dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal    
Conceito 4C para bom aproveitamento de fertilizantes
Fonte, dose, época e local corretos devem ser respeitados, além do uso de semente adequada e rotação de cultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
08/08/2013

Para se atingir um bom aproveitamento quando o assunto é a aplicação de fertilizantes, deve-se levar em consideração questões como fonte, dose, local e época ideal. Segundo Luis Prochnow, diretor do International Plant Nutrition Institute no Brasil (IPNI), existe uma série de providências que devem ser tomadas para escolher o melhor fertilizante.

— O IPNI tem enfatizado o conceito 4C; ou seja, as quatro medidas corretas que levam ao bom aproveitamento do fertilizante. Essas medidas seriam a fonte correta na dose correta, na época correta e no local correto. Para se aplicar o fertilizante e obter um bom resultado, o produtor precisa observar tudo isso: a fonte, a dose, a época e o local — afirma o diretor.

Para ele, todos os cuidados devem começar por uma análise de solo. Essa análise é enviada para um laboratório que produzirá os resultados. De posse dos resultados, um agrônomo, de preferência, irá interpretá-los e fazer a recomendação de calagem, gessagem e adubação. Esse material deverá ser aplicado na época e local corretos.

— Quando falamos de local, está embutida a questão da forma de aplicação. Dependendo de cada situação, temos uma aplicação de forma ideal. Isso varia em função da cultura, do solo e de efeito residual, entre outros fatores — conta Prochnow.

De acordo com ele, existem vários fatores de manejo que podem influenciar na eficiência. Para se ter uma ideia, ele diz que o IPNI lançou três livros sobre boas práticas com mais de 1.000 páginas.

— Portanto, tem muita coisa que deve ser considerada. Em uma entrevista, não há como passar 1% do que precisa ser feito. No entanto, todas as práticas que levam ao bom desenvolvimento da cultura como semente correta, manejo de rotação de culturas e outros métodos vão interferir na eficiência do fertilizante. Por isso, o agricultor deve estar ligado em todos esses aspectos — orienta.

No que diz respeito à aplicação, o diretor diz que esse é um problema muito sério no campo porque muitos dos agricultores acabam não tomando cuidado na hora de aplicar, quer seja porque os equipamentos não são mantidos da forma adequada ou porque não estão regulados da forma correta. Com isso, a aplicação acaba sendo feita de forma heterogênea ou com uma dose incorreta. Já em relação aos cuidados de segurança, Prochnow afirma não serem muitos.

— Fertilizante não é como outros produtos químicos nos quais o contato provoca efeitos tóxicos. Obviamente, ao manusear por muito tempo esse material, poderá ter algum problema em nível de pele ou coisas do tipo. Além disso, o pó, ao ser muito consumido, pode trazer problemas para a saúde do indivíduo que o está manuseando. No entanto, ele não é um tipo de material tóxico. Por isso, demanda cuidados básicos, como não se expor tanto ao produto ou não inalar o pó durante a aplicação — explica.

Para mais informações, basta entrar em contato com o IPNI através do número (19) 3433-3254.

 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 27/07/2011

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada