dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Evento  
Encontro entre Embrapa e Biosul visa ao enriquecimento sustentável de MS
Reunião entre representantes da Biosul, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Gado de Corte visa identificar linhas de trabalho e otimizar resultados para o setor bioenergético
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agropecuária Oeste
12/09/2011

A lavoura de cana-de-açúcar, no Brasil, continua em expansão e, segundo dados da Conab, Mato Grosso do Sul foi o segundo estado com considerável aumento das áreas em produção: 84.700 ha. Em primeiro lugar, aparece Minas Gerais com 99.660 ha. Com o objetivo de impulsionar, cada vez mais, a potencialidade bioenergética sul-mato-grossense, pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), com a presença da chefia geral da Embrapa Gado de Corte (Campos Grande/MS), reuniram-se com representantes da Associação de Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) na última quinta-feira, 8 de setembro, em Dourados. 

A partir desse encontro, será possível identificar as reais necessidades dos produtores rurais associados à Biosul, facilitando, assim, os trabalhos de pesquisa científica em bioenergia da Embrapa Agropecuária Oeste, que tem como missão viabilizar soluções para a sustentabilidade da agricultura na região Oeste do Brasil.

A convergência de esforços e de pontos em comum entre as instituições contribuirá ainda mais com o crescimento bioenergético de Mato Grosso do Sul de forma sustentável. “Não temos dúvida que Mato Grosso do Sul é uma das áreas com maior potencial de crescimento no Brasil. Esperamos que essa parceria com a Embrapa transforme esse potencial em realidade. Vamos identificar quais as principais áreas a serem trabalhadas e faremos a avaliação juntamente com a Embrapa”, disse o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho.

O Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, lembrou que este é um de muitos encontros de aproximação com o setor agroenergético de Mato Grosso do Sul. “Já foram realizadas reuniões com a Diretoria da Embrapa, em Brasília; também em Campinas, com diversas Unidades da instituição, agora em Dourados. Com certeza, haverá outros encontros. Queremos estar sintonizados com o setor produtivo e contribuir para que o estado tenha melhores condições no setor bioenergético, de forma equilibrada com o meio ambiente.”

Lamas também aproveitou para anunciar que a Biosul, por meio de Roberto Hollanda Filho, a partir de agora faz parte Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Agropecuária Oeste, comitê que possui representantes da sociedade que contribuem para o planejamento e a avaliação de pesquisas e transferências de Tecnologia.

Pesquisas

Durante o encontro, o pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus, que é chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, lembrou que Mato Grosso do Sul possui quatro Unidades da Embrapa, sendo três de pesquisa (Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal) e uma de produtos e serviços (Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Dourados).

Também apresentou alguns trabalhos e projetos de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste envolvendo sistemas de produção na área de bioenergia, como o monitoramento da matéria orgânica no solo em sistemas de produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul; o impacto da retirada total e parcial da palhada de áreas de Dourados manejadas com cana-de-açúcar sobre a dinâmica do carbono e do nitrogênio do solo; o sequestro de carbono no solo e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa em sistema de produção no estado; a biomassa e a atividade microbiana em solos sob diferentes sistemas de manejo de cana-de-açúcar na região sul de MS; entre outros. “Um dos desafios científicos e tecnológicos da Embrapa Agropecuária Oeste é atingir um novo patamar tecnológico em agroenergia e biocombustível”, afirmou Asmus.

Demandas

Aproveitando o encontro, o diretor da Biosul, Isaías Bernardini, apontou duas demandas do setor, em que pede a colaboração da Embrapa. A primeira é necessidade de finalizar de um documento sobre o zoneamento agrícola da cana-de-açúcar. “Nós, em Mato Grosso do Sul, fomos contemplados com uma portaria desse documento e já conseguimos alguns ajustes, mas são necessários outros, como, por exemplo, o período de plantio. Para isso, gostaríamos do respaldo técnico da pesquisa.”

A segunda é como o setor sucroenergético pode se empenhar nos trabalhos de Agricultura de Baixo Carbono. “Vemos a preocupação dos setores e queremos nos engajar nessa área”, afirmou. (Sílvia Zoche Borges)

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bioenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada