dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Garantia de qualidade ainda é problema na pós-colheita
As perdas podem resultar de fatores que antecedem a colheita, como histórico da lavoura, ou erros nas operações de colheita, secagem e armazenagem
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Abrapos
20/10/2010

O Brasil avançou muito na produção de grãos, com recordes sucessivos a cada safra, mas na área de pós-colheita a garantia de qualidade ainda é um desafio para o crescimento do agronegócio. O tema foi alvo das instituições que fizeram a abertura da 5ª Conferência Brasileira de Pós-colheita, que começou hoje (19/10/10), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, PR.
Para o Presidente do grupo Cotriguaçu, Valter Pitol, manter a qualidade dos grãos na pós-colheita é tão importante quanto os cuidados no campo. “Chegamos a um momento em que já temos excelência na produção, mas precisamos buscar aperfeiçoamento na pós-colheita”, complementa o Chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan.
As perdas na pós-colheita de grãos podem resultar de fatores que antecedem a colheita, como histórico da lavoura, ou erros nas operações de colheita, secagem e armazenagem. Conforme o Presidente da Associação Brasileira de Pós-colheita, o pesquisador da Embrapa Soja, Irineu Lorini, a atenção maior dos profissionais do setor está nas perdas relacionadas à armazenagem: “No armazenamento, as perdas acontecem sobre o produto final, que está pronto para a comercialização, o que torna as falhas no processo verdadeiras barreiras na indústria de alimentos”, explica Lorini.
Um dos principais problemas na pós-colheita está relacionada a presença de insetos. As pragas no armazém aumentam a temperatura e a umidade na massa de grãos, favorecendo ácaros e fungos. Segundo a pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa, Lêda Rita Faroni, além de modificar a cor, o cheiro e o sabor dos grãos, os insetos ainda podem degradar proteínas e vitaminas. A movimentação dos insetos na massa de grãos também podem formar bolsas de calor, que dificultam a aeração e a secagem.
Na avaliação do analista de mercados, Juan Jensen, o Brasil deve crescer 7,2% neste ano, ao contrário dos Estados Unidos e alguns países da Europa que ainda enfrentam cifras negativas. Com a contínua queda no desemprego, a expectativa de aumento no consumo das famílias brasileiras chega a 5% ao ano. Estes fatores impactam diretamente no mercado de grãos, porque o aumento no consumo interno deve gerar maior demanda por alimentos e a possível recuperação dos países desenvolvidos deve aumentar os preços das commodities. “Qualquer alteração no mercado nacional ou internacional vai mexer com o agronegócio do Brasil”, conclui Jensen. É neste contexto que o Presidente da Abrapós define o objetivo de discutir os problemas na pós-colheita: “Não podemos deixar que os nossos produtos continuem sendo questionados quanto à qualidade, sofrendo barreiras no mercado internacional e desvalorização no mercado interno”, finaliza Irineu Lorini.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pós-colheita
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada