dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agronegócio no Semiárido  
Agronegócio do mel
Empresa familiar: a trajetória de um empreendedor do setor apícola
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Jesane Alves de Lucena
10/08/2011

A Apicultura é um das mais antigas atividades do mundo, capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para preservação do meio ambiente. No Rio Grande do Norte a apicultura vem sendo fortalecida como uma atividade econômica que gera ocupação e renda, garantindo uma vida digna para muitos produtores que  encontram apenas  no meio rural uma agricultura de sobrevivência. A antiga coleta predatória do mel está sendo substituída por uma criação economicamente viável e ambientalmente sustentável. Em Mossoró-RN, famílias pertencentes ao Assentamento Boa Fé perceberam na Apicultura uma atividade com potencial para complementação da renda familiar, apesar de existir outras possibilidades como a cultura do caju e plantações de sequeiro. No entanto, a comunidade buscava uma atividade nova que proporcionasse mais renda e satisfação para todos. Foi assim que dezenove famílias deram início a criação de abelhas. Entre essas famílias o Senhor Giomar Neves Lopes e sua família (esposa e cinco filhos) decidiram constituir a empresa Mel Boa Fé e passou a utilizar a atividade apícola como carro chefe da renda familiar iniciando a sua produção em 2002, época em que concluia o curso sobre Apicultura básica, com 10 colméias emprestadas pelo SEBRAE.
 
No entanto, a obtenção dos produtos das abelhas, de forma rentável, dependia de fatores como planejamento, instalação do apiário de forma racional, alem do uso de tecnologias de manejo adequado. Para sanar tais dificuldades, em 2007 submeteu sua empresa ao processo de seleção da Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM, onde foi incubada para passar  um período de 02 (dois) anos sob a assessoria técnica da incubadora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.
 
No início da incubação (2007) o empreendimento contava com 80 colméias e utilizava  a casa de mel coletiva para beneficiamento e envase do produto e contou com o apoio do SEBRAE/RN, IAGRAM e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA na aplicação de metodologias  utilizadas  no processo de produção de mel e  seus derivados, além de cursos de capacitação  com o objetivo de adquirir conhecimentos na área apícola e administrativa. A participação em eventos como feiras, seminários e congressos à nível local, regional e nacional patrocinados pela IAGRAM e o SEBRAE/RN, foi outro grande diferencial para o processo de consolidação da empresa junto ao mercado, principalmente porque proporcionou a visibilidade da empresa junto a seus clientes potenciais, a comercialização e divulgação de seus produtos, além do contato direto com outros empreendedores. Ainda em 2007,  concorreu ao prêmio “Competitividade” na categoria Agronegócio Rural oferecido pelo MBC (movimento Brasil Competitivo) onde foi vencedor recebendo o reconhecimento do prêmio de Competitividade no 5º Seminário Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais da Qualidade, Produtividade e Competitividade pelo MBA (Movimento Brasil Competitivo) em Brasília/DF.  Apesar de ter cursado até a sexta série primária, o Sr. Giomar tem vasta experiência na produção de mel, buscando de forma continua  conhecimentos através de capacitação oferecida pelos diferentes órgãos de fomento a apicultura tropical.

Em 2010 a Mel Boa Fé  participou de vários eventos como o Lançamento Estadual dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio Grande do Norte (Natal), o IV Encontro Estadual da Rede Xique-Xique (Mossoró/RN), o 18º Congresso Brasileiro de apicultura e do 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura em Cuiabá/MT. Recebeu o certificado de produtor orgânico concedido pelo Organismo de Controle Social (OCS) vinculado ao MAPA . No mesmo ano, foi a primeira empresa individual graduada pela IAGRAM (Incubadora do Agronegócio de Mossoró/RN) contribuindo para o desenvolvimento setorial e regional do Estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente, a Mel Boa Fé possui 220 colméias e os principais itens produzidos pela empresa são: mel apis fracionado, mel em favos, cosméticos à base de mel, extrato de própolis e mel Jandaíra. Além dos produtos produzidos na propriedade, outros subprodutos são comercializados, como exemplo, o pólen e a geléia real que são adquiridos de fornecedores. 
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luis Gonzaga Araújo e Costa
11/08/2011 - 10:40
Muito esclrecedora a matÚria. A atividade da apicultura potiguar oferece condiþ§es de crescimento, jß que existe infraestrutura para tal (clima, vegetaþÒo e mÒo-de-obra). Entretanto, hß necessidade de acelerar o processo de capacitaþÒo/qualificaþÒo profissional. O mercado tanto interno quanto externo Ú promissor.
ParabÚns!

RONALDO
26/08/2014 - 09:05
Comprei uma garrafa desse mel que apresentou um problema quando ficou muito grosso sem condições de uso (quase meia garrafa). O pior é que não consigo contato através dos telefones informados no rótulo. Vou levar o problema ao Instituto de Pesos e Medidas.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
16/01/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

A informação de custo para o crescimento e desenvolvimento das organizações vinculadas a IAGRAM
14/11/2011

Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
21/10/2011

Mel: adoçando a economia potiguar
19/09/2011

O papel da IAGRAM no desenvolvimento do Semiárido
06/06/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada