dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sistemas Sustentáveis de Produção  
Economia Verde e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
O Brasil possui tecnologias que potencializam a produção de alimentos, de forma sustentável
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ronaldo Trecenti
27/08/2012

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, será realizada uma nova conferência mundial sobre o meio ambiente, denominada Rio + 20 em alusão a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) – ECO 92 ou Rio 92, cujo tema escolhido foi Economia Verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, onde a preservação do meio ambiente e o clima do planeta estarão entre os principais assuntos a serem debatidos.

A expectativa é que a Conferência Rio + 20 consiga comprometer os países, as organizações não governamentais (ONGs) e a comunidade internacional para a construção de uma economia verde e inclusiva, isto é, que consiga ser sustentável (economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa) e que promova a redução das desigualdades sociais.

O grande desafio atual da humanidade é conciliar o desenvolvimento das nações, juntamente com o crescimento da população mundial, com a oferta dos recursos naturais, solo, água, ar e biodiversidade.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação-FAO, estima que a população mundial será de aproximadamente 9 bilhões de habitantes em 2050 e que para suprir a demanda de alimentos será necessário dobrar a produção mundial atual de alimentos.

A própria FAO espera que o Brasil seja responsável pela produção de 40% deste aumento da produção de alimentos, em função dos diversos fatores favoráveis que o país dispõe, destacando-se: disponibilidade de terras agricultáveis, clima favorável, bom nível de tecnologias disponíveis e produtores capacitados e motivados para responder a este desafio.

Mas o que mais chama a atenção da comunidade internacional é que o Brasil possui tecnologias que lhe possibilita aumentar a produção de alimentos, de forma sustentável, sem a necessidade de expandir a área de produção, ou seja, que permitem intensificar a produção em áreas já cultivadas e recuperar áreas degradadas, em especial, de pastagens, incorporando-as ao sistema produtivo.

Trata-se de tecnologias que surgiram no seio dos produtores rurais em função das suas dificuldades e necessidades de resolverem problemas encontrados no dia a dia e que posteriormente foram desenvolvidas ou aprimoradas pela pesquisa.

O primeiro exemplo foi o sistema plantio direto (SPD), que nasceu da necessidade dos produtores de estancarem o grave problema de erosão que carregava o solo preparado para o plantio, com o uso intensivo de arado e grades, para as partes mais baixas do terreno, assoreando nascentes, rios e represas, matando peixes e contaminando a água de cursos d’água utilizados para abastecimento humano. Com a adaptação de máquinas para plantio (semeadoras) sobre os restos culturais e o surgimento de herbicidas de controle total de plantas daninhas, os pioneiros Herbert Bartz, Frank Dikistra e Manoel Henrique Pereira (Nonô) conseguiram alavancar este sistema de cultivo que hoje é orgulho nacional.

Outra tecnologia relevante que nasceu da criatividade dos produtores foi a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que teve sua origem na dificuldade dos produtores em fazer palhada para o SPD e também nos altos custos para reformar pastagens degradadas. A semeadura de plantas forrageiras (milheto, sorgo, aveia e braquiárias) em sucessão às culturas de verão, em especial, a soja possibilitaram a produção de forragem de qualidade, a baixo custo, na entressafra, que serviu de alimento para os animais durante o período da seca e cujos resíduos possibilitaram a formação de palhada, tão fundamental para o sucesso do SPD.

Atualmente com a utilização da ILP viabilizou-se a recuperação de áreas de pastagens degradadas, onde a correção do solo é realizada para o cultivo de lavouras como a soja, o milho e o sorgo, por um período de 2 a 3 anos e cujas receitas bancam os custos da recuperação da fertilidade da área, que posteriormente volta a ser utilizada para pastagem por igual período, com alta capacidade de produção de forragens e cujos resíduos vegetais são utilizados como palhada para o SPD.

Mais recente surgiu a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com a utilização do eucalipto plantado em linhas mais espaçadas (9 a 10 m) que o tradicional (3 a 3,5 m), onde se buscou o cultivo intercalar de lavouras anuais (arroz, soja, milho, sorgo etc.) por dois ou três anos para ajudar a amortizar os custos elevados de implantação de floresta, cujo retorno somente ocorreria por volta do 7º ano. No segundo/terceiro ano implantou-se a pastagem nas entrelinhas da floresta, quando a sombra produzida pelas árvores já não favorecia o cultivo de lavouras, mas era muito bem-vinda para a pecuária, pois permitiu um microclima favorável para a produção de forragens, que permaneceu verde na entressafra e trouxe condições de conforto térmico aos animais.

As receitas das lavouras e da pecuária praticamente cobriram as despesas de implantação da floresta e ao final de 9/10 anos a produção da floresta foi destinada para uso nobre, isto é, madeira tratada para a produção de postes utilizados para a eletrificação rural no Programa Luz para todos do Governo Federal, resultando numa “poupança verde” para o produtor.

Tudo isso sem falar nos serviços ambientais gerados, por exemplo, pela maior infiltração da água de chuvas (90%) maior na área com ILPF do que na pastagem sem arborização e pelo sequestro de carbono na matéria orgânica do solo e na madeira destinada para uso nobre, que se o pagamento por serviços ambientais já estivesse funcionando efetivamente no nosso país, poderiam gerar uma renda extra ao produtor.

Todos os benefícios gerados por estas tecnologias colocam o Brasil numa posição de destaque no cenário mundial, possibilitando que possamos produzir alimentos com segurança alimentar, de forma sustentável, gerando trabalho, renda e qualidade de vida no campo, melhorando a qualidade do ambiente para toda sociedade, enfim, transformando o nosso agronegócio numa Economia Verde, Amarela e Azul.

 Artigo orginalmente publicado em 05/08/2011
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sistemas Sustentáveis de Produção - Artigos já Publicados

Queimadas e incêndios florestais são ameaças permanentes ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa
11/02/2014

Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar
20/01/2014

Integração lavoura-indústria-pecuária contribui para agricultura de baixo carbono
18/09/2013

PD: efeito da palhada no manejo do mofo branco da soja e do feijão
03/09/2013

Aprovada Lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
20/04/2013

Florestas plantadas no Distrito Federal
26/03/2013

Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades
16/02/2013

O papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e agroenergia
07/12/2012

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro e o Código Florestal
03/12/2012

Florestas plantadas no Distrito Federal
31/10/2012

Importância da palhada no Plantio Direto: faça chuva ou faça sol
24/09/2012

A falta de Seguro Agrícola pode ameaçar o sucesso do Programa ABC
19/03/2012

Sistemas sustentáveis de produção
07/02/2012

Economia Verde e o Sistema Plantio Direto
05/12/2011

Novo Código Florestal brasileiro: 1ª batalha - vitória do bom senso e da democracia
10/06/2011

Código Florestal brasileiro: dois pesos e duas medidas
15/04/2011

Contribuição do Sistema Plantio Direto para a redução da incidência da soja louca II
28/02/2011

Contribuição do Plantio Direto para a melhoria da qualidade da água
24/01/2011

Prevenção e controle das queimadas
01/11/2010

Um inimigo cruel das áreas de Plantio Direto e de Integração Lavoura-Pecuária
01/10/2010

Desafios para a implementação do programa Agricultura de Baixo Carbono
03/09/2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono e o Sistema Plantio Direto
23/07/2010

Vazio Sanitário versus a produção de palhada para o Sistema Plantio Direto
09/07/2010

Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
11/05/2010

Plantio Direto de qualidade ganha incentivos
08/04/2010

Manejo de doenças e pragas no Sistema Plantio Direto
02/03/2010

Serviços ambientais gerados pelo Sistema Plantio Direto
30/01/2010

Sistema Plantio Direto
18/12/2009

Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola
04/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada