dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Evento  
WinterShow 2010: palestras abordam cultura do trigo, do combate a pragas à comercialização
Agroquímicos não elevarão a produtividade das plantas, seu uso apenas permite que as cultivares expressem todo o seu potencial genético
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cooperativa Agrária Agroindustrial
20/10/2010

Centenas de pessoas, entre estudantes, agrônomos, produtores rurais da região e cooperados da Agrária  compareceram ao Centro Cultural Mathias Leh, em Entre Rios, na manhã desta quarta-feira, 20, para participar do WinterShow 2010. Voltado a apresentar a tecnologia das culturas de inverno, para fortalecer o segmento, o evento é realizado desde 2004 pela Cooperativa Agrária (a cooperativa atua na pesquisa, produção e industrialização de trigo e cevada).

Ao saudar os participantes, o diretor-presidente da Agrária, JorgeKarl, destacou a importância das culturas de inverno e lembrou que, ao lado de tecnologia, o segmento, hoje, busca também padrões de qualidade – exemplificando, Karl mencionou que a maltaria da Agrária, a Agromalte, ampliada ano passado, alcançou entre agosto e setembro deste ano o padrão ISO 22.000 (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar). O dirigente cooperativista ressaltou ainda que a Cooperativa registrou outra conquista: prêmio no concurso da OCB e da revista Globo Rural, na categoria desenvolvimento sustentável.

Na primeira manhã de sua programação, o WinterShow trouxe temas voltados à produção de trigo. Especialista em fitossanidade, o agrônomo Dirceu Gassen abordou formas de combate às pragas que atingem aquele cereal, enfatizando os diversos tipos de corós. Ele iniciou sua apresentação rememorando as mudanças nos parâmetros da cultura, desde as características agrônomicas, como a altura das plantas (no passado consideradas boas se eram altas), até a produtividade e a rentabilidade,comentando que há algumas décadas mesmo um baixo desempenho no quesito quilos por hectare permitia ao produtor adquirir maquinário e veículos. Hoje em dia, conforme contextualizou, a rentabilidade exige maior atenção e perdas por pragas, em lavouras de alta produtividade,podem representar grande prejuízo ainda que não pareçam tão significativas à primeira vista. Mas no combate eficiente aos corós, Gassen enfatizou ser necessário levar em conta que os agroquímicos não elevarão a produtividade das plantas e que seu uso apenas permite que as cultivares expressem todo o seu potencial genético. O agrônomo ponderou, no entanto, que o agricultor não deve tentar economizar dinheiro utilizando doses abaixo do indicado para a eliminação das pragas e questionou: “O que é caro? – Caro é o que não traz resultado, é ter de fazer (aplicação) de novo”.  O ponto de partida – recomendou – é analisar que tipo de praga atinge a lavoura, qual o produto que deverá ser utilizado e a dosagem.

Na segunda palestra, outro tema para os triticultores: as mudanças nomercado global de trigo e seus reflexos no mercado brasileiro. Editor da publicação semanal “Safras e Mercado – Arroz e Trigo”, Élcio Amarildo Bento mostrou um panorama da cultura, com destaque para a evolução dos preços a partir de 2008. Ele ressaltou que a situação atual do segmento no Brasil se encontra sob alguma influência do contexto sulamericano, com preços baixos no Paraguai puxando também para baixo cotações no mercado nacional. Amarildo Bento antecipou que devido ao bom nível das reservas de dólar do governo não vê condições para elevação da moeda norte-americana neste momento e chamou a atenção para a necessidade de analisar como será a safra da Rússia, um dos grandes produtos em nível mundial (confira entrevista do especialista de Safras e Mercado ao site da grária.com.br, na matéria “Trigo: a questão do preço”).À tarde, a programação do WinterShow 2010 prosseguiu nos campos da FAPA. Pesquisadores da fundação de pesquisas da Agrária apresentaram palestras enfocando temas como produção de trigo, cevada, aveia e canola, entre outros. Os visitantes também puderam conferir estandes de empresas de agroquímicos e sementes e dinâmicas de máquinas. Na noite de hoje, o WinterShow prossegue com um encontro voltado a pesquisadores e à direção da Agrária: o lançamento oficial da cultivar de cevada cervejeira BRS Brau, da Embrapa, num encontro às 20h, na ARCA (associação de funcionários da Agrária, na Colônia Vitória). Nesta quinta-feira, 21, a programação recomeça às 8h30, no centro cultural, com as palestras “Transgenia em cereais de inverno” (Euclydes Minella / Embrapa Trigo) e “Gerenciamento de doenças na cultura do trigo” (FAPA).

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cultura de inverno
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada