dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Mandioca        
Aipim sustentável e livre de agroquímicos
Produção da cultura em sistema agroflorestal promete ser sustentável e mais barata para o produtor, além de gerar um produto único no mercado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
29/10/2013

A busca pela sustentabilidade e por ações que agridam menos o meio ambiente vêm se tornando pontos importantes, tanto para cidade, como para o campo. Um sistema que visa buscar a sustentabilidade e a produção de alimentos mais naturais é a produção de aipim em sistema agroflorestal. O sistema promete ter baixo custo e produzir uma raiz diferenciada no mercado, já que não utiliza agroquímicos. Segundo Enilto de Oliveira, pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), alguns produtores de Florianópolis, por exemplo, trabalham com a produção de aipim associada à produção de carvão vegetal.


 
— Eles tinham uma lavoura de aipim. Dentro dessa lavoura de aipim, eles estabeleceram o plantio. Existe ali um banco de sementes de bracatinga, uma árvore que entre 6 e 12 anos já pode ter corte para produzir carvão vegetal. Então, esses produtores deixam a bracatinga germinar no meio da cultura da mandioca e, quando fazem a limpeza do aipim, deixam algumas árvores de bracatinga e vêm cultivando então um sistema de consórcio — conta o pesquisador.

Dentro daquele sistema, ele explica que existe uma lavoura de aipim e plantas, geralmente com um espaçamento de 1m por 1m. Além disso, eles utilizam uma cultivar adequada, nesse caso a oriental, conduzindo assim a lavoura de aipim e a plantação de bracatinga.

— O aipim é colhido então com 8 meses, mas o cuidado com as árvores de bracatinga continua, já que essa é a árvore que produzirá o carvão mais à frente. Esse aipim é vendido para consumo in natura, mas têm partes dele que serão colhidas apenas com 2 anos — afirma.

Oliveira diz que, ao final do segundo ano, o aipim é colhido não mais para consumo in natura, mas é destinado para a produção de farinha. Nessa ex-lavoura de aipim passa a crescer a floresta de bracatinga por uns 9 ou 10 anos. Depois, os produtores cortam, produzem o carvão e reiniciam o sistema. Com isso, o grau de sustentabilidade desse sistema é bastante elevado.

— Pensando principalmente na produção de farinha, o produtor deveria pensar em vender esse produto como um produto diferenciado. É uma farinha praticamente orgânica, sem agroquímicos, e deve possuir outras peculiaridades que ainda vamos investigar. O benefício para o produtor seria então produzir um sistema que preserva o meio ambiente e produz uma farinha única — conclui o pesquisador.

De acordo com ele, a produtividade do aipim em sistema agroflorestal ainda é baixa em função do meio e da forma como essa raiz se desenvolve. Em um sistema convencional, a produtividade e o padrão de raízes seriam melhores. Oliveira acredita que seria possível manter o padrão agroflorestal e, ao mesmo tempo, fazer algo para melhorar o padrão das raízes e a produtividade. Essa produtividade menor poderia estar associada a um estande que poderia ser melhorado diminuindo um pouco o espaçamento, por exemplo.

— Por outro lado, esse sistema traz mais segurança que o sistema de cultivo tradicional, ou seja, produz pouco, mas é garantido. Além disso, tem baixo custo até mesmo pelo fato de não utilizar agroquímicos. Já o sistema convencional, portanto, do ponto de vista econômico, é mais rentável, mas tem maior custo — diz.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (48) 3239-5500.

 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 15/06/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada