dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Bovinos Leiteiros  
Vacas holandesas bem adaptadas ao norte de Minas
Estudo comprova que o ambiente térmico da região não influi nas características fisiológicas, comportamentais e de pelame dos animais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
01/03/2011

Em uma região onde predomina o gado zebu, mais resistente que os animais europeus, o produtor já pode incluir em seu rebanho animais da raça holandesa, que garantem produtividade maior. Na dissertação “Efeito do ambiente térmico nas respostas fisiológicas, produtivas, características do pelame e no comportamento de vacas Holandesas puras por cruza no norte de Minas Gerais", realizada pelo Mestrado em Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA UFMG), a zootecnista Bárbara Cardoso da Mata e Silva apresentou dados que comprovam a adaptação da raça.


 
– Foram usadas doze vacas holandesas, predominantemente negras. Analisamos temperatura corporal, frequência respiratória e temperatura da superfície do terreno. As características observadas foram textura, comprimento e densidade do pelame. Já outro parâmetro analisado foi a atividade comportamental desses animais, como tempo de ruminação, ócio e tempo que permaneciam mais na sombra e no sol – explica.

De acordo com a zootecnista, o estudo foi realizado em duas fases do ano: na época entre julho e agosto, durante temperaturas mais amenas, e entre outubro e novembro, períodos de temperaturas mais elevadas. Segundo Bárbara, o resultado não apresentou influência do ambiente térmico nas vacas. 

– A temperatura na superfície do pelame e a freqüência respiratória foram consideradas normais. As características de pelame também foram adequadas para que os animais pudessem dissipar o calor. Também não houve diferença na atividade comportamental dessas vacas. Portanto, o que ficou concluído foi que os animais da raça holandesa são adaptados à região – diz.

Para Bárbara, ainda são necessários cuidados em relação ao calor, mesmo com a fácil adaptação dos animais. Ela afirma que os produtores devem ter a preocupação de proporcionar locais de sombra para as vacas.

– No período da tarde e em épocas onde ocorrem maiores incidências de radiação solar, eles devem buscar maneiras de melhorar as condições desses animais, pois é um período de temperaturas mais altas. Outra medida é distribuir o alimento em horários nos quais as temperaturas são mais amenas porque, com o aumento da temperatura ambiente, o animal ingere menos, o que diminui a produtividade – afirma a zootecnista.

Para mais informações sobre a adaptação das vacas holandesas no norte de Minas Gerais, basta entrar em contato com o ICA UFMG (38) 2101-7730.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jair Pelegrin
03/09/2012 - 23:17
Deixa ver: estão adaptadas mas tem que ter todos os cuidados como sombra e blá e mais blá...
Conclui com o que todos sabemos: não são adaptadas!!!
Vaca holandesa é boa para a Holanda, não para o sertão brasileiro.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Pecuária Leiteira
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada