dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Evento    
Eficiência do gigantismo na Agrishow 2011
Boa parte dos produtos está sendo lançada durante a mostra e, apesar de seu elevado valor, tem grande procura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agrishow 2011
06/05/2011

Quem percorre a Agrishow 2011 - Feira Internacional da Tecnologia em Ação se surpreende com as dimensões dos equipamentos agrícolas expostos na maioria dos estandes. Boa parte desses produtos está sendo lançada durante a mostra e, apesar de seu elevado valor, tem grande procura. A eficiência dessas grandes máquinas, e a rapidez com que realizam as tarefas, levam muitos produtores a, ao menos, considerar sua aquisição. O conceito da utilidade dessas máquinas tem como base a necessidade de colher rapidamente lavouras de soja ou de milhos em condições de clima adequados. Em um país como o Brasil que produz 72 milhões de toneladas de soja e 56 milhões de toneladas de milho, a colheita é uma operação de guerra, segundo afirmam os produtores. São apenas dois meses para retirar os grãos do campo e os depositar em segurança nos armazéns ou silos.

Plantadeira e colhedora de grãos

Segundo diretor superintendente da Marchesan, João Carlos Marchesan, sua empresa oferece a maior plantadeira de grãos do mercado, para o plantio simultâneo de 35 linhas, que permite plantar uma área de 165 hectares/dia. A vantagem, em sua opinião, é que o produtor pode aproveitar a chamada “janela de plantio”, ou seja, o breve período em que o índice de umidade e de calor são perfeitos para essa tarefa.

Se é possível plantar uma lavoura tão rapidamente, também a colheita pode ser feita com a mesma presteza.  A GTS exibe uma colheitadeira de 26 linhas com espaçamento de 52,5 cm. O investimento para esse equipamento é de pelo menos R$ 230 mil. Somado a isso, será necessária a aquisição de um trator compatível para o arrasto da colheitadeira, custo adicional de cerca de R$ 900 mil.

Colhedora e enfardadora de algodão

Uma das principais novidades da Agrishow 2011 é a Colhedora de Cesto 7760 John Deere, equipamento capaz de colher e enfardar algodão ao mesmo tempo. A automotriz tem a vantagem de executar as tarefas sem a necessidade de paradas para descarregamento, pois ao mesmo tempo que em colhe, agrupa a colheira em cilindros de 2.500 kg e embala o algodão com capas de poliéster. Devidamente protegido, o produto pode permanecer no campo por algum tempo ou mesmo ser transportado para as algodoeiras, onde é submetido ao beneficiamento final.
Secador de grãos
A empresa catarinense Benecke, de Timbó (SC) desenvolveu um equipamento que elimina o risco de contaminação e perda de qualidade de grãos como soja, milho e amendoim, o que permite economia de até 50% de lenha ou qualquer outra biomassa. O processo se dá pela produção de vapor que se transforma em energia térmica evitando que os subprodutos liberados pela queima da biomassa se incorporem aos alimentos. O produto foi lançado no fim de 2010 e é fabricado de maneira customizada, de acordo com a demanda e da biomassa disponível na propriedade ou região. Já está presente em algumas cooperativas e está exposto na Agrishow 2011.

Pureza do café

Garantir a pureza de um café torrado e moído não é tarefa fácil. Para poder dar esse tipo de garantia, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) realiza uma análise extremamente complexa de elevado custo. Com o objetivo de simplificar e baratear esse processo, o pesquisador da Embrapa Washington Luiz de Barros Melo desenvolveu um equipamento capaz de detectar impurezas no produto em apenas 20 segundo. O Ali-C está exposto no estande da Embrapa na Agrishow e sendo comercializado em ocasião oportuna, uma vez que o Ministério da Agricultura baixou uma norma, a resolução IN16, que proíbe a comercialização de café torrado e moído com resíduos de qualquer espécie.

Valtra fala sobre mercado chinês

Ribeirão Preto, 04 de Maio de 2011 – Durante a coletiva de imprensa que realizou na Agrishow 2011 – Feira Internacional da Tecnologia em Ação os porta-vozes da Valtra Paulo Beraldi, diretor Comercial da empresa, e Jack Torreta, gerente de Marketing de Produto da AGCO, comentaram que o Grupo AGCO adquiriu recentemente uma empresa de colhedoras na China e tem a ideia de trazer para o Brasil peças chinesas a preço competitivo. “O pessoal [da China] tem muito a nos ensinar e precisamos estar preparados para ter custos mais competitivos”, reforça o gerente. Nesse interim, Torreta comenta que a multinacional tem um sistema global de compras e os chineses fazem parte dele há muitos anos, o que não muda o fato de terem de manter algumas peças em estoque para entrega imediata que são produzidas aqui no Brasil. Além disso, por conta do sistema de compras, a AGCO não acredita que essas importações mudarão o comércio nacional.

Para a freira, a Valtra tem expectativa de vendas de 15% a mais do que no ano passado e crescimento de 30% na venda de colheitadeiras. “A Agrishow corresponde, normalmente, a 1 ou 1,5 mês de vendas da fábrica”, comenta Beraldi.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada