dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sistemas Sustentáveis de Produção      
Contribuição do Sistema Plantio Direto para a redução da incidência da soja louca II
Estudos apontam para uma relação entre a doença e a presença de plantas invasoras durante a entressafra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ronaldo Trecenti
28/02/2011

A soja louca II é uma grave anomalia que tem ocorrido nas plantações de soja em diversas áreas de lavoura pelo País, nos últimos anos, principalmente no Norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará. 

Esta anomalia causa deformações na planta que a impede de produzir vagens normais ou reduz a qualidade dos grãos colhidos por provocar retenção foliar e hastes verdes, resultando na redução da produtividade e na perda de qualidade da produção. Além de dificultar a colheita pode até comprometer o processo de armazenagem causando apodrecimento da massa de grãos.

A preocupação com este problema se agrava pelo desconhecimento do agente causal, o que impede que ações efetivas sejam tomadas para evitar a soja louca II. Inicialmente suspeitou-se que o agente transmissor poderia ser um ácaro preto que ocorre nas lavouras, geralmente associado a palhada que cobre o solo nas áreas com plantio direto.

Testes realizados em bioensaios através da inoculação de parcelas de soja com o ácaro preto coletado de áreas afetadas com a soja louca II não provocaram a contaminação das plantas, derrubando esta hipótese.

Nos dois últimos anos formou-se uma grande rede de pesquisa no Brasil para discutir o problema e tentar descobrir o motivo da anomalia e até o momento os estudos apontam para uma relação entre a soja louca II e a presença de plantas invasoras durante a entressafra. 

Outra hipótese que tem sido levantada é a presença de um agente causal tipo fitoplasma. Nesta safra as amostras já estão sendo coletadas em campo e analisadas pelos pesquisadores.

Experiências estão mostrando que a anomalia é mais grave e se manifesta em uma área maior quando a dessecação é feita perto da data de plantio da soja ou quando houve muita presença de plantas invasoras. Os efeitos mais brandos da soja louca II nesta safra estão confirmando as suspeitas dos pesquisadores. 

Nesta safra a seca foi maior e o cenário foi desfavorável para a formação de grandes quantidades de plantas invasoras. Isto pode explicar porque esta safra está tendo menos problemas com a doença do que a safra passada, em que a intensidade foi maior.

Observações de campo estão verificando menor incidência da soja louca II em áreas de lavoura que foram implantadas em rotação com milho consorciado com braquiária, onde ocorre excelente formação de palhada e redução de plantas daninhas de difícil controle, como por exemplo, o andropogon.

Em campo verificou-se uma maior incidência da soja louca II implantadas em áreas com alta infestação do andropogon, que é um hospedeiro do ácaro preto, o que levou alguns técnicos a recomendarem o manejo pós-colheita como uma prática para minimizar o risco dessa anomalia, porém, esta prática tem impossibilitado a formação de palhada, o que pode comprometer a sustentabilidade do sistema plantio direto (SPD).

O SPD é um sistema de cultivo que se baseia em três princípios fundamentais: ausência de revolvimento do solo ou revolvimento mínimo da linha de plantio, proporcionado pelo uso de máquinas apropriadas; biodiversidade, alcançada pela rotação de culturas e pela integração lavoura-pecuária; e cobertura permanente do solo, possibilitada pela produção de palhada pelos resíduos das culturas comerciais e/ou pelo cultivo de plantas de cobertura do solo.

Dessa forma, nas áreas cultivadas com feijão das águas ou com soja de ciclo precoce/médio, na região Centro-Oeste, torna-se imperativo o cultivo de milho e sorgo na safrinha, e/ou a implantação de plantas de cobertura do solo como, braquiárias, capim pé-de-galinha, milheto, crotalária, guandu etc., que além de produzirem palhada para o SPD, auxiliam no controle da soja voluntária e de plantas daninhas, que podem ser hospedeiras de pragas e doenças.

Nas áreas cultivadas com soja de ciclo tardio e/ou onde o clima não favorece o cultivo de safrinha e/ou de plantas de cobertura é imprescindível a eliminação das plantas voluntárias de soja e de plantas daninhas de difícil controle, potenciais hospedeiros de pragas e doenças, adotando-se o manejo pós-colheita, o qual é realizado através da aplicação de herbicidas de efeito total, não seletivos, geralmente à base de 2,4-D e glifosato.

A implantação das culturas de cobertura do solo pode ser realizada em sobressemeadura na soja, quando as folhas começam a amarelar, mas antes da sua queda, ou após a colheita do feijão ou da soja, através do plantio com semeadoras de trigo ou arroz.

A incorporação das sementes das plantas de cobertura com grade ainda é bastante utilizada na região, porém esta prática não é recomendada porque causa grande prejuízo a sustentabilidade do SPD, pois provoca a queima de matéria orgânica (6 a 8 toneladas de matéria seca por hectare) e a redução de até 90% da atividade biológica na camada superficial do solo, em especial de 0 a 5 cm, onde se concentra 80% dos microorganismos vivos do solo.

Outra possibilidade de implantação das plantas de cobertura é através do plantio consorciado com a cultura de safrinha, utilizando-se o Sistema Santa Fé (Embrapa), onde as sementes das espécies forrageiras (braquiárias) podem ser distribuídas a lanço antes do plantio, em milho ou sorgo com espaçamentos reduzidos do (0,45 a 0,50 m); podem ser misturadas ao adubo de plantio; podem ser misturadas ao fertilizante nitrogenado de cobertura (uréia), ou até mesmo sobressemeadas a lanço, aos 25 dias após o plantio.

Na implantação da planta de cobertura do solo deve-se observar se a mesma não é hospedeira da ferrugem e de outras doenças como o mofo branco e de pragas como os nematóides, que poderão atacar a próxima cultura a ser cultivada na área.

A orientação e assistência técnica de um engenheiro agrônomo, com conhecimento e experiência no SPD e no manejo das plantas de cobertura é indispensável para o cultivo de plantas de cobertura visando à formação de palhada, que é insumo fundamental para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola em países de clima tropical como o Brasil.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sistemas Sustentáveis de Produção - Artigos já Publicados

Queimadas e incêndios florestais são ameaças permanentes ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa
11/02/2014

Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar
20/01/2014

Integração lavoura-indústria-pecuária contribui para agricultura de baixo carbono
18/09/2013

PD: efeito da palhada no manejo do mofo branco da soja e do feijão
03/09/2013

Aprovada Lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
20/04/2013

Florestas plantadas no Distrito Federal
26/03/2013

Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades
16/02/2013

O papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e agroenergia
07/12/2012

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro e o Código Florestal
03/12/2012

Florestas plantadas no Distrito Federal
31/10/2012

Importância da palhada no Plantio Direto: faça chuva ou faça sol
24/09/2012

Economia Verde e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
27/08/2012

A falta de Seguro Agrícola pode ameaçar o sucesso do Programa ABC
19/03/2012

Sistemas sustentáveis de produção
07/02/2012

Economia Verde e o Sistema Plantio Direto
05/12/2011

Novo Código Florestal brasileiro: 1ª batalha - vitória do bom senso e da democracia
10/06/2011

Código Florestal brasileiro: dois pesos e duas medidas
15/04/2011

Contribuição do Plantio Direto para a melhoria da qualidade da água
24/01/2011

Prevenção e controle das queimadas
01/11/2010

Um inimigo cruel das áreas de Plantio Direto e de Integração Lavoura-Pecuária
01/10/2010

Desafios para a implementação do programa Agricultura de Baixo Carbono
03/09/2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono e o Sistema Plantio Direto
23/07/2010

Vazio Sanitário versus a produção de palhada para o Sistema Plantio Direto
09/07/2010

Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
11/05/2010

Plantio Direto de qualidade ganha incentivos
08/04/2010

Manejo de doenças e pragas no Sistema Plantio Direto
02/03/2010

Serviços ambientais gerados pelo Sistema Plantio Direto
30/01/2010

Sistema Plantio Direto
18/12/2009

Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola
04/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada