dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Evento  
Caravana Copa Orgânica completa três meses de estrada
Eventos ajudam a preparar produtor, empresário e consumidor para o crescimento do setor de orgânicos; falta de investimentos ainda é entrave
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Caravana Copa Orgânica
25/05/2011

Com a intenção de realizar a primeira Copa do Mundo Verde no Brasil em 2014, medidas estão sendo tomadas pelos Governos para transformar esse desejo em realidade, entre elas, ações para alavancar o consumo de produtos orgânicos. O mercado passa por um momento de expansão com um faturamento em torno de R$ 400 milhões por ano e pode dobrar até o evento. 

Para contribuir com a preparação de agricultores e profissionais da área para a realização de uma Copa Verde o Instituto BioSistêmico (IBS) com o patrocínio do SEBRAE Nacional e  outras empresas privadas, como a Surya do Brasil e a DVA-Azamax, lançou o projeto Caravana Copa Orgânica, que vem percorrendo as cidades sedes da copa desde fevereiro deste ano. 

O projeto, que tem o propósito de difundir informações sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos, é um evento itinerante e já visitou 24 cidades em 6 estados do Brasil.
 
Por meio de cursos e palestras, a Caravana Copa Orgânica disponibiliza aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações para iniciar ou aumentar a produção, além de melhorar a qualidade dos produtos orgânicos; orienta e auxilia empresários para investir no setor e também conscientiza os consumidores, esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
  
Revelando os desafios do mercado orgânico e suas necessidades, 1400 pessoas participaram dos eventos até o momento. Nos cursos, nota-se um grande número de produtores convencionais que pretendem mudar o sistema de cultivo para orgânico. Porém, em muitos casos, percebe-se a falta de conhecimento e apoio. Essa mesma necessidade é sentida nas palestras para empresários que solicitam mais encontros e uma maior integração com os fornecedores.
 
Com um grande potencial para o desenvolvimento do mercado de orgânicos, o Brasil já caminha para essa nova realidade. Algumas cidades visitadas já possuem projetos direcionados a orgânicos, mas ainda há carência de informações quanto a produção e comercialização destes produtos, como explica a coordenadora da Caravana Copa Orgânica, a Eng. Agra. Priscila Terrazzan

— Percebemos nas Capitais uma alta demanda pelos produtos orgânicos entretanto, os consumidores e empresários não sabem onde encontrar este tipo de produto. Do outro lado, temos os produtores que não conseguem escoar sua produção e, têm receio de aumentá-la pela dificuldade de comercialização. Aqui a Caravana está começando a aproximar estes agentes da cadeia pois o mercado de produtos orgânicos funciona diferentemente do mercado de produtos convencionais e, as relações comerciais devem ser estabelecidas com maior proximidade e participação de todos os elos da cadeia.

Chegando na metade do caminho, a Caravana já percorreu 27.319 km nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Contando com veículos equipados e personalizados, segue agora para o Nordeste – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, depois passa por Rio de Janeiro e finaliza o ciclo de eventos no Amazonas. A apresentação dos resultados será realizada durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP, que acontece em julho.

Abrindo caminhos para que os produtos orgânicos do Brasil sejam reconhecidos e cheguem onde o comerciante e os consumidores estão em cada cidade, em cada capital, a Caravana Copa Orgânica ajuda a escrever uma nova história, traçando novos rumos para o setor.

Tudo sobre a Caravana Copa Orgânica: www.caravanacopaorganica.com.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada