica o desenvolvimento das raízes e pode diminuir o número de espigas, mas é facilmente controlado com uma aplicação de fungicida. Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Euclydes Minella, o cuidado a partir de agora é com manchas foliares, principalmente a mancha marrom e a giberela que podem ser favorecidas pela elevação da temperatura acompanhada de umidade. "A aplicação preventiva de fungicidas indicados pode ajudar a evitar maiores danos por essas doenças" avalia Minella, alertando que algumas doenças do trigo não atacam a cevada, como a bacteriose, que tem assustado triticultores, mas ainda não foi registrada na cevada.

Pelas condições atuais, a produção 2010 está estimada em 250 mil toneladas, com 71% da área plantada com cultivares da Embrapa, principalmente BRS Cauê, BRS Elis, BRS Sampa e BRS 195. "Ainda é cedo para avaliar a qualidade da safra, mas considerando as previsões climáticas favoráveis podemos esperar uma colheita farta", conclui Euclydes Minella.

Dicas para a colheita

A cevada produzida no Brasil tem como principal destino a transformação em malte, mas para servir à indústria os grãos devem apresentar algumas características que estão relacionadas diretamente à colheita, como umidade, poder germinativo e classificação comercial. Para evitar perdas a colheita deve acontecer em dias secos, evitando as primeiras horas da manhã. A umidade dos grãos deve preferencialmente ficar abaixo de 15%. A máquina colhedora deve estar bem regulada para que não se percam grãos retidos na espiga, quebra de grãos ou descascamento. O ciclo mais curto da cevada permite a colheita antes dos demais cereais de inverno, otimizando máquinas e mão-de-obra e permitindo a semeadura da safra de verão também mais cedo. O “afofamento do solo” pela cevada é outro atributo com reflexo no desempenho da cultura de verão.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cereais
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada