dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Construções Rurais e Ambiência    
O que é Ambiência Agrícola?
Avaliação dos impactos que as condições climáticas trazem para a produção agrícola em geral
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
José Antonio Delfino Barbosa Filho
22/07/2013

  

O intuito dessa primeira coluna é apresentar ao leitor a área de Ambiência Agrícola e suas divisões. Num primeiro momento, cabe a explanação do que é e onde podem ser aplicadas suas técnicas. Nas próximas colunas, serão abordados assuntos que incluirão tecnologias de monitoramento ambiental do macro e microclima de instalações zootécnicas e agrícolas, instruções de como proceder corretamente na instalação de equipamentos para medidas das variáveis ambientais, análise das condições de conforto térmico, utilização das ferramentas da Zootecnia de Precisão e questões relacionadas ao bem-estar animal e dos trabalhadores do campo.

Está claro, atualmente, que a atividade agrícola vem superando com grande êxito a maior parte dos obstáculos relacionados aos problemas de nutrição, sanidade e genética dos animais de produção, bem como no que diz respeito ao desenvolvimento de cultivares vegetais mais resistentes e produtivas. No entanto, no que se ferere aos aspectos de conforto térmico, há ainda uma grande lacuna a ser preenchida. Pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de tentar reduzir as perdas dos processos produtivos em função das condições do clima, haja visto que hoje em dia já lidamos com condições relacionadas às mudanças climáticas e que já não se tem mais a estabilidade e a definição exata de início e fim das estações do ano.

A Ambiência Agrícola surge justamente dessa necessidade de se avaliar os impactos que as condições climáticas trazem para a produção agrícola em geral e como na atividade agrícola se tem os setores de produção vegetal e animal a pesquisa em Ambiência também segue essa divisão. Uma parte dos estudos é direcionada à produção vegetal, denominada de Ambiência Vegetal e outra voltada para a parte animal, conhecida como Ambiência Animal. Além dessa divisão principal, tem-se ainda o estudo da Ambiência direcionado ao trabalhador rural que também é um usuário das instalações e, portanto, sofre da mesma forma os efeitos diretos das condições climáticas.

E possível observar então que independentemente do usuário da instalação agrícola, seja ele um animal de produção, um vegetal ou o próprio homem, o estudo da Ambiência será necessário, pois todos estão submetidos às condições climáticas da região (macroclima) e do interior da instalação (microclima), o que afetará de forma direta a quantidade e qualidade da produção. Sendo assim, fica evidente a importância das pesquisas direcionadas a esse novo setor de estudos, uma vez que o mesmo pode ser inserido em praticamente todos os outros setores de estudos da área de Ciências Agrárias, pois todos são influenciados diretamente pelos efeitos das condições climáticas.

Explorando um pouco mais cada setor de produção agrícola e a abrangência que a área de Ambiência possui, podemos destacar, por exemplo, a importância da mesma na produção vegetal, seja no que diz respeito à produção em estufas, viveiro de mudas, transporte de hortaliças e no armazenamento de frutas e grãos. Na produção animal ou zootécnica, destaca-se a importância relacionada ao conforto térmico dos animais, ao projeto e arquitetura das instalações, à busca de novos materiais de construção, ao dimensionamento e instalação correta de sistemas de climatização, ao monitoramento ambiental e ainda a aspectos relacionados ao bem estar dos animais.

No que se refere à Ambiência do trabalhador do campo, além deste freqüentar os mesmos ambientes dos demais usuários, vegetal e animal, podemos ainda observar a necessidade de estudos voltados, por exemplo, para o setor de Mecanização Agrícola, uma vez que existe uma climatização interna das cabines dos tratores e colhedoras, que provavelmente deverá garantir o conforto térmico do condutor durante sua jornada de trabalho.

Cuidados com o impacto das condições ambientais e com a redução de perdas na produção são imprecindíveis hoje na agricultura, deforma que a medida que se tecnifica deve se preocupar também com a qualidade do produto final e com o conforto e bem-estar dos animais de produção e do homem do campo. Apesar de relativamente nova, a área de Ambiência Agrícola tem produzido pesquisas relevantes e de aplicação direta nas propriedades rurais, o que tem feito com que a mesma seja divulgada e obtenha o reconhecimento que merece.

Artigo publicado originalmente em 04/11/2010

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
João Paulo
05/11/2010 - 11:59
Ëtima iniciativa da coluna por parte do Portal! Excelente a escolha do Prof. Barbosa Filho, que possui larga experiÛncia na parte de AmbiÛncia e Construþ§es Rurais, e certamente contribuirß muito para a difusÒo do conhecimento e das tÚcnicas relacionadas a essa ßrea do conhecimento!

Essa primeira coluna retrata com muita clareza a importÔncia da aplicaþÒo das tÚcnicas de ambiÛncia para a produþÒo animal e vegetal, em diversas escalas. Enriqueceu meus conhecimentos atuais e certamente despertou o meu interesse para as pr¾ximas colunas!

Danilo B. Garcia
05/11/2010 - 18:04
ParabÚns ao Portal pela iniciativa de uma coluna relacionada Ó ßrea.

José Delfino/Fátima
07/11/2010 - 10:19
ParabÚns pela reporagem! Mesmo leigos, percebemos a necessidade de pesquisas e explicaþ§es nessa ßrea.

Meirelane Chagas
10/11/2010 - 11:09
Ëtima a coluna.
Os conhecimentos em AmbiÛncia, sem d·vida, podem ser uma ferramenta importantÝssima no sucesso da atividade.

Francisco de Assis Lamar
13/11/2010 - 15:01
Realmente, muito boa a matÚria e de grande pertinÛncia,assunto muito pouco debatido e o momento Ú oportuno, pois Ú uma ferramenta de enorme utilidade para o setor,jß que trata de aspectos relacionados ao bem estß animal. S¾ posso dizer, PARAB-NS!Estou aguardando as proximas que com certeza serß melhor.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
5 comentários

Construções Rurais e Ambiência - Artigos já Publicados

Importância da ambiência na mecanização agrícola
26/04/2016

Operações pré-abate na piscicultura
20/08/2013

A qualidade do ar nas instalações zootécnicas
02/08/2013

A importância das variáveis fisiológicas no monitoramento do bem-estar animal
02/05/2013

Termografia como ferramenta de monitoramento do bem-estar animal
21/02/2013

Ambiência e bem-estar no pré-abate de suínos
19/07/2012

Sistemas agrossilvipastoris e o bem-estar de ovinos
30/05/2012

Ambiência e bem-estar animal na equideocultura
17/04/2012

A Avicultura e a Ambiência na Região Nordeste do Brasil
05/03/2012

A importância do bem-estar no pré-abate de ovinos e caprinos
04/01/2012

Importância da ambiência no transporte de alevinos de tilápia
03/08/2011

A importância do comportamento animal na ambiência
01/06/2011

O impacto das variáveis ambientais
11/02/2011

Ambiência e instalações zootécnicas
22/12/2010

Conteúdos Relacionados à: Mudanças climáticas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada