dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Integração Lavoura-Pecuária: oportunidade ou novos problemas velhos?
Os riscos e as conseqüências de um sistema integrado mal conduzido com estas atividades
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Leandro do Prado Wildner
11/11/2010

  

Que a integração lavoura-pecuária, em especial com a pecuária leiteira, para os agricultores familiares do Sul do Brasil, é uma excelente oportunidade para a evolução técnica do sistema de produção de grãos, da produção pecuária e para o aumento da renda da propriedade, ..... Ah! Isto é inegável!

Inegáveis são também os riscos e as conseqüências de um sistema integrado mal conduzido com estas atividades que, aliás, já começam a aparecer em muitas propriedades que aderiram a este sistema!

Com, apenas estas duas reflexões, e com o firme propósito de não deixar o solo suscetível à degradação, novamente, perguntamo-nos: Sem a observância do manejo adequado, tanto de solo, de plantas quanto de animais, poderemos re-editar um novo capítulo, fazer uma re-estréia da degradação dos anos 70? Poderíamos dizer ainda: “Erosão: o retorno”! Observando o que está acontecendo no campo, nos parece que SIM! Um grande, ululante e perigoso SIM!

Do final dos anos 60 e durante toda a década dos 70 e parte dos 80, vivemos um período marcado pela ocorrência de elevadas taxas de perdas de solo e água nas lavouras do Sul do país. Milhões de cruzeiros (da época) foram gastos com replantios (incluindo calcário, sementes, combustíveis e outros insumos), recuperação química, física e biológica do solo. As causas da erosão naquela época eram a mobilização excessiva (preparo) e a inexistência de cobertura do solo. Tal situação somente foi revertida com a diminuição gradativa da mobilização do solo (redução do preparo com a adoção do preparo reduzido) até chegar à mobilização somente na linha de semeadura e, por outro lado, o aumento gradativo da cobertura do solo até a cobertura total com a manutenção dos resíduos vegetais (palha) sobre o solo, caracterizando o plantio direto.

Com estas estratégias o Plantio Direto foi implantado e consolidado no Brasil, tornando-se referência internacional. Mediante a necessidade de aumentar a competitividade da atividade agrícola (produção de grãos) e buscar novas opoções econômicas, uma nova atividade foi agregada ao sistema grãos: a produção de pasto para produção de leite . Assim surgiu a integração lavoura-pecuária. Bom prá um, bom prá outro!

Em Santa Catarina, atualmente, a grande maioria das propriedades familiares tem atividade pecuária com ênfase na produção leiteira. Boa parte das propriedades que aderiram à produção leiteira representa um grupo de propriedades ou agricultores excluídos da suinocultura. A atividade leiteira não só evitou uma nova leva de excluídos do campo, como também viabilizou muitas propriedades familiares com a entrada mensal de recursos para o custeio e manutenção das necessidades básicas da família. No entanto, graças à “ganância”, que na maioria das vezes engana o homem, aliada à carência de informações e ao manejo inadequado dos animais (lotação, período de pastejo, etc.), a atividade leiteira está trazendo sérios problemas ao solo: o retorno da degradação do solo (erosão e compactação).

As patas dos animais em solo com umidade inadequada (umidade elevada) e a falta de cobertura do solo (animais rapam o pasto até o aparecimento das raízes) estão trazendo, novamente, o fantasma da degradação, da compactação do solo, diminuição da infiltração e armazenamento de água, enfim, A EROSÃO DO SOLO.

A integração lavoura-pecuária deve ser incentivada para viabilizar tanto a produção agrícola quanto a pecuária, seja nas pequenas quanto nas médias e grandes propriedades. No entanto é necessário o uso do manejo adequado para ambas as atividades (grãos e leite) de modo a promover um equilíbrio que beneficie tanto uma quanto outra e não provoque benefícios para uma em detrimento de outra.

Espécies de inverno (pastos e adubos verdes) são necessárias para a alimentação animal e cobertura do solo. Alimento? ... SIM! Palha? ... TAMBÉM! Pasto para alimentar o gado! Palha para amortecer o seu pisoteio e alimentar o solo!

 



 
 
 
 
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Pedro Luiz de Freitas - Embrapa Solos Rio de Janeiro
11/11/2010 - 10:28
ParabÚns Leandro pelas suas colocaþ§es. Concordo plenamente que depois de todos os esforþos que fizemos nas ·ltimas 3 dÚcadas, a degradaþÒo do solo, especialmente a erosÒo, ainda continue presente na paisagem rural brasileira. Sua principal causa, o preparo intensivo de nossos solos tropicais e subtropicais, algumas vezes necessßrias mas, quase sempre, totalmente dispensßvel, continua a ser utilizado no sul e no sudeste. Mas, pior ainda, caro Leandro, Ú a adoþÒo parcial do Plantio Direto, sem palha e sem rotaþÒo.

Ronaldo Trecenti
11/11/2010 - 10:32
Caro colega e amigo Leandro,

ParabÚns pela coragem, clareza e objetividade com que vocÛ levanta este problema. Na ILP a lvoura e a pecußria tem que ter peso 1:1 e a pastagem deve ser encarada com uma lavoura de produzir forragem (como vocÛ muito bem disse, capim, alimento para o gado e palha, alimento para o solo.
Grande abraþo.
RT

Claudio Post
11/11/2010 - 14:05
Parabens Leandro! Suas observaþaoes sÔo realmente muito preocupantes e estao se tornando cada vez mais freguentes e aqui no extremo oeste estß sendo usado, alem do manejo incorreto, estÒo usando a grade de arrastÒo e arrado.
Grande Abraþo

David Grespan
20/11/2010 - 18:30
Leandro,

Na sua opniÒo, alÚm da integraþÒo lavoura-pecußria, nestas regi§es nÒo poderia ser estimulado a integraþÒo lavoura-pecußria-floresta?

abraþo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Agricultura Familiar - Artigos já Publicados

O uso dos dejetos de suínos como fertilizante
29/04/2013

Momento de reorganizar metas no agronegócio do leite
08/02/2012

A piscicultura nas propriedades familiares de Santa Catarina
20/07/2011

Erosão do solo: exemplo no campo e catástrofes nas cidades - Parte II
06/05/2011

Erosão do solo: exemplo no campo e catástrofes nas cidades - Parte I
04/03/2011

Modelo matemático para avaliar impactos do uso e ocupação do solo nos recursos hídricos em santa catarina
20/12/2010

Controle Biológico Aplicado: alternativa para reduzir danos de lagartas no milho
17/09/2010

Variedade de milho para agricultura familiar
05/08/2010

Kit semeadura de adubos verdes: distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
01/07/2010

Mercados de produtos coloniais da região oeste de Santa Catarina
14/04/2010

A Agricultura Familiar precisa dos jovens
12/03/2010

Importância da Agricultura Familiar II
26/02/2010

Importância da Agricultura Familiar I
09/01/2010

Conteúdos Relacionados à: ILP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada