|
|
Caravana Copa Orgânica
25/05/2011
|
Carregando...
Com a intenção de realizar a primeira Copa do Mundo Verde no Brasil em 2014, medidas estão sendo tomadas pelos Governos para transformar esse desejo em realidade, entre elas, ações para alavancar o consumo de produtos orgânicos. O mercado passa por um momento de expansão com um faturamento em torno de R$ 400 milhões por ano e pode dobrar até o evento.
Para contribuir com a preparação de agricultores e profissionais da área para a realização de uma Copa Verde o Instituto BioSistêmico (IBS) com o patrocínio do SEBRAE Nacional e outras empresas privadas, como a Surya do Brasil e a DVA-Azamax, lançou o projeto Caravana Copa Orgânica, que vem percorrendo as cidades sedes da copa desde fevereiro deste ano.
O projeto, que tem o propósito de difundir informações sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos, é um evento itinerante e já visitou 24 cidades em 6 estados do Brasil.
Por meio de cursos e palestras, a Caravana Copa Orgânica disponibiliza aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações para iniciar ou aumentar a produção, além de melhorar a qualidade dos produtos orgânicos; orienta e auxilia empresários para investir no setor e também conscientiza os consumidores, esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
Revelando os desafios do mercado orgânico e suas necessidades, 1400 pessoas participaram dos eventos até o momento. Nos cursos, nota-se um grande número de produtores convencionais que pretendem mudar o sistema de cultivo para orgânico. Porém, em muitos casos, percebe-se a falta de conhecimento e apoio. Essa mesma necessidade é sentida nas palestras para empresários que solicitam mais encontros e uma maior integração com os fornecedores.
Com um grande potencial para o desenvolvimento do mercado de orgânicos, o Brasil já caminha para essa nova realidade. Algumas cidades visitadas já possuem projetos direcionados a orgânicos, mas ainda há carência de informações quanto a produção e comercialização destes produtos, como explica a coordenadora da Caravana Copa Orgânica, a Eng. Agra. Priscila Terrazzan
— Percebemos nas Capitais uma alta demanda pelos produtos orgânicos entretanto, os consumidores e empresários não sabem onde encontrar este tipo de produto. Do outro lado, temos os produtores que não conseguem escoar sua produção e, têm receio de aumentá-la pela dificuldade de comercialização. Aqui a Caravana está começando a aproximar estes agentes da cadeia pois o mercado de produtos orgânicos funciona diferentemente do mercado de produtos convencionais e, as relações comerciais devem ser estabelecidas com maior proximidade e participação de todos os elos da cadeia.
Chegando na metade do caminho, a Caravana já percorreu 27.319 km nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Contando com veículos equipados e personalizados, segue agora para o Nordeste – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, depois passa por Rio de Janeiro e finaliza o ciclo de eventos no Amazonas. A apresentação dos resultados será realizada durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP, que acontece em julho.
Abrindo caminhos para que os produtos orgânicos do Brasil sejam reconhecidos e cheguem onde o comerciante e os consumidores estão em cada cidade, em cada capital, a Caravana Copa Orgânica ajuda a escrever uma nova história, traçando novos rumos para o setor.
Tudo sobre a Caravana Copa Orgânica: www.caravanacopaorganica.com.br
|