dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Pastagem    
Época é ideal para adubação em pastos recuperados
Dentro da programação para recuperar pastagens, outubro e novembro são meses em que o produtor deve fazer a adubação
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
28/10/2010

A recuperação de pastos é uma medida importante na programação do pecuarista e tem muita influência na produção animal. Bons pastos oferecem alimentos de boa qualidade em quantidade adequada para o rebanho e podem ajudar a aumentar ou diminuir a produtividade tanto de carne quanto de leite. Pastos recuperados também são importantes para evitar a necessidade de abertura de novas pastagens em áreas florestais, porque fazem os produtores reutilizarem o mesmo espaço de forma consciente. Para que a recuperação seja feita com sucesso, o produtor precisa montar um cronograma ao longo do ano e saber quais são as melhores épocas para adotar cada medida. Os meses de outubro e novembro são ideais para a fase de adubação.

— A recuperação é muito importante para a retomada da produção de capim da área e, como consequência, manter a condição corporal dos animais melhor e melhorar o ganho de peso e rentabilidade. Ela é importante tanto para a melhoria da pastagem quanto dos animais que dela se alimentam. O trabalho de recuperação é feito o ano todo, através de um cronograma. No mês de março, fazemos uma avaliação da área para saber se é possível realizar a recuperação. Tem áreas de pastagem em que não é mais possível recuperar e tem que ir para a reimplantação. Depois vem a análise de solo, a adubação e correção. De maio a junho fazemos a calagem, em outubro e novembro a adubação de correção e após cada pastejo fazemos as adubações de cobertura — explica a pesquisadora Patrícia Oliveira Anchão, da Embrapa Pecuária Sudeste.

Nas situações em que não é mais possível fazer a recuperação, o pecuarista tem que trocar a espécie forrageira que ele utiliza ou plantar a mesma espécie novamente. A pesquisadora esclarece que a reimplantação da pastagem começa com a análise de solo nos mêses de março e abril, depois é feita a calagem em junho e julho, a compra de sementes e insumos e o plantio até meados de fevereiro. Ela alerta que para o fato de que a instalação de uma nova pastagem exige a realização do manejo adequado de acordo com cada tipo de pasto, fazendo um bom preparo de solo, escolhendo a espécie forrageira adequada para cada região, tipo de solo e espécie animal, além da compra de sementes de boa qualidade e plantio correto para garantir um bom estande.

— Essas medidas são fundamentais, mas só a recuperação e implantação de pastagem não garantem sucesso na produção de bovinos a pasto. É muito importante que haja também uma boa manutenção destas áreas de pastagem. Há a necessidade de o produtor ter entendimento do pasto como uma área de cultura. É muito importante que ele esteja atento ao manejo da fertilidade do solo e da planta forrageira para garantir sempre um alimento de boa qualidade e em quantidade para os animais — ressalta Patrícia.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Reniton Lourenço da Costa Júnior
28/10/2010 - 16:06
tive pouco tempo por enquanto para ler seu boletim, mas pelo visto e pelo conte·do desta matÚria, voces estÒo de parabÚns!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada