dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Ovinos      
ILPF em ovinos: animais são mais seletivos
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com caprinos e ovinos exige mesmos cuidados de sistema adotado para bovinos e promete atender à seletividade dos animais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
08/08/2012

Para facilitar a vida do produtor rural e melhorar cada vez mais a qualidade da produção, seja animal ou vegetal, diferentes sistemas de produção são estudados para gerar informações cada vez mais relevantes para o homem do campo. Um desses sistemas é a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que promete facilitar a vida do produtor de ovinos a partir do momento que não exige diversas renovações de pastagem. Segundo Tânia Luisa Maldaner, pós-graduanda da Universidade de Brasília (UNB), os cuidados de manejo no ILP, seja para bovinos, caprinos ou ovinos, são praticamente os mesmos. A única diferença é que caprinos e ovinos exigem alguns cuidados a mais, pois eles são animais mais seletivos que os bovinos.

— Com relação à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, devemos tomar cuidado com as árvores que implantamos porque, dependendo da espécie, os animais podem vir a comer o caule das árvores e morrer. Já em relação ao pasto, o Tifton 85 seria uma pastagem boa para fazer a integração — afirma a pós-graduanda.

Com relação às árvores mais indicadas, Tânia explica que as frutíferas, como a manga e a laranja, seriam um empecilho. Isso porque, às vezes, os animais podem vir a comê-las, já que a casca é palatável. Já o eucalipto não apresenta problemas até certa altura porque eles não conseguem comer as folhas.

— A Integração Lavoura-Pecuária traz várias vantagens. Uma delas é a renovação da pastagem. Se tivéssemos uma pastagem normal, teríamos que ficar renovando a pastagem de tempos em tempos. Quando fazemos a ILP, renovamos e adubamos o solo dessa pastagem, não sendo mais necessária a renovação — diz.

Tânia afirma ainda que o sistema exige os mesmos cuidados, tanto para ovinos, quanto para bovinos, principalmente quando a questão é cuidar bem da pastagem. Como exemplo, ela fala que, ao fazer a lavoura no período da chuva, deve-se deixar os animais em um espaço menor.

— A lavoura deve ser feita em outro espaço e, nesse espaço, colher o milho ou o que for. Depois, na época da seca, os produtores vão utilizar esse espaço para colocar os animais. Portanto, os cuidados são os mesmos de uma pastagem normal. Diferenciam-se apenas na época da integração, ou seja, os animais devem ficar em outro espaço quando as plantas estiverem em um período no qual eles possam comer suas folhas — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a UNB através do número (61) 3107-3300.

Reportagem exclusiva publicada originalmente em 01/06/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luis Henrique
02/06/2011 - 12:10
A reportagem indica o uso de Tifton 85 que Ú propagada apenas por mudas, na forma vegetativa.
Isto inviabiliza qualquer implementaþÒo de pastagem em ßreas maores, mais extensivas, pela dificuldade do processo.
Deveriam verificar esta situaþÒo e recomendar uma espÚcie que produz sementes.

Mauro Sartori Bueno
03/06/2011 - 11:18
Recomendo o uso de capins do gÛnero Panicun,como o ARUANA, pois sÒo propagados por semente, tem rßpido estabelecimento e tem porte baixo. Em solos corrigidos e de boa fertilidade produzem forragem de ¾tima qualidade.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Caprinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada