dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Soja  
Ácaro pode ser causa de soja louca II
Pesquisadores da Fundação Chapadão estudam possibilidade de praga estar ligada à anomalia, que ainda tem causa desconhecida
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
03/03/2011

Novo distúrbio fisiológico da soja, a Soja Louca II vem deixando os produtores da região dos chapadões preocupados com uma possível queda de produtividade. A palestra “Soja Louca 2, Mais um Desafio em Nossas Lavouras”, que acontece no evento Tecnoagro, apresentadado pela Fundação Chapadão, nos dias 2 e 3 março, no Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, aborda o tema.

– A Soja Louca II é um distúrbio que promove uma maturação desuniforme nas plantas de soja, promovendo a queda de qualidade e de produtividade – afirma o engenheiro agrônomo José Roberto Pavezi.

Ele explica que não se tem certeza da causa até o momento. Mas os pesquisadores já podem afirmar que o fenômeno está associado às coberturas mortas, algumas gramíneas, que antecedem a cultura da soja no inverno.

– Há dois anos, já temos uma suspeita de que seja um ácaro, da ordem dos Oribatídeos. A pesquisa ainda não afirma, mas existe a possibilidade. Já existe um consenso a respeito da cobertura, ou seja, a palha que antecedeu a cultura da soja – diz o engenheiro.

Já em relação aos procedimentos contra a manifestação da Soja Louca II, Pavezi afirma que nenhuma pesquisa foi concluída. Por outro lado, o engenheiro diz que algumas fazendas adotaram cuidados com o manejo da cobertura de palha.

– Em algumas coberturas, pode-se diminuir o intervalo da formação de palha para formar uma palha mais leve. Além disso, deve-se evitar que ocorra uma formação muito espessa de palha de plantas daninhas. Seria mais o manejo de cobertura mesmo, que anteceda a cultura da soja.
Muitos produtores da região dos chapadões perguntam se há muita ocorrência dos problemas, segundo José Roberto, que afirma ainda ser maior essa ocorrência na região norte, onde se vê muitas plantas com sintomas parecidos no meio da lavoura.

– Nós encontramos plantas com sintomas semelhantes aos que ocorrem no Mato Grosso, norte do Mato Grosso, Tocantins, regiões mais baixas, Maranhão e até mesmo o Pará. Existem plantas com sintomas parecidos, mas se a causa é a mesma, ainda não sabemos – diz.

Pavezi explica ainda que, nessa safra, o inverno foi seco. Portanto, as coberturas de inverno ou mesmo as plantas daninhas não encontraram possibilidade de formar um volume grande de palha.

– A intensidade do problema foi menor que a do ano passado. Ele existe, mas em uma intensidade bem menor. Portanto, não está comprometendo tanto a produtividade como no ano passado – conclui.

Para mais informações basta entrar em contato com a Fundação Chapadão através do número (67) 3562-2032.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fabio Aquino
03/03/2011 - 08:17
Prezados,
Tomando por base a foto da soja com injuria e considerando que, normalmente, ßcaros OribatÝdeos nÒo sÒo causadores de injurias em plantas, creio que o problema da soja louca esteja associada a ocorrÛncia de ßcaro branco (Polyphagotarsonemus latus). Digo isto porque a injuria nas folhas Ú muito parecida com o que ocorre em feijÒo e pimentÒo. Se ainda nÒo foi investigado fica a sugestÒo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada