dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Pecuária    
Lableite ganha segunda linha de equipamentos
Laboratório recebeu uma segunda linha completa de aparelhos para análise do leite. Equipamentos vão dobrar a capacidade, evitar a interrupção das análises em caso de falhas e incrementar condições para credenciamento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Clima Temperado
28/03/2011

O Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado recebeu nesta semana uma nova linha completa de equipamentos para ser somada à atual, o que vai permitir a duplicação da capacidade de análise do laboratório e vai assegurar a manutenção das análises – com duas linhas, mesmo se um dos equipamentos apresentar falha, sempre haverá uma outra máquina disponível para garantir a continuidade dos trabalhos.

A segunda linha, assim como a primeira, é toda importada e é composta por um contador de bactérias e um equipamento para composição em células somáticas. Ambos foram produzidos nos Estados Unidos e adquiridos com recursos de uma concorrência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Todos os equipamentos presentes na primeira linha também fazem parte da segunda. Na prática, trata-se de uma duplicação da estrutura.

Instalado em 2005, o Lableite foi o 9° laboratório de qualidade leiteira instalado no Brasil. Automatizado, com estrutura de primeiro mundo, o laboratório conta com o padrão ISO 17.025. Atualmente, a capacidade é de 30 mil análises mês, o que vai dobrar com os novos equipamentos.

Credenciamento MAPA

A aquisição incrementa o atendimento às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a entrada do laboratório na Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL). Almejado desde 2007, o credenciamento na RBQL fará o Lableite ser a primeira estrutura pública do Rio Grande do Sul apta a emitir laudos oficiais sobre a produção leiteira. A auditoria do MAPA para verificar o atendimento das normas será feita nos dias 29 e 30 deste mês.

“O Lableite é a concretização do projeto de pesquisa em leite da Unidade e sua certificação [na RBQL] fará o laboratório ter um importante papel na região, ajudando e facilitando o trabalho dos produtores de leite”, analisa a pesquisadora Maria Edi Rocha Ribeiro, responsável pelo laboratório.

Com o credenciamento, os produtores da região sul do estado poderão enviar suas amostras para serem analisadas nas duas linhas de equipamentos do laboratório. Como a regulamentação federal exige que pelo menos duas amostras de leite de cada produtor passem por avaliações a cada mês, a idéia será facilitar o processo para a comunidade leiteira da região, que terá uma opção para a análise além de Passo Fundo – única cidade do Rio Grande do Sul onde são feitas as análises atualmente.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Análise de Resultados
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada