dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica    
Embrapa planta o “Quintal 1000”
Propriedade de agricultor familiar de Pelotas recebeu o milésimo pomar do projeto “Quintais Orgânicos de Frutas”
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Clima Temperado
06/12/2011
O projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” plantou as mudas de seu milésimo pomar de frutíferas, em plantio feito em uma propriedade rural de Pelotas/RS para registrar a marca histórica. O plantio foi organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), coordenadora do projeto, no dia 1° de dezembro.
 
O programa repassa kits de mudas de árvores para agricultores familiares, escolas, comunidades quilombolas e indígenas. Cada quintal é constituído de cinco mudas de frutíferas. São 19 diferentes espécies – 95 mudas no total – que ocupam uma área de 1,2 mil m² em cada quintal. Goiaba, jabuticaba, laranja, limão e pêssego estão na lista de frutas.
 
O presidente da CGTEE Eletrobrás – parceira do projeto –, Sereno Chaise, acompanhou o plantio e destacou a importância de ações focadas no homem do campo. “De todos os projetos sociais que a CGTEE apóia, este é o mais relevante, pois a atenção com o nosso agricultor é de total importância”, comentou.
 
O “Quintais Orgânicos de Frutas” foi iniciado em 2004 e, até agora, já são 35 mil beneficiários, 225 mil árvores plantadas e 115 cidades atingidas nos três estados da Região Sul. A ideia é fornecer frutas para uma família de até sete pessoas. Como o número de frutíferas é grande, durante todo o ano pelo menos alguma espécie estará produzindo frutos. Resultado: segurança alimentar garantida e opção de alimentação saudável e farta nos 12 meses do ano.
 
“Vejo a implantação dos quintais como um projeto não só com uma ação social, mas uma estratégia inovadora do ponto de vista da transferência de tecnologia”, destacou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.
 
675 x 1000
 
Uma estrada de terra de cinco metros de largura separa as propriedades dos agricultores Pedro Schiavon e Félix Rui Duarte. O sítio de Schiavon sediou a implantação do Quintal 1000. Do lado oposto, está a propriedade de Duarte. O local recebeu o Quintal 675, em 2008. “Quem acompanhou o plantio de agora pôde ver, na prática, como o quintal garante a segurança alimentar. O Quintal 675 tem só três anos e já produz frutas, como pêssego, de ótima qualidade”, explica Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto.
 
“Busquei o projeto pela variedade de frutas e hoje, com as plantas já maduras, fazemos doces, geléias, licores e sucos para o nosso consumo”, comenta Duarte, que tem 16 espécies diferentes plantadas no seu pomar.
 
Do outro lado da estrada, Rodrigo Schiavon, filho do proprietário Pedro, ressalta que “teremos alimentos de qualidade o ano todo aqui e mais saudáveis, pois serão produzidos sem veneno”.
 
Dados
 
- Quintais Implantados - 1.000
- Árvores Frutíferas Plantadas - 83 mil
- Plantas Totais - 225 mil
- Beneficiários - 35 mil
- Cidades - 115
- Estados - RS, SC e PR
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada