dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agronegócio no Semiárido  
Mel: adoçando a economia potiguar
Atividade vem crescendo rapidamente e se destacando no cenário internacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Giorgio Mendes Ribeiro
19/09/2011

O Estado do Rio Grande do Norte apresenta uma diversidade de atividades econômicas que impulsionam o desenvolvimento da região gerando emprego e renda para a população. Entre elas, a apicultura vem se destacando nos últimos anos principalmente devido à organização da produção de mel que hoje representa a sexta maior produção do país. A profissionalização e a adequação aos padrões de qualidade tem sido o diferencial para esse incremento. O trabalho de profissionalização para melhorar a qualidade do produto iniciou com 280 famílias no município de Serra do Mel-RN, hoje uma das principais produtoras de mel com uma produção de 200 toneladas por ano, sendo superada somente pelo município de Apodi-RN que produz de 600 a 700 toneladas anualmente. Em relação a melhoria da qualidade, as características especiais de clima e de flora tem favorecido a obtenção de mel de qualidade em virtude do Estado possuir uma extensa cobertura de mata atlântica, com uma grande variedade floristica.

A produção de mel no RN tem crescido rapidamente e se destacando no cenário internacional apresentando um alto potencial de crescimento. Para se ter uma idéia, nos sete primeiros meses de 2010 o Estado do RN exportou 435 toneladas de mel natural, o equivalente a uma negociação de 1,07 milhões de dólares. Hoje 190 casas de mel já foram instaladas pelo governo do Estado, apesar de, ainda haver a necessidade para se adequarem às exigências do SIF – Selo de Inspeção Federal, o quem tem sido a maior dificuldade dos pequenos produtores que têm se limitado no fracionamento e na comercialização do Mel. Mesmo com o entrave para a obtenção do SIF e a informalidade na venda do produto, a quantidade de mel produzida no RN chega a superar a de Estados onde o sistema de produção é sistematizado há mais tempo, como o Ceará. A diferença é que o Estado do CE compra parte da produção no RN e revendem em maior escala. Por serem mais organizados, eles conseguem atingir o mercado mais exigente e cobram mais caro. Esse problema pode ser solucionado se houver a união do segmento e com isso aumentar o poder de barganha na hora de vender. Com a cadeia do mel no Estado mais estruturada, os produtores de mel  poderão vender seu produto por um preço melhor.

O avanço da cadeia produtiva do mel deve-se principalmente aos esforços de instituições que dão apoio organizando a produção e investindo em novas tecnologias. Entre as instituições podemos citar o SEBRAE que vem incentivando a produção através de ações estruturantes, consultorias e capacitações para apicultores da região. Outra instituição que vem apoiando a atividade apícola no estado é a Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA que transfere conhecimento tecnológico através do seu corpo docente, fornecendo também estrutura para atividades de pesquisa, como exemplo, podemos citar a implantação de um Centro Tecnológico em Apicultura localizado em uma fazenda experimental da universidade que vem desenvolvendo trabalhos de pesquisas e realizando cursos práticos na área. A UFERSA também presta suporte gerencial e tecnológico para 09 empresas do ramo do mel (APISMEL, MEL DA FLOR, MEL CANAÃ, JABMEL, COOPAPI, MEL BOA FÉ, MEL DE ANGICOS, PURO MEL E AGROLÂNDIA) através de sua Incubadora a IAGRAM (Incubadora do Agronegócio de Mossoró), criada inicialmente para atender o agronegócio do mel e que hoje expandiu sua área de atuação para o agronegócio como um todo. A IAGRAM faz parte do programa de incubadoras de empresas criado pelo SEBRAE para atender micro e pequenas empresas, associações e cooperativas que queiram agregar valor aos seus produtos e serviços.

Sendo assim, o cenário para produção de mel no estado do Rio Grande do Norte se mostra bastante promissor devido às próprias características da região que são propícias ao desenvolvimento da apicultura e a existência de instituições capazes de dar suporte para que a atividade esteja em constante crescimento.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luís Gonzaga Araújo e Costa
20/09/2011 - 11:17
Excelente artigo sobre a produþÒo potiguar de mel. Com o aumento da produþÒo de mel devemos nos preocupar com a demanda, tanto interna quanto externo. Outra preocupaþÒo que deve ser exercida diz respeito com a qualidade do produto. Para tanto, a capacitaþÒo dos agentes do setor Ú primordial.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
16/01/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

A informação de custo para o crescimento e desenvolvimento das organizações vinculadas a IAGRAM
14/11/2011

Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
21/10/2011

Agronegócio do mel
10/08/2011

O papel da IAGRAM no desenvolvimento do Semiárido
06/06/2011

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada