dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Cana-de-açúcar      
Fertirrigação nitrogenada: mais 100% de produtividade
Tecnologia permite o aproveitamento máximo do nutriente e otimiza o uso da água, o que é um vantagem para regiões de deficiência hídrica
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
07/10/2010

A interação adequada entre água e nitrogênio pode gerar ganhos de 100% na cultura da cana-de-açúcar em relação à produtividade obtida em sistemas de sequeiro sem adubação. Para alcançar esse resultado, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) utilizaram a técnica da fertirrigação com nitrogênio. A tecnologia, embora cara, revelou-se economicamente viável e ecologicamente correta. O trabalho de pesquisa será apresentado no II Simcana, que será realizado de 19 a 21 de outubro em Botucatu (SP).

De acordo com o engenheiro agrônomo Glauber José de Castro Gava, à frente das pesquisas, a tecnologia é utilizada em países que têm tradição em irrigação da cana, como Índia, África do Sul e Austrália. No Brasil, ainda estão sendo desenvolvidos os primeiros trabalhos direcionados para o setor produtivo. Gava explica por que o uso de água e nitrogênio traz resultados tão vantajosos.

— A utilização de água por meio de irrigação já é, por si só, um elemento que produz elevação significativa na produtividade de cana. O fertilizante nitrogenado também é um dos produtos que nós temos disponíveis para aumentar a produção. Utilizando-se de forma correta esses dois elementos, nós produzimos um efeito positivo e cinérgico, que se somam, e os rendimentos são altamente significativos — diz o pesquisador da APTA.

Em trabalhos realizados na estação exprimental do município de Jaú, os pesquisadores obtiveram aumentos de 100% na produtividade em comparação com a testemunha, que era um tratamento sem irrigação e sem adubação. A explicação para a eficiência da tecnologia está na fertirrigação por gotejamento, sistema mais caro de irrigação que existe. Com ele, é possível aplicar doses de nitrogênio conforme o desenvolvimento da cultura.

— Enquanto no sistema convencional você aplica 100% da dose em uma única época, que varia de 30 a 60 dias após a colheita da cana, no sistema de fertirrigação nós aplicamos o fertilizante fracionando a sua dose de acordo com o crescimento da cultura. A planta vai crescendo e a gente vai injetando o fertililizante conforme a necessidade. Os riscos de perda desse nutriente são muito reduzidos utilizando essa técnica. Na fertirrigação, você mistura o nitrogênio na água e injeta no sistema radicular da planta, então ela vai ter todas as condições de melhor aproveitamento desse nutriente —  explica Gava.

Embora a tecnologia seja cara, torna-se economicamente viável em regiões de grande deficiência hídrica. Quanto maior a deficiência, maior o potencial de resposta da tecnologia de fertirrigação nitrogenada. Atualmente, a tecnologia já é utilizada em algumas regiões de São Paulo, por produtores rurais de médio e grande porte. Além de gerar aumentos de produtividade, o sistema é ambientalmente apropriado, pois otimiza ao máximo o uso da água e dos fertilizantes.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada