dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal    
Técnicas aumentam eficiência de fertilizantes
Aplicações localizadas ou antecipadas, assim como rotação de culturas e outros cuidados de manejo, garantem o sucesso da lavoura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
28/03/2011

Para tentar aumentar a produtividade, muitos produtores investem em fertilizantes, aumentando cada vez mais as doses. Mas, segundo o especialista em geoprocessamento e diretor da Tecfértil José Francisco da Cunha, em vez de simplesmente aumentar a quantidade de fertilizantes, os agricultores devem buscar um sistema produtivo adequado. Com o objetivo de auxiliar os produtores, o especialista abordou o tema “Fertilizantes: quando, onde e como aplicar” na última Passarela da soja, que aconteceu no dia 12, em Roda Velha, na Bahia. Mas, de acordo com José Francisco, os fertilizantes continuam sendo necessários.

– Normalmente, os solos brasileiros são muito pobres, sendo necessário o uso de fertilizantes. De um modo geral, o modo de aplicação do fertilizante pode ser muito variado. Em solos com fertilidade já construída e bom sistema de produção, pode-se usar a reposição dos nutrientes que são exportados. Então, pode-se fazer a antecipação da adubação em uma cultura, visando o resíduo que ela deixa para a cultura seguinte e assim por diante – explica Cunha.

O diretor diz ainda que, em solos com boa fertilidade, os produtores podem realizar a adubação a lanço. Já em relação a outros elementos, pode-se complementar a nutrição via foliar.  Ambos tornam mais eficiente o uso de fertilizantes.

– Em solos com fertilidade muito baixa, o mais comum é fazer a adubação no momento do plantio da cultura. Entretanto, existem sistemas mais eficientes, através dos quais podemos antecipar o uso dos fertilizantes, sendo aplicados a lanço, com menos custos operacionais, ou na cultura que antecedeu, alcançando um maior desempenho das duas – afirma.

Existem ainda formas de otimizar o aproveitamento do solo. Para o especialista, o maior cuidado que o produtor deve ter é em relação ao uso de ureia. Ele explica que a ureia deve ser enterrada a 5 cm abaixo do solo e aplicada em condições onde haja, pelo menos, 20 mm de chuva. Isso faz com que a própria água incorpore o fertilizante no solo e evita perdas.

– Com relação ao fósforo, em solos de fertilidade alta, as perdas são praticamente mínimas, pois se trabalha com a reposição do que as plantas levam embora na hora da colheita. Portanto, se o solo é pobre, a recomendação é que se aplique o fertilizante localizado, minimizando as perdas. Porém, se o solo já tiver fertilidade boa, a aplicação pode ser a lanço antecipado – afirma José Francisco.

No caso do potássio, em condições favoráveis para sua perda, como solos arenosos e alta precipitação, é necessário fazer seu parcelamento, segundo o especialista. Já para ganhar eficiência, é importante conseguir produzir bastante palha através de milho com alta produtividade ou introdução das braquiárias, que incorporaram o potássio que naturalmente é perdido. O diretor destaca então a preocupação que o produtor deve ter em buscar um sistema produtivo que possa proporcionar condições de atingir altas produtividades.
 
– Não são somente os fertilizantes que proporcionam isso. Só o aumento da dose de fertilizante não vai proporcionar o aumento da produtividade se você tiver outros fatores limitantes, como o impedimento físico do solo para o crescimento de raízes ou impedimento devido a uma possível calagem que não está corrigindo adequadamente o solo. Então, o mais importante é que possamos fazer rotação de culturas com sistemas que maximizem as reservas de nutrientes no solo – orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Tecfértil através do número (19) 3836-2261.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada