dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Aves    
Controlador de luz gera economia em aviário
Equipamento automático simula início e final do dia, diminuindo stress das aves e gastos com energia elétrica
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
27/07/2011

Na avicultura, a luz elétrica tem grande utilidade. Ela é utilizada para manter as aves ativas e influenciar diretamente na produção de ovos. É a chamada avicultura de rampa. Há algum tempo, esse trabalho era feito manualmente. Quando chegava a hora de ligar ou desligar a luz, o produtor ia para o galpão e fazia essa tarefa. Um tempo depois, começaram a surgir alguns aparelhos eletrônicos que realizavam o trabalho, desde que programados. No entanto, para evitar que a luz seja acesa e apagada bruscamente, a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu o Dimmer IEM-LUX, em parceria com um inventor. O aparelho nada mais é que um controlador automático de luminosidade, de aproximadamente 25cm x 25cm, que promete simular o início do dia ou a chegada da noite.

— O que o Dimmer faz é otimizar a utilização da luz dentro do galpão. Ele liga a luz na hora programada aos poucos, simulando o início do dia. Para o momento que estiver programado o final do período de luz, a luz diminui até ser apagada, simulando o final do dia — conta Marcio Saatkamp, analista da área de transferência de tecnologias da Embrapa Suínos e Aves.

Segundo ele, o primeiro benefício do aparelho é a redução do stress dos animais, já que a luz liga e desliga aos poucos, evitando qualquer tipo de choque para as aves. Além disso, o produtor consegue ainda economizar energia.

— O Dimmer também armazena em uma memória tudo o que acontece durante o lote. Ele tem capacidade para 6 mil registros, o que equivale a mais de um lote. Outra coisa interessante é que ele trabalha com compensação de luz em relação à luz externa — explica o analista.

Para ele, os primeiros cuidados devem ser com a instalação, que deve ser feita por técnicos. O segundo passo é a questão da regulagem. Deve-se ter cuidado também com o profissional que irá manejar o aparelho, pois o programa de luz inserido não deve ser alterado. Além disso, são exigidos apenas os cuidados normais utilizados em aviários com equipamentos.

— Deve-se ter cuidado com descargas elétricas e evitar que caia água no equipamento, ou seja, cuidados básicos normais — diz Saatkamp.
 
A Embrapa desenvolveu o equipamento com um parceiro. Já a comercialização do produto é feita pela empresa Inobram Automações que, além de comercializar o equipamento, oferece a assistência técnica. O preço gira em torno de R$1.000.

— Esse é o preço do equipamento que suporta uma carga de 10.000V, o que significa ter 100 lâmpadas de 100W. Esse é o preço dele instalado. No entanto, uma região mais longe tem despesas de frete maiores. Já produtores que possuem vários aviários e precisam comprar vários aparelhos, podem negociar o preço. Portanto, o valor varia para mais ou para menos — diz o analista.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves através do número (49) 3441-0400.

 

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
DERCIDES IZIDORO
26/10/2014 - 21:53
Qual seria o custo para instalar equipamentos em dois aviários de pequeno porte na cidade de Joaquim Távora Pr

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Avicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada