dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Uva      
Técnicas aumentam produtividade de uva orgânica
Adubação orgânica não agride meio ambiente e cobertura das plantas previne aparecimento de míldio sem uso de “Calda bordalesa”
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
15/03/2011

O míldio, principal doença que ataca a plantação da uva Niágara Rosada, é combatido através da calda bordalesa, rica em sulfato de cobre, que provoca a diminuição da produtividade do solo. Para evitar esse problema, a Embrapa Uva e Vinho desenvolveu um modelo de produção orgânica da uva, que descarta o uso da calda e investe em adubação orgânica e cobertura das plantas. O projeto é desenvolvido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o pesquisador da Embrapa George Wellington Melo, a produção orgânica de uva na região faz muito uso da “Calda bordalesa” para a prevenção do míldio. Ele afirma que isso tem aumentado o teor de cobre no solo e, como conseqüência, diminuído a produtividade.

– A grande quantidade de cobre no solo afeta as plantas de cobertura e pode acarretar problemas de contaminação de água subterrânea. Além disso, o cobre, como metal pesado, é precursor de várias doenças – afirma o pesquisador. 

George conta que o trabalho com a Niágara Rosada começou em 2003 e partiu do princípio de que era preciso diminuir a quantidade de cobre aplicado no solo. Com isso, a Embrapa começou a trabalhar o solo e fazer a cobertura das plantas.

– Só utilizamos plantas de cobertura, como gramíneas e leguminosas, além da adubação orgânica. Contra a doença, fizemos a cobertura das plantas. Como o míldio precisa de água para se desenvolver, sem o molhamento da folha, conseguimos evitar o uso da calda bordalesa – explica George.

Melo diz ainda que esse tipo de produção gera um produto mais saudável, já que não utiliza nenhum tipo de agrotóxico. Além disso, não contamina o solo com o cobre e diminui o risco de problemas de erosão, pois o solo permanece sempre coberto.

Já a produtividade é alta. Segundo o pesquisador, somente nesse ano, a produtividade da região foi de 42 toneladas por hectare, número superior ao da produtividade de cultivos tradicionais e do sistema orgânico.

– Como no cultivo orgânico o produtor não consegue conviver bem com as principais doenças da região, principalmente o míldio, isso afeta muito a produtividade. Chega a diminuir mais de 50 por cento em relação à convencional. Portanto, esse sistema evita essas perdas causadas pelas doenças – diz George.

Wellington ressalta que, ao adotar a prática, o primeiro cuidado por parte do produtor deve ser com o solo. Deve-se trabalhar o solo sempre coberto, evitar que haja degradação da matéria orgânica e utilizar compostos orgânicos de boa origem. Além disso, deve-se ainda utilizar plásticos para a cobertura das plantas, investimento que gira em torno de 40 a 45 mil reais por hectare.

– Esses plásticos duram de sete a oito anos. Portanto, o produtor dilui o custo em oito anos e deixa de usar qualquer agroquímico. Isso é bom para o produtor e para o consumidor – conclui o pesquisador.

Para mais informações sobre a produção orgânica da Niágara Rosada, basta entrar em contato com a Embrapa Uva e Vinho através do número (54) 3455-8000.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marcio Armando - Brasília
15/03/2011 - 09:05
Fiquei feliz ao saber que chegamos Ó uma boa soluþÒo para a produþÒo de uva Nißgaras, evitando a utilizaþÒo de agroquÝmicos. + um avanþo importante, pois mesmo os produtores orgÔnicos ainda dependiam da aplicaþÒo da calda bordaleza, causando contaminaþÒo por cobre nos solos e ßguas.
ParabÚns Ó equipe da Embrapa Uva e Vinho por esta realizaþÒo!
Marcio Armando

Luis mario Ranzi
31/03/2011 - 10:04
Prezados Senhores,
Tenho uma chßcara em Palmas/TO, e gostaria de iniciar plantio comercial de uva orgÔnica. Gostaria de saber se nesta regiÒo o clima Ú propÝcio para este tipo de cultivo, e caso afirmativo, onde posso obter maiores informaþ§es.
Ateciosamente,
Luis Mario Ranzi
Chßcara SÒo Francisco
Km 11,8 - TO-020, Trecho: Palmas/Aparecida do Rio Negro
PALMAS/TOCANTINS
meu e-mail: marioranzi@yahoo.com.br

Juliana Royo
04/04/2011 - 10:11
Olß Luis Mßrio,

Sugiro que o senhor entre em contato com a Embrapa Uva e Vinho atravÚs do telefone(54) 3455-8000.

Atenciosamente,
Juliana Royo
Editora
Portal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada