dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal    
Lodo de esgoto é usado como fertilizante
Depois de higienizado, material é fonte de nitrogênio ainda mais barata que adubos orgânicos convencionais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
05/11/2014

Com o objetivo de gerar mais uma alternativa de adubação orgânica aos agricultores, sendo esta ainda mais barata, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), lançaram no início de dezembro, o primeiro Manual de Uso Agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Estado do Espírito Santo. A ideia é utilizar o lodo de esgoto ou biossólido como fertilizante para fins agrícolas e florestais, já que ele é rico em matéria orgânica e em nutrientes para as plantas.

— O lodo de esgoto passa por um tratamento que gera dois resíduos: o resíduo líquido e o sólido. O resíduo sólido é denominado lodo de esgoto, cujo trabalho está sendo desenvolvido para a utilização na agricultura. O objetivo é suprir as deficiências nutricionais das plantas e adicionar matéria orgânica ao solo — afirma Adelaide Costa, pesquisadora do Incaper.

Segundo ela, toda cultura precisa de uma complementação de nutrientes para atender às necessidades das plantas, levando sempre em consideração as características do solo. Essa aplicação pode ser feita com adubo tradicional ou orgânico.

— Os adubos orgânicos mais utilizados na agricultura são o esterco de curral e de galinha. O lodo de esgoto higienizado entra como uma nova alternativa à adubação orgânica e reposição nutricional para as plantas — conta a pesquisadora.

Adelaide diz ainda que, em termos econômicos, a adubação orgânica tem um valor bem menor que o adubo químico tradicional. Já comparando os adubos orgânicos tradicionais com o lodo de esgoto, os trabalhos do Incaper mostraram que o preço do material proveniente do lodo é 50% mais barato.

—Para que esse lodo seja disponibilizado para a agricultura, é necessário um processo de higienização que leva o número de microorganismos a um nível que não comprometa a saúde da população — explica ela.

Para Adelaide, o lodo pode substituir completamente os adubos orgânicos, pois a base da adubação orgânica é o nitrogênio. No entanto, há a necessidade de complementação com outros nutrientes, como o fósforo e o potássio, por exemplo.

— O resultado da pesquisa já está concluído e a indicação já é feita para o Espírito Santo. Sendo assim, a Cesan começará a preparar os materiais a serem distribuídos aos produtores. A ideia é que essa proposta se estenda a todo o Brasil — conta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Incaper através do número (27) 3636-9888 ou do link http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=1972.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 26/12/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luiz Nascimento
27/12/2011 - 10:46
Favor informar como devo proceder para higienizar o Lodo de Esgoto e tb como manusear ele com seguranþa.
Muito grato
Resposta para e-mail: pousadacentral@hotmail.com

Adolfo Moraes
27/12/2011 - 11:57
Essa notÝcia necessita dessa complementaþÒo: quais os procedimentos a adotar para higienizaþÒo?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada