dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Soja      
Alta produtividade através do equilíbrio
Tecnologias para aumentar produção estão relacionadas ao equilíbrio do solo e da planta como balanço nutricional, manejo integrado de pragas e plantio direto
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
17/03/2011

Equilíbrio é fundamental para conseguir sucesso. A frase que poderia ser tirada de um livro de auto-ajuda condiz mais à realidade da produção em campo do que a maioria pensa. Os produtores estão sempre em busca de tecnologias que aumentem a produtividade da lavoura e o conceito da maioria delas está ligada a uma palavra-chave: equilíbrio, do solo e da planta. É o que explica o  fitopatologista Renato Carrer Filho, coordenador de pesquisa da GVS.

O pesquisador diz que para alcansar altas produtividades como 80 sacas de soja por hectare, além de usar materiais com boa genética, é necessário prestar muita atenção na relação solo-planta-microambiente e lançar mão de tecnologias como plantio direto, manejo integrado de pragas, balanço nutricional georeferenciado e aplicação de produtos que melhorem a química e a microbiologia do solo.

— Os alicerces para se conseguir altas produtividades em qualquer cultura são três: o fator solo, fator genética da planta e o equilíbrio fisiológico. A gente sempre busca um equilíbrio solo-planta. Devemos salientar a parte química, física e biológica do solo. Na parte química, por exemplo, a gente busca o equilíbrio nutricional a fim de neutralizar radicais livres e o acúmulo de nitrogênio na seiva da planta que são situações que pre-dispõem o ataque de pragas e doenças — ressalta o fitopatologista.

Carrer Filho estará presente no GVS Tec, evento que acontece dia 19 de março na cidade de Cristalina (GO) e poderá tirar dúvidas dos agricultores presentes. Para melhorar a estrutura física do solo, ele diz que é importante agregar matéria orgânica e muitas vezes utilizar produtos que ofereçam ácidos húmicos ou fúlvicos. Tecnologias conservacionistas como o sistema plantio direto são ótimas regenerar a microbiologia do solo. O mesmo pode ser feito através do uso de produtos com tricoderma, rizobactérias, bacilos e alguns fungos.

O balanço nutricional é muito importante para que a planta se desenvolva adequadamente e atinja seu máximo potencial produtivo. Além da análise de solo tradicional, fundamental para compreender a real necessidade de adubação da área de produção, o pesquisador recomenda uma técnica moderna, o balanço nutricional georeferenciado.

— É uma interpretação feita com um software interno baseado na metodologia de desenvolvimento de várias pesquisas. As recomendações são feitas baseadas nas relações entre os nutrientes, a planta e os teores disponíveis no solo. A correção deve ser feita faixa a faixa, por grades, gerando uma economia de custo e melhora da produtividade — esclarece.

O ataque de pragas e doenças da cultura também têm influência direta na produtividade. O combate aos patógenos é muito importante e deve ser encarado de forma estratégica pelos produtores e o manejo integrado é uma solução muito boa, segundo Carrer Filho.

— A gente vê no dia-a-dia muitos produtos químicos sendo usados e na maioria das vezes com um pouco de excesso e, com isso, estamos intoxicando as plantas. Então, estamos em busca da desintoxicação das plantas através do Manejo Integrado de Pragas e Doenças para usar adequadamente os agrotóxicos — recomenda.

Plantio Cruzado
Outra opção para quem está buscando alta produtividade é fazer o plantio cruzado da soja, diz o fitopatologista. O novo sistema ainda é pouco utilizado no Brasil, é novidade para a maioria dos produtores e ainda é um pouco desconhecido inclusive pelos pesquisadores brasileiros. A ideia central da tecnologia é aumentar a produtividade dobrando a população de plantas por metro quadrado.

— A gente tem que levar em conta alguns cuidados. Como você tem uma população muito alta, tem que ter um manejo diferenciado. Tem que fazer uso mais cedo de produtos contra a ferrugem e usar condicionadores de solo para que o produtor não tenha problemas de patógenos. É importante usar os reguladores para a planta ficar com um sistema radicular bem desenvolvido e diminuir os nós das hastes principais, sem ficar uma soja caneluda e não acamar — ensina.

Ele recomenda ainda outros cuidados como o uso de alguns indutores de resistência, aminoácidos para o sistema radicular ou para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Segundo o pesquisador, a nova tecnologia já está sendo testada e os primeiros resultados serão divulgados na revista que antecede o 2º GVS Irriga, evento que acontece em agosto.

Os interessados em mais informações sobre a tecnologia devem entrar em contato com a GVS pelo telefone (61) 3601-1556.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada