dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Safra  
Safra 2010/2011: produção de soja aumenta com sementes CD
Sojicultor que optou por cultivares Coodetec comemora resultados acima da média matogrossense
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
COODETEC
09/03/2011

Mesmo com atraso na colheita, muitos produtores de soja do Cerrado brasileiro estão satisfeitos com os resultados das lavouras. No Mato Grosso, por exemplo, as chuvas iniciaram em outubro, um mês depois do registrado em outros anos. Esse fato postergou a semeadura, mas, até a conclusão do plantio, chuvas regulares garantiram umidade suficiente para o bom desenvolvimento da cultura e, hoje, os agricultores que já colheram estão satisfeitos com a produção.

De acordo com último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado matogrossense deve ter uma produção 5,8% maior nesta safra, comparando com a safra 2009/2010. Ao todo, devem ser colhidas 19,8 milhões de toneladas de soja. Em média, o agricultor do Mato Grosso está colhendo 52 sacas por hectare, 2 sacas a mais que na safra anterior. Os produtores que optaram pelas sementes da Coodetec estão acima dessa média.

Em Nova Ubiratã, dois sojicultores, que semearam a cultivar CD 242RR, ultrapassaram 60 sacas por hectare. O agricultor, Luis Guarnieri, alcançou 62 sacas por hectare em uma parte da área e 66 sacas por hectare em outra parcela. “Tive outras variedades, neste mesmo talhão, que não atingiram essa produtividade. Tenho bastante problema com nematoides e essa cultivar resistiu bem. Soja precoce e sadia. Está aprovada”, destacou. Segundo Guarnieri, é a primeira vez que planta essa semente. Ele conheceu a variedade em um dia de campo da região. “Gostei e vou continuar com a soja CD, quero plantar também a cultivar CD 237RR, porque já vi resultados bons aqui na região e também resiste muito bem aos nematoides de cisto e galhas.”

Outro produtor de Nova Ubiratã, no Mato Grosso, que está satisfeito com a produção é Osvani Esser. Ele colheu 64,5 sacas por hectare de CD 242RR. Entre as características da variedade, que mais agradaram o produtor, estão a precocidade, sanidade, maturação uniforme e porte alto. “Comparando com outras cultivares, essa foi a lavoura mais bonita. Muito uniforme e consegui colher com 105 dias. Primeira vez que planto Coodetec e vou continuar. Precisamos acreditar mais em nossas pesquisas, nas sementes brasileiras,” argumentou.

Rondônia

No município de Cerejeiras, em Rondônia, o produtor de soja Juliano Salvador continuou apostando na CD 246RR. Por dois anos ele testou a cultivar e, nesta safra, aumentou a área, alcançando 62 sacas por hectare. “É uma variedade muito boa. Possui porte baixo, boa qualidade de grão e peneiras grandes. Mantém padrão de produção ao longo dos anos. Porém, o produtor deve ter sempre acompanhamento técnico. É uma semente que exige atenção e alta tecnologia.”

Salvador já plantou milho. Ele também optou por sementes CD. “Plantei o híbrido CD 384 em 100% da área. Tem mostrado bom desenvolvimento, mesmo com um veranico prolongado”, informou.

(Fernanda Benedito)

Sobre a Coodetec

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 34 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, de onde gerencia uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Safra 2010/2011
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada