dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agronegócio no Semiárido  
Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
Planejamento promove melhoramento dos bens, processos e resultados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Giorgio Mendes Ribeiro e Flávia de Freitas Lopes
16/01/2012

A preocupação com os aspectos relacionados à qualidade de bens e serviços não é recente, desde primórdios da humanidade os consumidores apresentavam cuidados ao inspecionar os bens e serviços. Inicialmente esta inspeção apenas analisava a conformidade do bem com o pedido. A preocupação em inspecionar os bens caracterizou o surgimento da busca pela qualidade, pois ao examinar os produtos não havia o desenvolvimento da  qualidade apenas identificava-se os defeitos ocorridos durante o processo produtivo.

 

O mercado mundial de produtos está sendo objeto de profundas e acelerados mudanças políticas, econômicas e sociais, devido à globalização que impulsiona a competividade entre várias empresas do mesmo ramo em especial as empresas do agronegócio que buscam os princípios básicos do sistema da qualidade para se manterem competitivas nos mercado consumidor, princípios esses como agilidade, inovação e melhoria contínua dos serviços prestados.Para Deming (2008) a qualidade de bens serviços é definida de acordo com as pretensões dos clientes, desta forma a qualidade é relativa a cada necessidade e anseios dos clientes.

O desenvolvimento de um programa de qualidade na empresa exige mudanças políticas e culturais em toda a estrutura organizacional demandando recursos financeiros, tempo, interesse da alta administração e dedicação de todos os colaboradores. O objetivo principal da implantação do programa da qualidade é estimular o desenvolvimento contínuo dos produtos e processos e consequentemente aumentar a competividade da empresa frente aos concorrentes globais. 
 
O atual mercado global extremamente competitivo de nossa sociedade requer um maior grau de gerenciamento dos aspectos básicos relacionados com a qualidade dos produtos. Este gerenciamento influencia de maneira direta na satisfação dos clientes, aumento do volume de vendas e na redução do desperdício. Desta forma, o bom gerenciamento do programa da qualidade embasa a formulação estratégica organizacional.
 
Os micros e pequenos empreendimentos brasileiros têm um elevado índice de falência nos dois primeiros anos de existência segundo estudos dos Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apóio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e a Fundação Universidade de Brasília – FUBRA. Este estudo aponta que a falta de planejamento estratégico do negócio aliado a não utilização de métodos gerenciais eficientes são fatores primordiais para explicar o elevado índice de falências nas Micro e pequenas empresas (MPES). Sobre este prisma surge a Incubadora Agroindustrial de Apicultura de Mossoró – IAGRAM/UFERSA, hoje incubadora do Agronegócio de Mossoró, fundada em 2005, para atuar no segmento de apoio ao desenvolvimento e maturação dos negócios relacionados com a produção e comercialização de produtos do agronegócio. 
 
A IAGRAM/UFERSA ao estimular a consolidação da cultura empreendedora na meso-região do Oeste Potiguar desenvolve durante o período de incubação o processo de implantação do Sistema da Qualidade proporcionando uma revolução nos métodos de gerenciamento de pessoas e principalmente nos processos produtivos das organizações.
 
A implantação do Sistema da Qualidade permite ao empresário realizar uma análise holística do processo produtivo de sua organização. Esta análise é fundamental para a identificação, compreensão e correção desvios dos objetivos organizacionais oriundos dos processos produtivos, logísticos financeiro ou comercial. Esta identificação permite ainda a realização da aferição da análise da eficácia do planejamento e execução do programa da qualidade. 
 
Os custos da produção e comercialização dos produtos do agronegócio foram reduzidos através da implantação do programa da qualidade principalmente graças às melhorias no processo produtivo. As empresas incubadas começaram a analisar os custos da cadeia produtiva relacionados com o desperdício ocorrido ao longo do processo de produção e com isso foi possível reestruturar a cadeia de produção de forma a reduzir o desperdício a níveis aceitáveis de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos no planejamento da qualidade. A redução dos custos de comercialização ocorreu devido a investimentos realizados em treinamentos dos colaboradores responsáveis pela elaboração de rotas de vendas, imagem pessoal do vendedor, acompanhamento e gestão de estoques nos pontos de vendas etc.
 
A implantação do Sistema da Qualidade proporcionou mudança de hábitos nos colaboradores das empresas incubadas no que tange a compreensão do grau de responsabilidade com a melhoria contínua de suas atividades e tornando-os mais compenetrados com os objetivos e metas institucionais. O comprometimento dos colaboradores com a organização é fundamental para a gestão e manutenção do sistema da qualidade, nesse sentido observou-se que nas empresas que apresentavam um maior grau de comprometimento de seus empregados as metas organizacionais foram alcançadas antes do tempo previsto no planejamento estratégico.
 
Dentre inúmeros outros benefícios advindos da implantação do Sistema da Qualidade, destaca-se a valorização dos clientes pela empresas, neste aspecto as empresas fomentadas começaram a desenvolver as embalagens dos produtos de acordo com as necessidades e anseios do mercado consumidor. Graças a esta análise foi possível à produção de embalagens de maior aceitação no mercado, resultando na elevação do volume de vendas de seus produtos.
 
O planejamento da qualidade é realizado para promover o melhoramento dos bens, processos e resultados da empresa por meio de ações consideradas essenciais para a estruturação do programa de melhoramento contínuo no âmbito organizacional. O planejamento estratégico utilizado na implantação do programa da qualidade irá refletir em decisões precisas, na redução do tempo e minimização das falhas na tomada de decisões, além de proporcionar vantagem competitiva para as organizações que vislumbrarem novos nichos de mercados. 
 
REFERÊNCIAS
 
PORTAL DO MARKETING, Princípios de Deming. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br.  Acesso em 20/11/2011.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br.  Acesso em: 20/11/2011
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

A informação de custo para o crescimento e desenvolvimento das organizações vinculadas a IAGRAM
14/11/2011

Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
21/10/2011

Mel: adoçando a economia potiguar
19/09/2011

Agronegócio do mel
10/08/2011

O papel da IAGRAM no desenvolvimento do Semiárido
06/06/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada